A quinta edição do Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre, que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, promoverá três dias de programação gratuita e aberta ao público no distrito de Serra Negra, em Bezerros, Pernambuco.
Contemplando produções audiovisuais de todo o país, o festival irá premiar filmes nas categorias de curta-metragem nacional, curta-metragem pernambucano e videoclipe. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, entre os dias 15 de abril e 15 de maio, por meio do regulamento e do formulário disponíveis no site oficial: clique aqui.
Segundo o idealizador e produtor executivo do festival, Marlom Meirelles, a programação do V Curta na Serra receberá inscrições de curtas-metragens que tenham sido finalizados a partir do ano de 2021, produzidos em qualquer formato de captação de imagem, de qualquer gênero, com duração máxima de 20 minutos: “Os filmes serão selecionados através de uma proposta curatorial que abrange diferentes gêneros como animação, documentário, ficção, experimental e videoclipe. As sessões serão realizadas ao ar livre no distrito de Serra Negra, município de Bezerros, no agreste pernambucano”, explica Marlom.
Em formato híbrido, além das sessões presenciais, o festival promoverá também a exibição on-line de filmes em seu site. A curadoria será assinada por Vitor Búrigo, editor chefe do CINEVITOR e membro da Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Para a quinta edição do Curta na Serra, cada realizador poderá concorrer com até dois filmes. A cada ano, a curadoria do evento busca selecionar curtas-metragens que dialoguem com a cultura regional à nacional, de diferentes realizadores, promovendo a reflexão, o lazer, o conhecimento e, acima de tudo, a integração dos indivíduos com suas identidades culturais.
No meio do corredor agrestino, entre Gravatá e Caruaru, encontra-se Bezerros, com uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. Cidade reconhecida pelo carnaval, considerado um dos melhores do Estado, se destaca ainda pelo seu polo gastronômico e é palco para a produção de grandes artistas, como Lula Vassoureiro e J. Borges. No alto da cidade, encontra-se a Serra Negra, um de seus distritos mais conhecidos. Situada a uma altitude de 960 metros, com temperatura que chega até 9º C, o lugar é um grande centro turístico, que além de abrigar um parque ecológico, movimenta o comércio cultural na região.
É neste cenário que ocorre o Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre com o objetivo de difundir a cultura do cinema ao público da região. O evento traz consigo não só a oferta de experiências cinematográficas, mas também abriga atividades musicais, formativas e gastronômicas, abrangendo uma cadeia produtiva cada vez mais diversificada.
Foto: Tarciso Augusto.