Festival de Locarno 2023: cineastas brasileiros são premiados

por: Cinevitor
Patrick Bresnan e Ivete Lucas: premiados pelo curta The Passing

Foram anunciados neste sábado, 12/08, os vencedores da 76ª edição do Festival de Cinema de Locarno, considerado um dos principais festivais de cinema autoral do mundo. O Leopardo de Ouro, prêmio máximo do evento, foi entregue para Mantagheye bohrani, de Ali Ahmadzadeh, uma coprodução entre Itália e Alemanha.

Entre os premiados, vale destacar a presença da cineasta brasileira Ivete Lucas, radicada nos Estados Unidos, que recebeu o Leopardo de Ouro na mostra Pardi di domani: Concorso Corti d’autore com The Passing, uma produção americana e codirigida por Patrick Bresnan.

Outro destaque desta edição: os brasileiros Leandro Goddinho e Paulo Menezes, atualmente residentes na Alemanha, venceram o Leopardo de Prata na mostra Pardi di Domani, dentro da Competição Internacional de curta-metragem. O filme Du bist so wunderbar é uma coprodução entre Brasil e Alemanha da produtora CinemaPosgenero: “Nosso filme enfatiza o poder das narrativas queer, que sempre desafiaram o sistema, questionaram normas sociais e ofereceram perspectivas frescas com uma estética crua e underground que desafia os padrões estabelecidos”, declararam os diretores.

O júri da Pardi di Domani, formado por Mattew Rankin, Amos Sussigan e Ewa Puszcynska, definiu o curta: “Um pedaço ousado e exuberante da vida, cheio de humor e complexidade que identifica uma situação rica e cômica nas indignidades da busca por apartamentos em Berlim. Os cineastas foram corajosos e audaciosos, originais em sua abordagem, e seu filme é maravilhosamente enriquecido por uma atuação sutil e carismática”. O elenco conta com Murillo Basso, Greta Amend, Zoe Valentini, Filipe Matzembacher, Cleo Spiro, Blake Kendall, Dilan GeZaza e Marcio Reolon.

E mais: o filme Mulher de Verdade, de Alberto Cavalcanti, foi o vencedor do 1º Concurso de Restauração Heritage Online, Heritage Online Restoration Contest, nesta 76ª edição do Festival de Locarno. A candidatura foi enviada pela Cinemateca Brasileira com o apoio da produtora Cinematográfica Maristela. A comédia de Alberto Cavalcanti foi lançada em 1954, com Inesita Barroso, Colé Santana e Adoniran Barbosa no elenco. Em 1955, Inesita chegou a ser laureada pelos prêmios Saci e Governador do Estado por sua atuação no longa-metragem.

Com a premiação, o filme passará por um processo de restauração pela empresa Cinegrell, com sedes em Zurique (Suíça) e em Berlim (Alemanha). O longa restaurado também ganhará uma estreia na mostra Histoire(s) du Cinéma: Heritage Online na edição do Festival de Locarno 2024. Em sua primeira edição, o concurso de restauração é dedicado a obras audiovisuais que estrearam até 2009 e necessitam de restauro. Mulher de Verdade foi escolhido entre 30 candidatos de 15 países; o júri foi composto por: Paula Astorga, do Open Doors Locarno; Frédéric Maire, da Cinemateca Suíça; e K. J. Relth-Miller, do Academy Museum.

Em comunicado oficial, Markus Duffner, diretor do Locarno Pro, falou sobre a decisão do júri: “É uma escolha incrivelmente acertada e um apoio muito necessário ao trabalho da Cinemateca Brasileira. Especialmente agora, quando eles estão saindo de uma era sombria”

O cineasta Leandro Goddinho, um dos diretores de Du bist so wunderbar

Além disso, o cinema brasileiro também estava representado na Competição Internacional de curtas com Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli, uma coprodução com o Reino Unido, que traz Ayla Gabriela, Henrique Bulhões, Jard Costa e Kley Hudson no elenco.

Entre os longas, na Competição Internacional, El auge del humano 3, do cineasta argentino Eduardo Williams, aparecia na disputa pelo prêmio máximo do evento. O filme é coproduzido por diversos países, entre eles, o Brasil através da Estúdio Giz; com produção executiva de Julia Alves, da Oublaum Filmes. Enquanto isso, na mostra Histoire(s) du cinéma, que dedica homenagens especiais a nomes importantes do cinema, com cópias raras e restauradas, além de filmes sobre a história do cinema, o diretor brasileiro Rogério Sganzerla, um dos representantes do cinema marginal, aparecia com duas obras: Abismu (1977) e Documentário (1966).

No Prêmio FIPRESCI, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema, a brasileira Ivonete Pinto fez parte do time que escolheu Stepne, de Maryna Vroda, como o grande vencedor. O Júri Oficial da Competição Internacional foi presidido por Lambert Wilson e contou também com Zar Amir Ebrahimi, Lesli Klainberg, Charlotte Wells e Matthijs Wouter Knol.

Os homenageados desta 76ª edição foram: o ator, produtor e diretor Riz Ahmed, que recebeu o Excellence Award Davide Campari; o ator sueco Stellan Skarsgård, honrado com o Leopard Club Award; o produtor italiano Renzo Rossellini, homenageado com o Lifetime Achievement Award; o roteirista Harmony Korine, que recebeu o Pardo d’onore Manor; o cineasta malaio Tsai Ming-liang, que foi consagrado com o Pardo alla carriera; o montador Pietro Scalia, que recebeu o Vision Award Ticinomoda; a produtora Marianne Slot, honrada com o Raimondo Rezzonico Award; o cineasta francês Luc Jacquet, que recebeu o Locarno Kids Award; e o diretor de fotografia Mohammed Soudani, que foi homenageado com o Prêmio Cinema Ticino.

Conheça os vencedores do 76º Festival de Cinema de Locarno:

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

LEOPARDO DE OURO | MELHOR FILME
Mantagheye bohrani (Critical Zone), de Ali Ahmadzadeh (Itália/Alemanha)

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Nu aștepta prea mult de la sfârșitul lumii (Do Not Expect Too Much From The End Of The World), de Radu Jude (Romênia/Luxemburgo/França/Croácia)

MELHOR DIREÇÃO
Maryna Vroda, por Stepne

MELHOR INTERPRETAÇÃO
Dimitra Vlagopoulou, por Animal
Renée Soutendijk, por Sweet Dreams

MENÇÃO ESPECIAL
Nuit obscure – Au revoir ici, n’importe où, de Sylvain George (França/Suíça)

CONCORSO CINEASTI DEL PRESENTE

LEOPARDO DE OURO | MELHOR FILME
Hao jiu bu jian, de Nelson Yeo (Singapura/Indonésia)

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Camping du Lac, de Eléonore Saintagnan (Bélgica/França)

MELHOR DIREÇÃO EMERGENTE
Katharina Huber, por Ein schöner Ort

MELHOR INTERPRETAÇÃO
Clara Schwinning, por Ein schöner Ort
Isold Halldórudóttir e Stavros Zafeiris, por Touched

MENÇÃO ESPECIAL
Ekskurzija, de Una Gunjak (Bósnia e Herzegovina/Croácia/Sérvia/França/Noruega/Qatar)
Negu hurbilak, de Colectivo Negu (Espanha)

PARDI DI DOMANI | COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

LEOPARDO DE OURO | MELHOR CURTA-METRAGEM INTERNACIONAL
En undersøgelse af empati, de Hilke Rönnfeldt (Dinamarca/Alemanha)

LEOPARDO DE PRATA
Du bist so wunderbar, de Leandro Goddinho e Paulo Menezes (Alemanha/Brasil)

MELHOR DIREÇÃO
Eric K. Boulianne, de Faire un enfant

MEDIEN PATENT VERWALTUNG AG AWARD
Negahban, de Amirhossein Shojaei (Irã)

MENÇÃO ESPECIAL
The Lovers, de Carolina Sandvik (Suécia)

PARDI DI DOMANI | Concorso Corti d’autore

LEOPARDO DE OURO
The Passing, de Ivete Lucas e Patrick Bresnan (EUA)

MENÇÃO ESPECIAL
Been There, de Corina Schwingruber Ilić (Suíça) (indicado ao European Film Awards)

OUTROS PRÊMIOS

MELHOR FILME | PRÊMIO DO PÚBLICO | PIAZZA GRANDE
The Old Oak, de Ken Loach (Reino Unido/França/Bélgica)

MELHOR FILME DE ESTREIA
Hao jiu bu jian, de Nelson Yeo (Singapura/Indonésia)

*Clique aqui e confira a lista completa com os vencedores do Festival de Locarno 2023.

Fotos: Marco Abram/Locarno Film Festival/Ti-Press.

Comentários