Foram anunciados neste sábado, 15/07, os filmes selecionados para a 34ª edição do Curta Kinoforum, que acontecerá entre os dias 24 de agosto e 3 de setembro. Com todas as atividades gratuitas, o evento ocupará diversas salas e espaços da cidade de São Paulo.
Neste ano, foram mais de 3.200 títulos inscritos e foram selecionadas 210 produções. Do Brasil, a programação conta com curtas de 19 estados e do Distrito Federal. No total, estão representados 50 países. Outros 60 títulos convidados, que vão compor os programas especiais e o Foco, serão anunciados em breve.
Criado em 1990, o Festival Internacional de Curtas de São Paulo é reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao filme de curta duração. Dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa, o evento é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade também responsável pelas Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, entre outras atividades.
O comitê de visionamento dos Programas Brasileiros foi composto por Francisco Cesar Filho, Julia Katharine, Karkará Tunga, Leandro Pardí, Thiago Gallego, Val Gomes e Victória Negreiros. Já na Mostra Internacional responderam pelo visionamento: Anne Fryszman, Amanda Pó, Beth Sá Freire, Christian Saghaard, Caetano Simões, Duda Leite, Felipe Gayotto, Fernanda Ramos, Flora Papalardo, Jean Costa, João Piovan, Lorenna Montenegro, Matheus Nery, Nathalya Macchia e Taline Caetano. Para a Mostra Latino-Americana, o comitê de visionamento contou com Joana Rochadel, Marcio Miranda Perez, Raffaela Rosset e Vitória Di Bonesso.
Além disso, a atriz Gilda Nomacce será a grande homenageada do Curta Kinoforum 2023. Com 47 curtas-metragens no currículo, transformou-se em musa de toda uma geração de jovens cineastas brasileiros. Com 21 prêmios ao longo de sua trajetória, a atriz acumula mais de 100 personagens, foi destaque em Cannes e Berlim e está em séries da Netflix, Star+ e Disney+. Também concorreu duas vezes ao Prêmio Shell de Teatro e ganhou o Troféu Candango de melhor atriz coadjuvante no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro por Trabalhar Cansa.
Para celebrar o trabalho de Gilda Nomacce, a programação exibirá alguns de seus curtas, entre eles: Romance, de Karine Teles; This is Not Dancing Days, de Julia Katharine; Nua por Dentro do Couro, de Lucas Sá; Minha Única Terra é na Lua, de Sergio Silva; e Saudável de Insanidade, de Mariana Bastos e Rafael Gomes.
Conheça os filmes selecionados para o Curta Kinoforum 2023:
MOSTRA BRASIL
A Alma das Coisas, de Douglas Soares e Felipe Herzog (RJ)
A Última Vez que Ouvi Deus Chorar, de Marco Antonio Pereira (MG)
Arrimo, de Rogério Borges (SP)
As Miçangas, de Emanuel Lavor e Rafaela Camelo (DF)
Ava Mocoi, os Gêmeos, de Vinicius Toro e Luiza Calagian (PR/Cuba)
Ave Maria, de Pê Moreira (RJ)
Avisa se Voltar, de Jota Carmo (SP)
Big Bang, de Carlos Segundo (MG/França)
Bucho de Peixe, de Johann Jean (RN)
Cabana, de Adriana de Faria (PA)
Cadim, de Luiza Pugliesi Villaça (SP)
Cama Vazia, de Jean-Claude Bernardet e Fábio Rogério (SP)
Casa de Bonecas, de George Pedrosa (MA)
Castanho, de Adanilo Reis da Costa (AM)
Contando Aviões, de Fabio Rodrigo (SP)
Deixa, de Mariana Jaspe (RJ)
Despovoado, ou Tudo Que a Gente Podia Ser, de Guilherme Xavier Ribeiro (SP)
Diafragma, de Robson Cavalcante (AL)
Drapo A, de Henrique Lahude e Alix Georges (RS)
Energúmeno, de Luis Calil (GO)
Estrelas de um só Hit, de Luisa Guarnieri (SP)
Eu Sou uma Arara, de Mariana Lacerda e Rivane Neuenschwander (AP)
Fala da Terra, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (PA/PE)
Feira da Ladra, de Diego Migliorini (SP)
Firmina, de Izah Neiva (SP)
Habitar, de Antonio Fargoni (SP)
Infantaria, de Laís Santos Araújo (AL)
Lapso, de Caroline Cavalcanti (MG)
LYB, de Felipe Poroger (SP)
Mãri hi: A Árvore do Sonho, de Morzaniel Ɨramari (RR)
Mborairapé, de Roney Freitas (SP)
Nada Haver, de Juliano Gomes (RJ)
Nhe‘en-Mongarai (Batismo da Alma), de Alberto Alvares (SP/RJ)
Noite No Ar, de Nino Pereira (SP)
O Chá de Alice, de Simone Spoladore (PR)
O Condutor da Cabine, de Cristiano Burlan (SP)
O Filme Perdido, de Luiza Sader (RN)
O Itinerário de Cicatrizes, de Gloria Albues (MT)
O Nosso Pai, de Anna Muylaert (SP)
Ode, de Diego Lisboa (BA)
Olhares Trêmulos, de Leno Taborda (SP)
Onde a Floresta Acaba, de Otavio Cury (SP)
Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli (SP)
Pedro e Inácio, de Caio Dornelas (PE)
Peixe Vivo, de Frederico Evaristo e Bob Yang (SP)
Peixes Vivos, de Bru Fotin, Bob Yang e Frederico Evaristo (SP)
Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem, de Anderson Bardot (ES)
Provisório, de Wilq Vicente (SP)
Pulmão de Pedra, de Torquato Joel (PB)
Quebra Panela, de Rafael Anaroli (PE)
Quentinha, de Rwanyto Oscar Santos (CE)
Quinze Quase Dezesseis, de Thais Fujinaga (SP)
Ramal, de Higor Gomes (MG)
Rasgão, de Marcio Picoli e Victor Di Marco (RS)
Romeu e Julieta em Libras, de Adriana Somacal (RS)
Solos, de Pedro Vargas (SP)
Tapuia, de Begê Muniz e Kay Sara (SP)
Thuë Pihi Kuuwi: Uma Mulher Pensando, de Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana Yanomami e Aida Harika Yanomami (RR)
Último Domingo, de Renan Barbosa Brandão e Joana Claude (RJ)
Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ, de Flávia Person, Walderes Coctá Priprá e Barbara Pettres (SC)
Vão das Almas, de Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape (DF)
Verde, de Rodrigo Ribeyro e Gustavo Auricchio (SP)
Yuri U Xëatima Thë: A Pesca com Timbó, de Roseane Yariana Yanomami, Aida Harika Yanomami e Edmar Tokorino Yanomami (RR)
CINEMA EM CURSO
As Velas do Monte Castelo, de Lanna Carvalho (CE)
Batimentos, de Pedro Petriche e Clara Dias (SP)
Combustão Não Espontânea, de Boni Zanatta (SP)
Filhos do Caos, de Lucca Carvalho e Mateus RVC (SP)
Fique na Luz, de David Alves (SP)
JIB, de Lira Kim (SP)
Jorge, de Bruno Laiso Felix (SP)
Manchas de Sol, de Martha Mariot (RS)
Provérbios 26:27, de Plínio Luís Pereira Lopes e Daniel Barbosa (PR)
Quinze Primaveras, de Leão Neto (CE)
Remendo, de Roger Ghil (ES)
Tô Esperando Você Voltar, de Marina Lavarini (SP)
MOSTRA LIMITE
Aqui Onde Tudo Acaba, de Juce Filho e Cláudia Cárdenas (SC)
E6-D7, de Eno Swinnen (Bélgica)
Espectro Restauración, de Felippe Mussel (RJ)
Estranhos no Escuro (Strangers in the Dark), de Jenni Pystynen e Perttu Inkilä (Finlândia)
Mais ou Menos Trabalhando (Hardly Working), de Total Refusal (Áustria)
Mas Onde Fica Ornicar? (Mais Où Est Donc Ornicar?), de Oscar Maso e Guëll Rivet (França)
Mulika, de Maene Maisha (Congo)
Nostalgia para o Lago (Nostalgia para el Lago), de Arturo Maciel (Paraguai/Argentina)
O Mal dos Ardentes (Le Mal des Ardents), de Alice Brygo (França)
O Toque Fantasma (The Phantom Touch), de Pablo Cuturrufo (Chile)
Observe o Fogo ou Queime Nele (Il Faut Regarder le Feu ou Brûler Dedans), de Caroline Poggi e Jonathan Vinel (França)
Realtà Porosa, de Tiberio Suppressa (França)
Spiti, de Marcio Miranda Perez e Nivaldo Godoy Jr. (SP)
Suplício Noturno, de João Rubio Rubinato (SP)
OFICINAS AUDIOVISUAIS
Alex, de Ludmila Curi (RJ)
Caramba, Cacilda!, de Ágatha Bueno (SP)
Destemor, de João Vitor Araújo (SP)
