35º GLAAD Media Awards: documentário brasileiro é indicado

por: Cinevitor
Cena do documentário brasileiro Uýra – A Retomada da Floresta

A GLAAD, Gay & Lesbian Alliance Against Defamation, é uma ONG americana que monitora publicações relacionadas ao público LGBTQIA+ na mídia. Foi fundada em novembro de 1985 por jornalistas e escritores em resposta à uma cobertura sensacionalista do New York Post sobre a epidemia da AIDS.

Desde 1990 realiza uma premiação, conhecida como GLAAD Media Awards, que reconhece e homenageia os meios de comunicação e artistas por suas representações justas, precisas e inclusivas na comunidade LGBTQIA+ e os problemas que afetam sua vidas. O evento já se tornou a premiação anual LGBTQ mais visível do mundo, com mensagens poderosas de aceitação para o público global.

Em sua 35ª edição, a premiação soma 310 indicados em 33 categorias. Os vencedores serão revelados em duas cerimônias: primeiro no dia 14 de março, em Los Angeles, no Beverly Hilton; e depois, no dia 11 de maio, em Nova York, no Hilton Midtown.

Entre os indicados desta edição, o cinema brasileiro ganha destaque com Uýra – A Retomada da Floresta, de Juliana Curi, na categoria de melhor documentário. O filme acompanha Uýra, entidade híbrida amazônica vivida pela artista trans indígena e bióloga Emerson Pontes, que viaja pela floresta e cidades amazônicas em uma jornada de autodescoberta usando arte performática para ensinar jovens indígenas e ribeirinhos que eles são os guardiões das mensagens ancestrais da floresta amazônica.

O longa traz também a participação de artistas, ativistas e lideranças indígenas como Zahy Guajajara e a liderança Kambeba Dona Babá, além das performances de Uýra, que são metáforas inspiradas no ciclo ecológico e espelha as lutas sociais. Uýra Sodoma é uma entidade híbrida criada e performada pela artista indígena residente em Manaus, Emerson Pontes. Utilizando seu corpo como suporte e trânsito coletivo ao unir elementos orgânicos em suas montações, Emerson expressa através de Uýra, uma “árvore que anda” como nomeia, a imbricação entre sabedorias ancestrais e conhecimentos científicos da ecologia, gerando imagens que nos convocam a olharmos as florestas presentes em toda a paisagem urbana e a repensarmos arraigadas noções de natureza.

Neste fluxo, tem atuado correlativamente nos últimos seis anos como bióloga, arte educadora e artista visual. Suas performances, fotos performances, falas, intervenções e instalações também imbricam as causas de preservação ambiental e direitos LGBTQIA+, que a artista também coletiviza em seu corpo. Uýra – A Retomada da Floresta é uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos, com produção de Uýra Sodoma, João Henrique Kurtz, Lívia Cheibub e Martina Sönksen.

Em comunicado oficial, Sarah Kate Ellis, presidente e CEO da GLAAD, disse: “Por 35 anos, o GLAAD Media Awards proporcionou um palco global para criadores LGBTQ ao lado de talentos e líderes da indústria para serem celebrados e apoiados. Numa altura em que a comunidade LGBTQ está sob ataque de narrativas falsas e desinformação, quando menos de metade dos americanos dizem estar familiarizados com pessoas transgêneros e não-binárias, e quando um em cada cinco adultos da Geração Z se identifica como LGBTQ, os indicados deste ano refletem poderosamente a realidades da existência LGBTQ hoje, em nossas comunidades e em todo o mundo. Em meio a um verão de greves sindicais em Hollywood, os riscos nunca foram tão altos para manter o progresso da visibilidade e representação LGBTQ em todos os meios de comunicação, desde cinema, televisão, música, jornalismo, publicação e muito mais”.

Conheça os indicados ao 35º GLAAD Media Awards nas categorias de cinema:

MELHOR FILME | GRANDE LANÇAMENTO
A Cor Púrpura
American Fiction
Batem à Porta
Caminhos Tortos
Clube da Luta para Meninas
It’s a Wonderful Knife
Seguindo em Frente
The Blackening
Todos Menos Você
Todos Nós Desconhecidos

MELHOR FILME | LANÇAMENTO LIMITADO
Blue Jean
How to Blow Up a Pipeline
Joyland
L’immensità
Monica
Os Segredos do Universo
Our Son
Passagens
Summoning Sylvia
Túnica Turquesa

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Beyond the Aggressives: 25 Years Later
Cabaré Eldorado: O Alvo dos Nazistas
Every Body
Kokomo City
Little Richard: I Am Everything
Orlando, Minha Biografia Política
Rainbow Rishta
Rock Hudson: All That Heaven Allowed
The Stroll: As Trabalhadoras da Rua 14
Uýra – A Retomada da Floresta

MELHOR FILME PARA TV OU STREAMING
Acontece nas Melhores Famílias
Cassandro
Christmas on Cherry Lane
Friends & Family Christmas
Frybread Face and Me
Nuovo Olimpo
Nyad
Rustin
Vermelho, Branco e Sangue Azul
You’re Not Supposed to Be Here

*Clique aqui e confira a lista completa com os indicados em todas as categorias

Foto: Divulgação/Olhar Filmes.

Comentários