A Cinemateca Brasileira exibirá 19 títulos na Mostra Cinema Novo Britânico, que acontecerá entre os dias 18 e 28 de maio na sala Grande Otelo e na área externa. A programação é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão.
Os Cinemas Novos das décadas de 1950 e 1960 até hoje fazem espectadores se levantarem de seus sofás para encherem as salas de cinema. Esse fenômeno cinematográfico internacional deu proeminência a autores como Godard e Truffaut na França; Wim Wenders, Herzog e Fassbinder na Alemanha; Miloš Forman, Věra Chytilová e František Vláčil na Checoslováquia; e Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Joaquim Pedro de Andrade no Brasil. Porém, pouca atenção é dada ao Cinema Novo Britânico.
Lindsay Anderson, um dos pioneiros do movimento, há muito reclamava que o cinema havia adquirido uma estrutura esnobe, anti-intelectual e emocionalmente inibida. Querendo revolucionar essa estrutura, cineastas como Tony Richardson, John Schlesinger e Ken Loach apostaram em temáticas sociais (as dificuldades da classe trabalhadora do Norte da Inglaterra), no estilo observacional do cinema direto, e, principalmente, no personagem do Jovem Homem Revoltado (Angry Young Man). A Mostra Cinema Novo Britânico traz um panorama dessa mistura de neorrealismo, linguagem experimental e anti-heróis.
A mostra será acompanhada de um curso ministrado pela professora Drª da Universidade de São Paulo, Cecília Mello Antakly, composto por quatro aulas: O Free Cinema dos anos 1950; O Cinema Novo Britânico dos anos 1950 e 1960; Reverberações do Cinema Novo Britânico na televisão: Ken Loach; e Reverberações do Cinema Novo Britânico na música: dos Beatles ao Arctic Monkeys. As aulas são gratuitas e presenciais aos sábados e domingos das 16h às 18h; as inscrições devem ser feitas pelo site da Cinemateca Brasileira.
Conheça os filmes que serão exibidos na Mostra Cinema Novo Britânico:
A Mulher que Pecou (The L-Shaped Room), de Bryan Forbes (1962)
A Solidão de uma Corrida sem Fim (The Loneliness of the Long Distance Runner), de Tony Richardson (1962)
Almas em Leilão (Room at the Top), de Jack Clayton (1958)
Cathy Come Home, de Ken Loach (1966)
Como Conquistar as Mulheres (Alfie), de Lewis Gilbert (1966)
Kes, de Ken Loach (1969)
O Criado (The Servant), de Joseph Losey (1963)
O Mundo Fabuloso de Billy Liar, de John Schlesinger (1963)
O Pranto de um Ídolo (This Sporting Life), de Lindsay Anderson (1963)
Odeio Essa Mulher (Look Back In Anger), de Tony Richardson (1959)
Se… (If…), de Lindsay Anderson (1968)
Tudo Começou num Sábado (Saturday Night and Sunday Morning), de Karel Reisz (1960)
Um Gosto de Mel (A Taste of Honey), de Tony Richardson (1961)
Up the Junction, de Ken Loach (1965)
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Foto: Divulgação.