Prêmio ABC 2023: Walter Carvalho será homenageado pela Associação Brasileira de Cinematografia

por: Cinevitor
O consagrado diretor de fotografia já ganhou mais de 70 prêmios

Considerado um dos principais fotógrafos e diretores da cinematografia brasileira, Walter Carvalho, membro da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, será homenageado pela Associação Brasileira de Cinematografia na cerimônia do Prêmio ABC, que acontecerá no dia 13/05. 

Como diretor de fotografia, Walter já realizou mais de 70 longas, entre eles, trabalhos marcantes dos mais destacados diretores brasileiros, que alcançaram grande sucesso de crítica e público, além de numerosos prêmios, como: Terra Estrangeira, Central do Brasil e Abril Despedaçado, de Walter Salles; Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho; Carandiru, de Hector Babenco; O Céu de Suely e Madame Satã, de Karim Aïnouz; A Erva do Rato, Educação Sentimental e Cleópatra, de Julio Bressane; Baixio das Bestas, Febre do Rato e Amarelo Manga, de Cláudio Assis, entre outros. Dos trabalhos mais recentes, destacam-se: Redemoinho, de José Luiz Villamarim; e O Filme da Minha Vida, de Selton Mello.

Walter Carvalho já recebeu mais de 70 prêmios nacionais e internacionais ao longo da carreira, entre eles, o Golden Frog no Camerimage por Central do Brasil. Como diretor, além de Um filme de Cinema, realizou: Brincante, Raul – O Início, o Fim e o Meio, Budapeste, Moacir Arte Bruta e Lunário Perpétuo. Também codirigiu Cazuza – O Tempo Não Pára, com Sandra Werneck, e Janela da Alma, com João Jardim.

Na televisão, assinou a fotografia de diversas produções da Rede Globo, como: Renascer, O Rei do Gado, O Canto da Sereia, Amores Roubados e, a mais recente, Travessia. Além disso, assinou a fotografia e a direção de O Rebu, Justiça, Os Dias Eram Assim, Onde Nascem os Fortes e Amor de Mãe. Também publicou os livros Contrastes Simultâneos, Fotografia de um Filme e Walter Carvalho, fotógrafo.

O Prêmio ABC, que divulgou recentemente os indicados deste ano (clique aqui), encerra a Semana ABC, evento organizado pela Associação Brasileira de Cinematografia na Cinemateca Brasileira. Neste ano, 14 categorias serão anunciadas na cerimônia, que será apresentada pela atriz Larissa Nunes

A ABC, Associação Brasileira de Cinematografia, fundada em 2 de janeiro de 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro, especialmente diretores e diretoras de fotografia, com o objetivo de incentivar a troca de ideias e informações para democratizar e multiplicar o aperfeiçoamento técnico e artístico da categoria. Hoje são mais de 450 associados e uma série de atividades realizadas. Através de um fórum, exclusivo para associados, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC e do Informe ABC e boletim eletrônico enviado a cerca de dois mil assinantes, procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

Foto: Rogerio Resende.

Comentários