Morreu neste sábado, aos 54 anos, o ator norte-americano Matthew Perry, que ficou conhecido mundialmente ao interpretar Chandler Bing na série Friends. Segundo informações divulgadas pela imprensa internacional, ele foi encontrado morto em uma banheira de hidromassagem em sua casa em Los Angeles; fontes policiais relataram para autoridades que o encontraram inconsciente por volta das 16h e não havia sinais de crime ou drogas no local.
Nascido nos Estados Unidos em 1969, foi criado em Ottawa, capital do Canadá. Durante a infância, se dedicou a jogar tênis, mas abandonou o esporte quando percebeu que precisaria ser mais experiente para seguir uma carreira profissional. Com isso, passou a fazer parte de cursos de teatro no colégio e depois em institutos. Logo, decidiu se mudar para Los Angeles para morar com o pai, o ator John Bennett Perry, em busca de mais oportunidade.
No início da carreira, fez diversas participações em séries e filmes, como: Operação Resgate, Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon, Second Chance, Sydney, Barrados no Baile, Home Free, entre outros. Porém, o reconhecimento só aconteceu em 1994 quando apareceu como Chandler Bing em Friends, ao lado de Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e David Schwimmer.
Antes de Friends, Perry decidiu escrever sua própria série, já que estava insatisfeito com as poucas oportunidades em Hollywood; ofereceu a história, que falava sobre um grupo de amigos, para a Universal Studios, que repassou para a NBC e que já tinha um outro enredo parecido; que, no caso, seria Friends. Os produtores ficaram impressionados com o talento de Matthew e o convidaram para fazer parte do elenco de Friends, porém, ele já estava comprometido com a série L.A.X. 2094, que acabou não sendo produzida. Com isso, Perry aceitou o convite para fazer parte do grupo de seis amigos que marcariam a história da televisão mundial sendo a série mais lucrativa de todos os tempos.
Friends: elenco de sucesso reunido
Por seu trabalho em Friends, foi indicado ao Emmy Awards em 2002 como melhor ator em série de comédia. Foi premiado no SAG Awards, ao lado do elenco, e recebeu diversas indicações ao longo de sua carreira. Com o fim de Friends, em 2004, os seis atores principais passaram a receber na última temporada uma quantia de 1 milhão de dólares por episódio.
Depois de Friends, integrou o elenco da sitcom Studio 60 on the Sunset Strip, que foi um sucesso de crítica. Na TV, também fez parte de A História de Ron Clark e The West Wing, que lhe renderam outras indicações ao Emmy, assim como o especial Friends: The Reunion, lançado em 2021. Participou também das séries The Good Wife, Go On, The Odd Couple, The Good Fight e The Kennedys After Camelot, seu último trabalho como ator, em 2017.
Matthew Perry também teve uma carreira no cinema e atuou em produções, como: E Agora, Meu Amor?, Um Caso a Três, Numb, Vestibular da Morte, Leis da Vida, 17 Outra Vez, Meu Vizinho Mafioso 1 e 2, A Serviço de Sara, Duas Vidas, Os Quase Heróis, entre outros.
Sobre sua vida pessoal, Perry sempre falou abertamente sobre seus problemas relacionados ao abuso de álcool e drogas. Em 1997, após um acidente de jet ski, ficou viciado em analgésicos e foi para a reabilitação, em 2001. Mais tarde, ele transformou sua antiga casa em Malibu em uma instalação para viver sóbrio chamada Perry House, que funcionou até 2015. Em 2021, ficou completamente sóbrio e publicou seu livro de memórias: Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing: A Memoir.
Fotos: Getty Images/NBC Universal.