A Academia de Artes e Técnicas do Cinema, Académie des Arts et Techniques du Cinéma, anunciou nesta quarta-feira, 24/01, os indicados ao prêmio César 2024, conhecido como o Oscar francês.
Neste ano, Reino Animal, de Thomas Cailley, lidera a lista com doze indicações, entre elas, melhor filme e melhor direção; o consagrado Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, aparece na sequência com onze indicações, entre elas, melhor atriz para Sandra Hüller.
Os vencedores da 49ª edição serão anunciados no dia 23 de fevereiro, no Olympia, em Paris, em cerimônia apresentada por Valérie Lemercier. A atriz francesa Agnès Jaoui e o cineasta Christopher Nolan serão homenageados com o César Honorário. Neste ano, foram 111 indicações em 24 categorias; com participação recorde no primeiro turno de votação com 3.375 votos.
Conheça os indicados ao César 2024:
MELHOR FILME
Anatomia de uma Queda
Cão Danado
Je verrai toujours vos visages
O Processo Goldman
Reino Animal
MELHOR DIREÇÃO
Catherine Breillat, por Culpa e Desejo
Cédric Kahn, por O Processo Goldman
Jeanne Herry, por Je verrai toujours vos visages
Justine Triet, por Anatomia de uma Queda
Thomas Cailley, por Reino Animal
MELHOR ATRIZ
Hafsia Herzi, por Le ravissement
Léa Drucker, por Culpa e Desejo
Marion Cotillard, por Little Girl Blue
Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda
Virginie Efira, por L’Amour et les Forêts
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Adèle Exarchopoulos, por Je verrai toujours vos visages
Élodie Bouchez, por Je verrai toujours vos visages
Galatea Bellugi, por Cão Danado
Leïla Bekhti, por Je verrai toujours vos visages
Miou Miou, por Je verrai toujours vos visages
MELHOR ATOR
Arieh Worthalter, por O Processo Goldman
Benjamin Lavernhe, por L’Abbé Pierre: Une vie de Combats
Melvil Poupaud, por L’Amour et les Forêts
Raphaël Quenard, por Yannick
Romain Duris, por Reino Animal
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Anthony Bajon, por Cão Danado
Antoine Reinartz, por Anatomia de uma Queda
Arthur Harari, por O Processo Goldman
Pio Marmaï, por Yannick
Swann Arlaud, por Anatomia de uma Queda
REVELAÇÃO FEMININA
Céleste Brunnquell, por La fille de son père
Ella Rumpf, por O Desafio de Marguerite
Kim Higelin, por Le consentement
Rebecca Marder, por De grandes espérances
Suzanne Jouannet, por La voie royale
REVELAÇÃO MASCULINA
Julien Frison, por O Desafio de Marguerite
Milo Machado-Graner, por Anatomia de uma Queda
Paul Kircher, por Reino Animal
Raphaël Quenard, por Cão Danado
Samuel Kircher, por Culpa e Desejo
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Anatomia de uma Queda, escrito por Justine Triet e Arthur Harari
Cão Danado, por Jean-Baptiste Durand
Je verrai toujours vos visages, escrito por Jeanne Herry
O Processo Goldman, escrito por Nathalie Hertzberg e Cédric Kahn
Reino Animal, escrito por Thomas Cailley e Pauline Munier
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Culpa e Desejo, escrito por Catherine Breillat
L’Amour et les Forêts, escrito por Valérie Donzelli e Audrey Diwan
Le consentement, escrito por Vanessa Filho
MELHOR DOCUMENTÁRIO
As 4 Filhas de Olfa, de Kaouther Ben Hania
Atlantic Bar, de Fanny Molins
Little Girl Blue, de Mona Achache
Notre corps, de Claire Simon
Sur l’Adamant, de Nicolas Philibert
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki (Finlândia/Alemanha)
Oppenheimer, de Christopher Nolan (EUA/Reino Unido)
