Goiânia Mostra Curtas 2023 abre inscrições para sua 22ª edição

por: Cinevitor
As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho

Estão abertas as inscrições para a 22ª edição da Goiânia Mostra Curtas, que acontecerá entre os dias 3 e 8 de outubro no Teatro Goiânia. Os filmes podem ser enviados até o dia 3 de junho diretamente no site oficial do evento.

Podem se inscrever obras audiovisuais de todos os gêneros com duração máxima de 25 minutos, finalizadas a partir de janeiro de 2022 e que tenham cópia de exibição em formato digital, de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento disponível no site oficial do festival. A participação na 22ª GMC é gratuita e os filmes vencedores das mostras competitivas levam prêmios em produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria audiovisual, com foco no incentivo à produção. O júri oficial será formado por realizadores, roteiristas, diretores, críticos e pesquisadores de cinema.

Neste ano, o festival terá quatro mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação e 21ª Mostrinha, voltada para ao público infantojuvenil (que terá somente júri popular). Além disso, a programação apresentará uma outra mostra sem caráter competitivo: a Curta Mostra Especial, que a cada edição aborda temáticas relevantes do cotidiano que promovem a reflexão, representatividade e a discussão sobre o assunto escolhido.

Os inscritos serão analisados pela curadoria das mostras competitivas, que será formada por: Rafael de Almeida (Curta Mostra Brasil), Fábio Rodrigues Filho (Curta Mostra Goiás), Cesar Cabral (Curta Mostra Animação) e Gabriela Romeu (21ª Mostrinha); a Curta Mostra Especial é uma mostra não competitiva de curadoria própria. A lista com os selecionados está prevista para ser divulgada até o dia 4 de julho, podendo haver prorrogação.

Além dos filmes, a programação conta também com atividades formativas, homenagem e outras atrações. O evento é um espaço importante para a exibição e difusão do cinema brasileiro, além de ser um fórum para discussão e reflexão sobre questões relacionadas ao setor audiovisual.

Segundo Maria Abdalla, diretora geral do festival: “É com grande entusiasmo que anuncio o retorno da Goiânia Mostra Curtas em sua versão presencial, após duas edições on-line. O momento é de renovação e de fortalecimento das políticas públicas para o audiovisual, com o objetivo de reconstruir um setor fundamental para a cultura e a economia do nosso país. Nesse contexto, a Goiânia Mostra Curtas se coloca como um importante espaço para a exibição e difusão do cinema brasileiro, além de ser um fórum para a discussão e reflexão sobre as questões que permeiam o setor audiovisual”.

O festival Goiânia Mostra Curtas existe há mais de 20 anos e tem como objetivo fortalecer o circuito de eventos de audiovisual no Brasil, oferecendo visibilidade para obras nacionais e promovendo o intercâmbio entre produtores locais e nacionais. O festival busca a valorização da representatividade e da regionalidade como linguagem, colocando em evidência a diversidade social, política, étnica e cultural brasileira. O evento possui quatro pilares principais: democratização do acesso ao audiovisual; qualificação profissional; estímulo à produção; e formação de plateias para o cinema nacional.

Foto: Divulgação.

Comentários