Foram anunciados neste sábado, 29/04, os vencedores da oitava edição da Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade, que exibiu 13 títulos em competição, entre ficções, animações e documentários, além de realizar atividades de formação na área do audiovisual.
Neste ano, o curta-metragem carioca Último Domingo, dirigido por Joana Claude e Renan Brandão, recebeu o Troféu Super-herói de melhor filme de acordo com o Júri Oficial, além do prêmio de melhor fotografia para Fernando Macedo. A trama, inspirada em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, obra de José Saramago, acompanha a história de Maria, que recebe uma visita misteriosa capaz de ressignificar o seu destino.
Ainda do Rio de Janeiro, o curta Fantasma Neon foi destaque nas categorias de melhor direção para Leonardo Martinelli e melhor montagem para Lobo Mauro. Três produções nordestinas também estão entre os premiados da 8ª Mostra Curta Vazantes: Sideral (RN), de Carlos Segundo, foi reconhecido como melhor roteiro; Rua Dinorá (CE), de Natália Maia e Samuel Brasileiro, levou o prêmio de melhor atuação para Anna Leticya Gomes; e uma Menção Honrosa foi concedida para a animação baiana Ewé de Òsányin: O Segredo das Folhas, de Pâmela Peregrino.
Entre os dias 24 e 29 de abril, exibições ao ar livre e atividades de formação foram levadas para Vazantes, distrito de Aracoiaba, no maciço de Baturité, Ceará, com o objetivo de promover a inclusão social e cultural no interior do Nordeste. O Júri Oficial da mostra competitiva foi formado por: Bárbara Cariry, cineasta, roteirista e produtora; Arthur Leite, diretor de cinema, produtor e roteirista cearense; e Leo Tabosa, cineasta, roteirista e produtor.
Conheça os vencedores da VIII Mostra Curta Vazantes:
Melhor Filme: Último Domingo, de Renan Brandão e Joana Claude (RJ)
Melhor Direção: Leonardo Martinelli, por Fantasma Neon
Melhor Roteiro: Sideral, escrito por Carlos Segundo
Melhor Fotografia: Último Domingo, por Fernando Macedo
Melhor Atuação: Anna Leticya Gomes, por Rua Dinorá
Melhor Montagem: Fantasma Neon, por Lobo Mauro
Menção Honrosa: Ewé de Òsányìn: O Segredo das Folhas, de Pâmela Peregrino (BA)
Foto: Divulgação.