Perfect Days, de Wim Wenders (Japão/Alemanha)
Rapito, de Marco Bellocchio (Itália/França/Alemanha)
Simple comme Sylvain, de Monia Chokri (Canadá/França)
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Interdito a Cães e Italianos, de Alain Ughetto
Linda veut du poulet!, de Chiara Malta e Sébastien Laudenbach
Mars Express, de Jérémie Périn
MELHOR FILME DE ESTREIA
Bernadette, de Léa Domenach
Cão Danado, de Jean-Baptiste Durand
Le Ravissement, de Iris Kaltenbäck
Vermines, de Sébastien Vaniček
Vincent doit mourir, de Stéphan Castang
MELHOR FOTOGRAFIA
Anatomia de uma Queda, por Simon Beaufils
O Processo Goldman, por Patrick Ghiringhelli
O Sabor da Vida, por Jonathan Ricquebourg
Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan e Os Três Mosqueteiros: Milady, por Nicolas Bolduc
Reino Animal, por David Cailley
MELHOR MONTAGEM
Anatomia de uma Queda, por Laurent Sénéchal
Je verrai toujours vos visages, por Francis Vesin
Little Girl Blue, por Valérie Loiseleux
O Processo Goldman, por Yann Dedet
Reino Animal, por Lilian Corbeille
MELHOR FIGURINO
Jeanne du Barry, por Jürgen Doering
O Crime é Meu, por Pascaline Chavanne
O Sabor da Vida, por Tran Nu Yên Khê
Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan e Os Três Mosqueteiros: Milady, por Thierry Delettre
Reino Animal, por Ariane Daurat
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Anatomia de uma Queda, por Emmanuelle Duplay
Jeanne du Barry, por Angelo Zamparutti
O Sabor da Vida, por Toma Baquéni
Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan e Os Três Mosqueteiros: Milady, por Stéphane Taillasson
Reino Animal, por Julia Lemaire
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Cão Danado, por Delphine Malausséna
Disco Boy: Choque Entre Mundos, por Vitalic
L’Amour et les Forêts, por Gabriel Yared
Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan e Os Três Mosqueteiros: Milady, por Guillaume Roussel
Reino Animal, por Andrea Laszlo de Simone
MELHOR SOM
Anatomia de uma Queda, por Julien Sicart, Fanny Martin, Jeanne Delplancq e Olivier Goinard
Je verrai toujours vos visages, por Rémi Daru, Guadalupe Cassius, Loïc Prian e Marc Doisne
O Processo Goldman, por Erwan Kerzanet, Sylvain Malbrant e Olivier Guillaume
Reino Animal, por Fabrice Osinski, Raphaël Sohier, Matthieu Fichet e Niels Barletta
Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan e Os Três Mosqueteiros: Milady, por David Rit, Gwennolé Le Borgne, Olivier Touche, Cyril Holtz e Niels Barletta Pour
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Acide, por Thomas Duval
La Montagne, por Lise Fischer e Cédric Fayolle
Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan e Os Três Mosqueteiros: Milady, por Olivier Cauwet
Reino Animal, por Cyrille Bonjean, Bruno Sommier e Jean-Louis Autret
Vermines, por Léo Ewald
MELHOR CURTA-METRAGEM | FICÇÃO
Boléro, de Nans Laborde-Jourdàa
L’attente, de Alice Douard
Les silencieux, de Basile Vuillemin
Rapide, de Paul Rigoux
MELHOR CURTA-METRAGEM | ANIMAÇÃO
Drôles D’oiseaux, de Charlie Belin
Été 96, de Mathilde Bédouet
La forêt de mademoiselle Tang, de Denis Do
MELHOR CURTA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
L’Acteur, ou la surprenante vertu de l’incompréhension, de Hugo David e Raphaël Quenard
L’Effet de mes rides, de Claude Delafosse
La Mécanique des fluides, de Gala Hernández López
Foto: Divulgação/Diamond Films.