Câncer com Ascendente em Virgem: Rosane Svartman começa a rodar novo filme

por: Cinevitor
Equipe reunida na leitura do roteiro

Começaram neste domingo, 05/11, no Rio de Janeiro, as filmagens do longa Câncer com Ascendente em Virgem, dirigido por Rosane Svartman, de Pluft, o Fantasminha. O roteiro é baseado na história inspiradora da produtora do filme, Clélia Bessa, que durante o tratamento que a curou de um câncer de mama em 2008 lançou o emocionante e divertido blog Estou com Câncer, e Daí?.

Protagonizado por Suzana Pires, que assina o roteiro em parceria com Martha Mendonça e Pedro Reinato, Câncer com Ascendente em Virgem traz, com bom humor, uma reflexão sobre a finitude da vida. O roteiro, que tem também colaboração da autora Ana Michelle, Rosane Svartman e Elisa Bessa, revela a coragem, as fraquezas e os desafios de Clara em sua luta contra o câncer de mama, desde o dia que recebe o diagnóstico.

Bem humorada, sarcástica e às vezes debochada, Clara é professora de matemática e faz o maior sucesso como influencer educacional em seu canal na internet. Ela gosta de ter tudo sob controle, mas vai precisar aprender a lidar com a vulnerabilidade enquanto busca sua cura. 

Marieta Severo interpreta Leda, mãe de Clara, uma mulher moderna e esotérica, de bem com a vida, autoconfiante, portelense de coração, que adora uma roda de samba e uma cervejinha. E que, depois do susto, segura as pontas da filha quando ela descobre que tem câncer de mama. Nathália Costa faz o papel de Alice, filha de Clara, que aos 14 anos tem sua rebeldia adolescente ressignificada pela doença da mãe. 

Fabiana Karla é Dircinha, amiga de Carla, paciente paliativa que lida com o câncer de forma positiva e é rodeada de amor e fé. Ângelo Paes Leme dá vida a Renato, ex-marido de Clara, um pai ausente de Alice e adepto de procedimentos estéticos em uma tentativa de controlar o tempo. Já Julia Konrad é Ju, namorada de Paulo, uma cirurgiã plástica de bem com a vida e que tem um histórico de luta com a sua saúde. Carla Cristina Cardoso faz o papel de Paula, amiga do peito e de todas as horas.

O elenco conta também com Maria Gal, Giovana Lima, Mariana Costa, Ariane Souza, Yuri Marçal e Heitor Martinez. A direção de fotografia é de Dudu Miranda, com direção de arte de Fabiana Egrejas e figurino de Márcia Tacsir; a maquiagem é assinada por Mari Figueiredo e a montagem é de Natara Ney. Flavia Tygel assina a trilha sonora.

Com produção da Raccord Produções e coprodução da Globo Filmes, o longa está previsto para ser lançado em 2024 com distribuição da Downtown Filmes. O filme tem parcerias com o Instituto Dona de Si, Magazine Luiza e FSA/Ancine.

Foto: Rafael Sacharny.

Comentários