IndieLisboa 2023: filmes brasileiros são selecionados

por: Cinevitor
Mauro Soares no longa A Vida São Dois Dias, de Leonardo Mouramateus

A 20ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema acontecerá entre os dias 27 de abril e 7 de maio. O festival surgiu, em 2004, com o objetivo de promover filmes independentes e apoiar a divulgação destes títulos na capital portuguesa, sendo considerado o maior festival português de cinema.

Nesta edição, que celebra os 20 anos do festival, 314 filmes serão exibidos na programação em diversos locais, como: Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa, Cinema Ideal, Cinema Fernando Lopes e Piscina da Penha de França.

Como de costume, o cinema brasileiro marca presença com diversas produções, entre elas, a cópia restaurada de A Rainha Diaba, de Antonio Carlos da Fontoura, longa-metragem lançado em 1974 e protagonizado por Milton Gonçalves, na mostra Director’s Cut, que destaca filmes que trabalham o patrimônio visual cinematográfico.

Já na Competição Internacional, que traz obras nunca exibidas publicamente em Portugal, o Brasil aparece com É Noite na América, de Ana Vaz, uma coprodução com Itália e França; e Vermelho Bruto, de Amanda Devulsky. O documentário Miúcha, a Voz da Bossa Nova, de Liliane Mutti e Daniel Zarvos, se destaca na mostra IndieMusic.

O júri desta edição será formado por: Adolfo Luxúria Canibal, Aistė Račaitytė e Marta Popivoda na Competição Internacional de longas-metragens; Annabelle Aventurin, Ary Zara e Gabriel Böhmer na Competição de curtas-metragens; a cineasta brasileira Anita Rocha da Silveira, Mads K. Mikkelsen e Pedro Segura na Competição Nacional; Falcão Nhaga e Lur Olaizola na mostra Novíssimos; Claire Simon, Djamila Grandits e Yasuhiro Morinaga na mostra Silvestre; e João Branco Kyron, José Marmeleira e Rita Braga na IndieMusic.

Além disso, neste ano, o IndieLisboa realizará uma retrospectiva de um dos mais interessantes e indispensáveis realizadores vivos, o artista surrealista checo Jan Švankmajer. Entre a repulsa e o fascínio, os filmes do artista visual são reflexos de um mundo subconsciente, onde a matéria ganha uma nova forma encantada.

O filme de abertura desta 20ª edição será a comédia dramática Something You Said Last Night, de Luis De Filippis, premiado nos festivais de Toronto, San Sebastián e Roterdã. O encerramento será com a exibição do longa The Adults, dirigido por Dustin Guy Defa, e que foi exibido no Festival de Berlim.

Conheça os filmes brasileiros selecionados para o 20º IndieLisboa:

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | LONGA-METRAGEM
É Noite na América, de Ana Vaz (Itália/França/Brasil)
Vermelho Bruto, de Amanda Devulsky (Brasil)

COMPETIÇÃO NACIONAL
O Rio e Seu Labirinto, de Ian Capillé (Portugal/Brasil)

INDIEMUSIC
Miúcha, a Voz da Bossa Nova, de Liliane Mutti e Daniel Zarvos (Brasil/França/EUA)

DIRECTOR’S CUT
A Rainha Diaba, de Antonio Carlos da Fontoura (Brasil)
Filme Particular, de Janaína Nagata (Brasil)

SESSÕES ESPECIAIS
A Vida São Dois Dias, de Leonardo Mouramateus (Brasil)
Maputo Nakuzandza, de Ariadine Zampaulo (Itália/França/Brasil)
Solmatalua, de Rodrigo Ribeiro-Andrade (Brasil)

Foto: Divulgação.

Comentários