Essentia, de Thami Silva (SP)
Promoção, de Hellen Nicolau (SP)
Sob(re) a Pele, de Beatriz Nunes e Ana Carolina Gomes (SP)
Zona Noroeste: Daqui Sou, Aqui Estou, de Rafael Souza e Elizabete Ataliba (SP)
MOSTRA INFANTOJUVENIL
A Menina e o Mar, de Gabriel Mellin (RJ)
Balanço para a Lua (Swing to the Moon), de N. de Boer, V. Levrero, M. Bordessoule, E. Drique, S. Moreau, A. Bouissie e C. Lazau (França)
Barra Nova, de Diego Maia (CE)
Coração de Concreto (Coeur Béton), de Enrika Panero (França)
Cósmica, de Ana Bárbara Ramos (PB)
Impurrfection, de Chiang Yao (Taiwan)
Jules & Juliette, de Chantal Peten (Bélgica)
Marlon, de Ludmila Curi (RJ)
Me Enxergo Quando Te Vejo, de Guillermo Alves e Michelle Brito (SP)
O Carrossel (La Calesita), de Augusto Schillaci (Argentina/Canadá/França)
O Cinema dos Meus Sonhos, de Realização Coletiva (SP)
Os Muitos Mundos de Piero Maria, de Helena Guerra (SP)
Ouçam-Me: Um Manifesto, de João Pedro Muniz e Elisa Cecci (SP)
Super-Heróis, de Rafael de Andrade (DF)
MOSTRA HORIZONTES
A Menos que Bailemos, de Fernanda Pineda e Hanz Rippe Gabriel (Colômbia)
Comida de Quintal, de Luisa Macedo (MG)
Dance Off (El Dance Off), de Nicolás Keller Sarmiento (Argentina)
De Repente TV (Suddenly TV), de Roopa Gogineni (Sudão/Qatar)
E Eu, Estou Dançando Também (And Me, I’m Dancing Too), de Mohammad Valizadegan (Alemanha/República Tcheca)
Fantasmas (Ghosts), de (LA)HORDE Ballet National de Marseille (França/EUA)
Nada Importante (Rien d’Important), de François Robic (França)
No Início do Mundo, de Gabriel Marcos (MG)
O Último Rock, de Diego de Jesus (ES)
Pouco a Pouco (Stück Für Stück), de Reza Rasouli (Áustria)
Se Trans For Mar, de Cibele Appes (SP)
Te Amo, Se Cuida, de André Vidigal e Liz Dórea (SP)
Últimos Dias de Verão (Last Days of Summer), de Stenzin Tankong (Índia/França)
MOSTRA LATINO-AMERICANA
A Cadela (La Perra), de Carla Melo Gampert (Colômbia/França)
Aí Vêm as Rachaduras (Vienen las Grietas), de Daniel Mateo Vallejo (Colômbia/Holanda)
Ángel e Perla (Ángel y Perla), de Jenni Merla e Denise Anzarut (Argentina)
Apneia (Apnea), de Natalia Bermúdez (México)
Arkhé, de Armando Navarro (México)
Carne de Deus (Carne de Dios), de Patricio Plaza (Argentina/México)
Contos Excepcionais de uma Jovem Equipe Feminina: As Rubras (Contos Excepcionales de un Equipo Juvenil Femenino: Las Rojas), de Tom Espinoza (Argentina/Venezuela)
Gloria, de Diego Cortés, Daniela Briceño e Blanca Castellar (Colômbia)
Mãos Alheias (Manos Ajenas), de Adrián Monroy Molina (México)
Maré Baixa (Bajamar), de Juana Castro (Colômbia/Espanha)
Mein Buch, de Max Mirelmann (Argentina)
Negro o Mar (Negro el Mar), de Juan David Mejía Vásquez (Colômbia)
O Fim Justifica os Medos (El Fin Justifica los Miedos), de Marcos Montes de Oca (Argentina)
O Golfinho (El Delfín), de Manuela Roca (Uruguai)
O Mar Também é Seu, de Michelle Coelho (Cuba/Brasil)
Os Nadadores (Los Nadadores), de Charlie López (Costa Rica)
Somos Nós Duas (Somos las Dos), de Emilia Herbst (Argentina)
Takanakuy, de Gustavo Vokos (Peru/Brasil)
Três Cinematecas, de Nicolás Suárez (Argentina/Brasil)
Um Quarto de Hora (Cuarto de Hora), de Nemo Arancibia (Chile/França)
Zarzal, de Sebastian Valencia Muñoz (Colômbia)
MOSTRA INTERNACIONAL
A Arte de Desviar (Sztuka Mijania), de Tobiasz Wałkiewicz (Polônia)
A Balada Pós Fim do Mundo (El After del Mundo), de Florentina Gonzalez (França)
À Beira do Delírio (Au Bord du Délire), de Maria Claudia Blanco (França/Colômbia)
A Ferida Luminosa (La Herida Luminosa), de Christian Avilés (Espanha)
A Floresta Emaranhada (The Entangled Forest), de Nick Jordan (Reino Unido)
