Mussum, o Filmis, com Ailton Graça, é exibido na 47ª Mostra de São Paulo

por: Cinevitor
Elenco do filme na Cinemateca Brasileira

Depois de ser consagrado no Festival de Gramado com seis kikitos, Mussum, o Filmis, dirigido por Silvio Guindane, passou pela 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em uma exibição emocionante na Cinemateca Brasileira na quinta-feira, 26/10.

O longa, protagonizado por Ailton Graça, narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além dos bastidores de Os Trapalhões.

O elenco traz também: Yuri Marçal, que interpreta Mussum jovem, e foi premiado em Gramado como melhor ator coadjuvante; Thawan Lucas Bandeira, que faz o Mussum criança; Neusa Borges, vencedora do kikito de melhor atriz coadjuvante. E mais: Cacau Protásio, Augusto Madeira, Stepan Nercessian, Jeniffer Dias, Cinnara Leal, Luiza Rosa, Felipe Rocha, Gustavo Nader, Késia, Mary Sheila, Vanderlei Bernardino, Eduardo Lago, Deiwis Jamaica, Angelo Fernandes, Édio Nunes, Hugo Germano, Alan Rocha, Kadu Costa, Lelé, Angelo Emmanuel, Udylê Procópio, Reinaldo Junior, Antonio Gonzalez, Christiano Torreão, Marcello Picchi, Ana Paula Secco, Serjão Loroza e Mussunzinho.

Completam o elenco: Gero Camilo como Renato Aragão; Paulo Mathias Jr. no papel de Maurício Sherman; Nando Cunha interpreta Grande Otelo; Clarice Paixão como Alcione; Ícaro Silva interpreta Jorge BenFlavio Bauraqui como Cartola; Larissa Luz no papel de Elza Soares; e Wilson Simoninha como Garrincha.

Antes da exibição na Cinemateca Brasileira, elenco e equipe subiram ao palco e apresentaram o filme: “Que prazer enorme receber todos vocês aqui para ver esse trabalho que teve muita dedicação. Queremos dividir esse filme que tem sido uma alegria muito grande, uma satisfação carregada de amor, de atores maravilhosos e de filhos maravilhosos do Mussum. Espero que vocês curtam bastante esse trabalho. Estou muito emocionado e me faltam palavras. Obrigado! Vamos dividir esse amor, que é o filme, com vocês!”, disse Ailton Graça acompanhado por seus colegas e também por familiares do Mussum.

Ailton Graça com as baianas da S.R.B.E.E.S. Lavapés Pirata Negro

Em entrevista ao CINEVITOR, o produtor André Carreira disse: “Começamos esse projeto há quase dez anos. É um prazer muito grande entregar para o público essa obra e sentir a reação das pessoas. Isso começou lá em Gramado com a primeira exibição pública do filme e com a premiação. Desde então, o filme vem ganhando muita força. A recepção tem sido muito calorosa porque é uma história que toca as pessoas. Estamos ansiosos para a estreia”.

Depois da exibição na Mostra de São Paulo, que foi ovacionada pelo público, o elenco voltou ao palco para os agradecimentos finais: “É a terceira vez que eu assisto e sempre é uma emoção muito grande. Esse filme é sobre uma família preta e isso significa tudo”, disse o ator Mussunzinho, filho de Mussum.

Na sequência, integrantes da S.R.B.E.E.S. Lavapés Pirata Negro, escola de samba que tem como presidente o ator Ailton Graça, subiram ao palco e agitaram o público presente na Cinemateca Brasileira.

Baseado no livro Mussum: Uma história de Humor e Samba, de Juliano Barreto, com roteiro de Paulo Cursino, o longa, que chega aos cinemas no dia 2 de novembro, tem produção assinada por André Carreira, pela produtora Camisa Listrada, em coprodução com a Panorama Filmes, Globo Filmes, Globoplay, Telecine e RioFilme; a distribuição é da Downtown Filmes.

Vale lembrar que o filme terá mais uma sessão na 47ª Mostra antes da estreia: domingo, 29/10, às 16h20, no Kinoplex Itaim.

*Clique aqui e assista aos melhores momentos da sessão especial do filme

Fotos: Claudio Pedroso.

Comentários