Considerado um dos maiores atores brasileiros de sua geração, Matheus Nachtergaele marcou presença na 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes para participar de um bate-papo com o público sobre sua trajetória artística.
Com mediação do curador Pedro Guimarães, a atividade Encontros de Cinema: Roda de Conversa aconteceu no sábado, 20/01, no Cine-Lounge. Com o tema Matheus Nachtergaele: Todas as Faces de um Ator Múltiplo, o convidado especial comentou alguns sucessos de sua carreira enquanto cenas de seus trabalhos eram exibidas no telão.
Sobre o consagrado O Auto da Compadecida e sua continuação, que chegará aos cinemas brasileiros em dezembro, Matheus disse: “O palhaço é a autopercepção que você tem do teu patético, dos defeitos. Por isso que cada ator só tem um palhaço. E quando esse ator encontra seu palhaço no mundo da palhaçaria, isso é um gozo, é uma consagração. E o João Grilo e o Chicó são pra mim e para o Selton [Mello] o batismo dos nossos palhaços. Então, 25 anos depois quando vem O Auto da Compadecida para nós de novo, é uma loucura. Porque somos nós encarando os nossos palhaços de novo. E tendo que entender se a gente ainda os merecia, se sabia fazê-los, se eles ainda serviam para o Brasil”.
Depois da conversa com o público, batemos um papo com Matheus Nachtergaele sobre a importância dos festivais de cinema, audiovisual brasileiro e sua ligação com a cidade de Tiradentes: “Os festivais serão igrejas ambulantes, cerimônias ambulantes. Como se fosse uma grande capoeira onde o país consegue mostrar pelo Brasil todo a arte que ele tem feito naquele ano”.
E completou: “Eu acho que as mostras de cinema são extremamente importantes. Primeiro porque dão visibilidade a filmes que os streamings mais competitivos não dão e as salas de cinema comercial não conseguem receber. Nas mostras e festivais, o público tem acesso a um conteúdo artístico mais investigativo, arriscado, poético e de vários gêneros. Eu espero que o Brasil continue fomentando e aumentando a quantidade desses eventos porque é uma alegria intensa poder ver um tipo de filme que não vai chegar em cidades espalhadas por esse Brasil, que é um grande sertão. O bom cinema está fora do shopping”, finalizou o ator, autor e cineasta.
*Clique aqui e assista ao vídeo completo com nossa entrevista exclusiva com Matheus Nachtergaele
*O CINEVITOR está em Tiradentes e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Foto Jackson Romanelli/Universo Produção.