A História do Mundo Segundo a Getty Images (A History of the World According to Getty Images), de Richard Misek (Reino Unido/Noruega)
A Que Lugar Pertenço? (Where do I Belong?), de Jordie Koko (Bélgica)
Aeromoça-737 (Airhostess-737), de Thanasis Neofotistos (Grécia)
Anaklia, de Elisa Baccolo (Geórgia/Itália)
Ao Vivo (Na Żywo), de Mara Tamkovich (Polônia)
Arquivo (Parvandeh), de Sonia Hadad (Irã)
Bergie, de Dian Weys (África do Sul)
Caranguejo (Krab), de Piotr Chmielewski (Polônia/França)
Carcaças (Carcasses), de Mehdi Ouahab (França)
Carniça, de Yvonne Zhang (EUA)
Caros Passageiros (Kallid Reisijad), de Madli Lääne (Estônia)
Conto Selvagem (Conte Sauvage), de Alice Quertain (Bélgica/França)
Coração de um Astronauta (Heart of an Astronaut), de Jennifer Rainsford (Suécia)
Despertando em Silêncio (Waking Up in Silence), de Mila Zhluktenko e Daniel Asadi Faezi (Alemanha/Ucrânia)
Dinheiro e Felicidade (Money and Happiness), de Ana Nedeljković e Nikola Majdak (Sérvia/Eslovênia/Eslováquia)
E Quão Miserável é o Lar do Demônio (And How Miserable is Home of the Evil), de Saleh Kashefi (Suíça)
E Se as Mulheres Mandassem no Mundo? (What If Women Ruled the World?), de Giulia Magno (Itália/EUA)
Encenando a Morte (Staging Death), de Jan Soldat (Áustria)
Entrada de Animais Vivos (Ingresso Animali Vivi), de Igor Grubic (Croácia)
Escapada (L’Échappée), de Philémon Vanorle e Justine Pluvinage (França)
Eu Venho do Mar (I Come From the Sea), de Feyrouz Serhal (Líbano)
Experiências Desconhecidas (Things Unheard Of), de Ramazan Kilic (Turquia)
Flyby Kathy, de Pedro Bastos (Portugal)
III, de Salomé Villeneuve (Canadá)
Long Time No Techno, de Eugenia Bakurin (Alemanha)
Mãe (Mother), de Iurii Leuta (Ucrânia/Polônia)
Marie Louise, de Régis Fortino (França)
Marie.Eduardo.Sophie, de Thomas Corriveau (Canadá)
Maruja, de Berta Garcia-Lacht (Espanha)
Mastigue! (Chomp It!), de Mark Chua e Li Shuen Lam (Cingapura)
Natal no Inferno (Noël en Enfer), de Solal Dreyfus e Nejma Dreyfus (França)
O Desenho (L’Esquisse), de Tomas Cali (França)
O Nabo (Naeris), de Silja Saarepuu e Piret Sigus (Estônia)
O Ritual (The Ritual), de Mikhail Zheleznikov (Rússia/Israel)
Patanegra, de Méryl Fortunat-Rossi (França/Bélgica)
Perdido no Mar (Lost at Sea), de Andrés Bartos Amory e Lucija Stojevic (Espanha/Reino Unido)
Quanto a Nós (In Quanto a Noi), de Simone Massi (Itália)
Recomeçar (Nowy Początek), de Daniel Szajdek (Polônia)
Sem Rastros (Otpechatki), de Serafim Orekhanov (Rússia)
Serviço Militar (Palvelus), de Mikko Makela (Finlândia)
Sonho de Rolinho Primavera (Spring Roll Dream), de Mai Vu (Reino Unido)
Surpresa (Surprise), de Laerke Herthoni (Suécia)
Terra Mater (Mother Land), de Kantarama Gahigiri (Ruanda/Suíça)
Tigre Místico, de Marc Martínez Jordan (Espanha)
Todas as Festas de Amanhã (All Tomorrow’s Parties), de Dalei Zhang (China)
Transfusão (Transfuzija), de Igor Bojan Vilagoš (Croácia)
Trilha (Tria), de Giulia Grandinetti (Itália)
Um Astronauta Perdido e a Cidade de Pegadas (A Lost Astronaut and a City of Footprints), de Khue Vu Nguyen Nam (Vietnã)
Um Caroço de Abacate, de Ary Zara (Portugal)
Y, de Matea Kovač (Croácia)
Ymor, de Julien Lahmi (França)
NOCTURNU | CINE FANTÁSTICO E DE HORROR
A Máquina de Alex (La Machine d’Alex), de Mael La Mée (França)
Esfolada (Écorchée), de Joachim Hérissé (França)
Promessa de um Amor Selvagem, de Davi Mello (SP)
Tem Algo Estranho Com a Minha Avó, de Pedro Balderama e Rimai Sojo (Brasil, PE/Equador/Argentina)
Você Verá (You Will See), de Kathleen Bu (Cingapura)
Foto: Divulgação/África Filmes.