Foi divulgada nesta quarta-feira, 10/01, a lista completa com os indicados ao 76º DGA Awards, prêmio organizado pelo Sindicato dos Diretores da América, Directors Guild of America, que elege os melhores diretores e diretoras da TV e do cinema desde 1948.
Em comunicado oficial, Lesli Linka Glatter, presidente do Sindicato, disse: “Em um ano repleto de tantos filmes extraordinários, os membros do DGA nomearam um grupo incrível de contadores talentosos de histórias. Seus filmes fundiram proezas técnicas com visões artísticas únicas, que capturaram a profundidade da experiência humana e deixaram um impacto indelével no público de todo o mundo”.
A cineasta Greta Gerwig, diretora de Barbie, é a única mulher concorrendo na categoria principal; ela foi indicada pela primeira vez em 2018 com Lady Bird: A Hora de Voar. Vale lembrar que a primeira mulher a ganhar o prêmio principal do Sindicato foi Kathryn Bigelow, em 2010, com Guerra ao Terror. Enquanto isso, na categoria de direção estreante, quatro mulheres aparecem na disputa, entre elas, a chilena Manuela Martelli.
Nas categorias televisivas, destacam-se: Peter Hoar, por The Last of Us; Erica Dunton, por Ted Lasso; Becky Martin, Mark Mylod, Andrij Parekh, Robert Pulcini e Shari Springer Berman, por Succession; entre outros. Os vencedores serão anunciados no dia 10 de fevereiro.
Além dos indicados, os homenageados desta 76ª edição também foram revelados: o diretor televisivo David Nutter, de Game of Thrones, receberá o Lifetime Achievement Award; a diretora de produção e assistente de direção Janet Knutsen, da série Justiça Sem Limites, será honrada com o Frank Capra Achievement Award; e o stage manager Gary Natoli, de America: A Tribute to Heroes e Adele One Night Only, receberá o Franklin J. Schaffner Achievement Award.
Conheça os indicados ao 76º Directors Guild of America Awards nas categorias de cinema:
MELHOR DIREÇÃO | LONGA-METRAGEM
Alexander Payne, por Os Rejeitados
Christopher Nolan, por Oppenheimer
Greta Gerwig, por Barbie
Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores
Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas
MELHOR DIREÇÃO ESTREANTE | LONGA-METRAGEM
A.V. Rockwell, por A Thousand and One
Celine Song, por Vidas Passadas
Cord Jefferson, por American Fiction
Manuela Martelli, por 1976
Noora Niasari, por Shayda
MELHOR DIREÇÃO | DOCUMENTÁRIO
D. Smith, por Kokomo City
Davis Guggenheim, por Still: Ainda Sou Michael J. Fox
Madeleine Gavin, por Beyond Utopia
Moses Bwayo e Christopher Sharp, por Bobi Wine: The People’s President
Mstyslav Chernov, por 20 Days in Mariupol
Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures.