BAFICI 2023: filmes brasileiros são selecionados

por: Cinevitor
O ator Paulo Goya no curta Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo

O BAFICI, Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente, é considerado um dos mais importantes da América Latina e todos os anos reúne filmes de cineastas inovadores. Um de seus objetivos é aproximar a sétima arte dos moradores da cidade por meio de atividades, projeções ao ar livre, palestras e eventos especiais.

Neste ano, em sua 24ª edição, que acontecerá entre os dias 19 de abril e 1º de maio, mais de 250 filmes, entre longas e curtas-metragens, serão exibidos na programação; foram mais de 3 mil inscritos. O festival também tem como objetivo reativar a indústria do setor, não apenas priorizando a presença do cinema argentino.

Neste contexto, o BAFICI se propõe como uma ferramenta fundamental para acompanhar cineastas e aproximar o cinema do público. Sua programação inclui estreias de autores consagrados e novos talentos, retrospectivas e descobertas de cineastas de todo o mundo, seções temáticas que mostram o panorama atual do cinema com abordagens especiais e um segmento especial para crianças, o Baficito, com uma ampla gama de filmes infantis.

O cinema brasileiro, como de costume, ganha destaque no festival argentino com diversos títulos, como: A Longa Viagem do Ônibus Amarelo, de Julio Bressane e Rodrigo Lima, na mostra Cine sobre Cine, que faz uma extensa reflexão sobre as seis décadas de cinema de Bressane; o documentário Miúcha, a Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti, na mostra Música, que apresenta uma nova perspectiva sobre a cantora e compositora; o longa de animação Perlimps, de Alê Abreu, na Baficito; os curtas-metragens Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli, na mostra Pasiones, e La Pursé, de Gabriel Nóbrega, na mostra Nocturna; o longa Scab Vendor, de Mariana Thome e Lucas Barros, uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos, aparece na mostra Artes y Oficios.

E mais: na Competição Oficial Argentina, Los terrenos, de Verónica Chen, coprodução entre Argentina, Uruguai e Brasil, se destaca com Azul Fernández e César Troncoso no elenco; o curta-metragem Tem Algo Estranho com a Minha Avó, de Pedro Balderama Macedo e Rimai Sojo Patiño, coprodução entre Brasil, Equador e Argentina, aparece na mostra Nocturna; e Zama, de Lucrecia Martel, lançado em 2018, coprodução entre Argentina, Brasil, Espanha, França, México, Estados Unidos, Holanda e Portugal, será exibido na mostra Rescates. Além disso, Ilda Santiago, diretora executiva, diretora de programação e relações internacionais do Festival do Rio, integrará o júri da mostra Vanguardia y Género.

A cerimônia de abertura desta 24ª edição contará com as exibições do curta-metragem argentino Continuum – La playa, de Mariana Bomba, e do longa Último recurso, de Matías Sulanski, no qual duas mulheres iniciam uma investigação que indicaria a existência de uma Copa do Mundo ocorrida em 1926, em que a Argentina presumivelmente venceu e foi eliminada da história. O encerramento contará com os filmes Ángel y Perla, de Jenni Merla, curta-metragem argentino, e o longa espanhol Soy uma boa pessoa, de Norberto Ramos del Val.

Foto: Divulgação.

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