2ª Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Layla Sah no curta cearense Quinze Primaveras, de Leão Neto

A segunda edição da Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú acontecerá entre os dias 21 e 25 de agosto no Cine São José, em Afogados da Ingazeira, Pernambuco. A programação destaca filmes de curta-metragem com a temática LGBTQIAP+ e/ou realizados por pessoas que se identificam como pertencentes à comunidade LGBTQIAP+.

Neste ano, foram 137 filmes inscritos e 15 selecionados; a curadoria foi assinada por Dayanna Louise e Bruna Tavares: “São filmes que produzem riscos, rasuras e rasgos em contratos tidos como inegociáveis, provocando descompasso no discurso neoconservador ao adotar formas outras de habitar, sentir e como(ver) o mundo. Em tempos de retomada do projeto de democracia brasileira, fazer/ser parte da (cura)doria desta mostra é um convite à ruptura de silêncios, tática de guerra contra o conservadorismo que insiste em censurar palavras, restringir liberdades, criminalizar existência e condenar amores. Para além dos muros e barreiras erguidos para nos capturar, (re)conheci um cinema brasileiro comprometido em saciar a fome por narrativas produzidas a partir de olhares dissidentes”, disse o comunicado das curadoras.

A arte desta edição foi criada por Fito Araújo, que falou sobre inspirações e referências para o material: “A intenção dessa criação visual, entre lagartas, casulos e borboletas, teve intuito de registrar ‘um ciclo contínuo’ da presença dissidente neste território que, organicamente, são responsáveis por instigar essa ação no cinema: Pajeú são tantas! Pensei muito nas ações de liberdade e política (cineclubes; ocupações nas ruas Serra, Tuparetama, Triunfo, São José, Tabira, Afogados…; rodas de diálogo, formação, bares com diálogo…) vivenciadas no Pajeú”.

Além dos filmes, a Mostra contará também com atividades de formação, entre elas, a Oficina de Elaboração de Projetos, com Bruna Tavares e William Tenorio, visando qualificar os produtores locais quanto a captação de recursos, estrutura de projetos e editais de fomento à cultura; e a Oficina de Minidocumentário com o cineasta Marlom Meirelles.

A Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú nasceu da iniciativa do Xerém Cultural, em parceria com o Grupo LGBTQIA+ Filhes do Pajeú, visando o fortalecimento de discussões voltadas para as demandas e expressões da comunidade LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais/transgêneros/travestis, queer, intersexual, assexual, pansexual) na cidade.

Conheça os filmes selecionados para a 2ª Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú:

Amor by Night, de Henrique Arruda (PE)
Ave Maria, de Pê Moreira (RJ)
Avôa, de Lucas Mendes (PB)
Céu, de Valtyennya Pires (PB)
Dance, de Jorja Moura (PB)
Eu Nunca Contei a Ninguém, de Douglas Duan (PE)
Justa Causa, de Ubirajara Gonçalves Filho (SP)
No Início do Mundo, de Gabriel Marcos (MG)
No Reflexo do Meu Nome, de Sillas H e Vini Poffo (SC)
Nordeste Futurista, de Luana Flores (PB)
Nunca Estarei Lá, de Rodrigo Campos (SP)
Quinze Primaveras, de Leão Neto (CE)
São Marino, de Leide Jacob (SP)
Sethico, de Wagner Montenegro (PE)
Tá Fazendo Sabão, de Ianca Oliveira (BA)

Foto: Divulgação.

Comentários