A 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que começa nesta sexta-feira, 11/08, e segue até 19 de agosto, revelou os nomes dos profissionais que escolherão os vencedores dos kikitos deste ano.
Como de costume, realizadores, produtores, atores e atrizes, pesquisadores, acadêmicos, profissionais do audiovisual e críticos de cinema têm a missão de escolher quem leva os prêmios do Festival de Cinema de Gramado. Cada categoria tem um júri próprio que define os vencedores, além do Júri da Crítica, que escolhe os melhores do ponto de vista dos jornalistas especializados.
Os membros do júri de longas-metragens brasileiros são: a roteirista Elena Soarez, a especialista em pós-produção de som Catarina Apolonio, o professor e diretor de cinema e teatro Cristiano Burlan, o diretor e ator Fabrício Boliveira e a atriz Leticia Colin.
Os vencedores da mostra competitiva de longas-metragens documentais serão escolhidos por Daniela Cardarelo, diretora artística do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este; o ator, diretor e produtor Emanoel Freitas; e Paola Mallmann, diretora, produtora cultural e audiovisual, pesquisadora e atriz. O júri de longas-metragens gaúchos é composto pelo jornalista Danilo Fantinel, o roteirista e diretor Iberê Carvalho e a Head de Produção de Conteúdo da Paramount, Maria Angela de Jesus.
Gabriela Bervian, técnica de som direto e desenhista de som, a cineasta Janaina Oliveira ReFem, o ator João Carlos Castanha, a produtora e roteirista Vânia Matos e Juliana Costa são os nomes que formam o júri de curtas-metragens brasileiros. O júri de curtas-metragens gaúchos é composto pela diretora e roteirista Danielle Bertolini, o roteirista e ator Aldri Anunciação, o diretor e roteirista André Novais Oliveira, o professor de história do cinema e crítico Humberto Pereira da Silva e Laura Castro, diretora, atriz e roteirista.
O Júri da Crítica conta com a jornalista e crítica Bruna Haas, o crítico e pesquisador de cinema Paulo Casa Nova, o crítico Bruno Carmelo, o jornalista Daniel Schenker e a jornalista Suzana Uchôa Itiberê.
Neste ano, a programação conta com a ampliação da tradicional cerimônia de entrega dos kikitos. Agora, as noites de sexta e sábado serão reservadas para a grande celebração do cinema brasileiro. A medida visa dar maior visibilidade aos vencedores da mostra de curtas-metragens brasileiros, que passam a ter uma noite especial de premiação na sexta, 18. No sábado, 19, serão conhecidos os melhores dentre as mostras de longas brasileiros, documentais e gaúchos.
Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto.