O LABRFF, Los Angeles Brazilian Film Festival, considerado um dos mais importantes festivais de cinema brasileiro no exterior, celebra seu 16º aniversário neste ano com mais de 40 filmes independentes do Brasil e do mundo, entre longas de ficção, documentários, curtas, programas infantis, filmes ambientais e homenagens.
Em comunicado oficial, Meire Fernandes, fundadora do festival, disse: “O LABRFF tem orgulho de trazer diversidade para o festival e abraçar produtores independentes de todas as partes do Brasil e do mundo”. Neste ano, o evento apresenta novidades: a Mostra Infantil e filmes com as temáticas Faith-Based e Ambiental.
As inscrições para o LABRFF 2023 já estão abertas e seguem até 20 de setembro na plataforma FilmFreeway; clique aqui. Podem participar da Seleção Oficial filmes produzidos a partir de 2019 e que não tenham estreado nos Estados Unidos. Além das produções brasileiras, o LABRFF também aceita filmes internacionais.
Ainda fazem parte da programação da 16ª edição do LABRFF: a feira de mercado de conteúdo, o BFM (Brazilian Film Market) e a organização do BWIE (Brazilian Women in Entertainment), que conta com 300 mulheres brasileiras do audiovisual que vivem em diversos países do mundo.
Fundado em 2008, o LABRFF preencheu uma lacuna na terra do cinema, se tornando uma vitrine para as produções brasileiras em Hollywood. O festival já exibiu mais de 1.400 títulos, premiou mais de 580 profissionais do cinema e contribuiu para a realização de longas-metragens no Brasil em parceria com os Estados Unidos, além de ter colaborado para o licenciamento de diversos títulos brasileiros para majors de distribuição americana. O LABRFF se tornou o festival de cinema brasileiro de maior prestígio no exterior.
Foto: Vitor Búrigo.