44º Festival de Havana: filmes brasileiros se destacam na programação

por: Cinevitor
Kauan Alvarenga em Pedágio, de Carolina Markowicz

Foram anunciados nesta quarta-feira, 29/11, no Hotel Nacional de Cuba, em Havana, os títulos selecionados para a 44ª edição do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, também conhecido como Festival de Havana, que acontecerá entre os dias 8 e 17 de dezembro.

Em comunicado oficial, a diretora do evento, Tania Delgado Fernández, disse: “A programação inclui, além do que há de melhor e mais novo do cinema latino-americano e caribenho, uma ampla e representativa amostra do cinema contemporâneo do resto do mundo”.

Neste ano, 90 títulos concorrem ao Prêmio Coral e foram divididos em diversas categorias: longa-metragem de ficção, primeiro filme, longa-metragem documental, curta-metragem e animação; além das seções roteiro inédito, pôster e pós-produção. Para esta edição, 1.922 filmes, de 19 países latino-americanos, foram inscritos; Argentina, Brasil, Colômbia, México e Chile se destacaram.

Como de costume, o cinema brasileiro marca presença com diversas produções nacionais e também coproduções. As exibições serão realizadas nos cinemas La Rampa, Yara, Chaplin, 23 y 12 e Acapulco, além da sala Glauber Rocha da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano e da ISA, Universidad de las Artes.

Durante todos esses anos, o Festival de Havana se propôs a reconhecer e divulgar obras cinematográficas que contribuam, a partir de seu significado e valores artísticos, para o enriquecimento e a reafirmação da identidade cultural latino-americana e caribenha. Além dos filmes, também acontecem encontros e seminários sobre diversos temas de interesse cultural e, principalmente, cinematográfico. Da mesma forma, a programação do festival acolhe uma ampla e representativa amostra do cinema contemporâneo do resto do mundo.

A primeira edição do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano foi realizada em dezembro de 1979, em Cuba, pelo ICAIC (Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos), com a intenção de se tornar uma continuação dos festivais de Viña del Mar, Mérida e Caracas, reunindo filmes e cineastas que representam as tendências cinematográficas mais inovadoras da América Latina.

Conheça os filmes brasileiros selecionados para a 44ª edição do Festival de Havana:

COMPETIÇÃO | LONGA-METRAGEM | FICÇÃO
El auge del humano 3, de Eduardo Williams (Argentina/Portugal/Brasil/Holanda/Taiwan/Hong Kong/Sri Lanka/Peru)
Estranho Caminho, de Guto Parente (Brasil)
Los Delicuentes, de Rodrigo Moreno (Argentina/Luxemburgo/Chile/Brasil)
O Estranho, de Flora Dias e Juruna Mallon (Brasil/França)
Pedágio, de Carolina Markowicz (Brasil/Portugal)

COMPETIÇÃO | MÉDIA ou CURTA-METRAGEM | FICÇÃO
Deixa, de Mariana Jaspe (Brasil)
Los sonidos del tiempo, de Jey Trompiz (Itália/Cuba/Brasil)
Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli (Brasil)
Paraíso Europa, de Leandro Goddinho e Paulo Menezes (Brasil/Alemanha)

COMPETIÇÃO | LONGA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Brasil)

COMPETIÇÃO | ANIMAÇÃO
A Menina Atrás do Espelho, de Iuri Moreno (Brasil)
Bizarros Peixes das Fossas Abissais, de Marcelo Marão (Brasil)
Brichos 3: Megavírus, de Paulo Munhoz (Brasil)
Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio (Brasil)
Curacanga, de Mateus Di Mambro (Brasil)
O Caçador e a Mula Sem Cabeça, de Silas Marciano (Brasil)
Placa-mãe, de Igor Bastos (Brasil)
Reunião Ministerial da Tchutchuca Canibal, de Wlisses Alves (Brasil)
Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca, de Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego Doimo (Brasil)
Tromba Trem: O Filme, de Zé Brandão (Brasil)

COMPETIÇÃO | PRIMEIRO FILME
Las Preñadas, de Pedro Wallace (Argentina/Brasil)
Levante, de Lillah Halla (Brasil/Uruguai/França)

COMPETIÇÃO | MELHOR PÔSTER
A Estação, por Bruno Crepaldi
Descarrego, por Joana Claude e Gabriela Amorim
Luz nos Trópicos, por Thiago Lacaz
Rio, Negro, por Antônio Gonzaga
VII Cine Jardim, por Catapreta

PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA | VANGUARDIA
Corpo Presente, de Leonardo Barcelos (Brasil/Alemanha)
Peixe Abissal, de Rafael Saar da Costa (Brasil)

PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA | LONGA-METRAGEM
A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito
A Portas Fechadas, de João Pedro Bim
Angela, de Hugo Prata
Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry
Memórias da Chuva, de Wolney Oliveira
Nas Ondas de Dorival Caymmi, de Locca Faria
O Contato, de Vicente Ferraz

PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA | CURTA-METRAGEM
Mas Eu Não Sou Alguém?, de Daniel Eduardo de Souza e Gabriel Duarte (Brasil)
Queima Minha Pele, de Leonardo Amorim (Brasil)
Solos, de Pedro Vargas (Brasil)
Travessias, de Ana Graziela Aguiar (Cuba/Brasil)

ROTEIRO INÉDITO | COMPETIÇÃO
Sem Raízes, escrito por Joana Oliveira

ENTORNOS
Meu Nome é Gal, de Dandara Ferreira e Lô Politi
Não é a Primeira Vez que Lutamos pelo Nosso Amor, de Luis Carlos de Alencar (Brasil/Argentina/EUA)
Razões Africanas, de Jefferson Mello (Brasil/EUA/Cuba/Angola/República do Congo)
Utopia Tropical, de João Amorim

Foto: Divulgação/Paris Filmes.

Comentários