Foram anunciados nesta sexta-feira, 02/02, os vencedores da 53ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR, International Film Festival Rotterdam), considerado um dos maiores do mundo e que destaca talentos cinematográficos dirigidos por novos cineastas.
O melhor filme da Tiger Competition, eleito pelo júri formado por Marco Müller, Ena Sendijarević, Nadia Turincev, Billy Woodberry e Herman Yau, foi o japonês Rei, de Tanaka Toshihiko. A justificativa diz: “O júri decidiu atribuir o prêmio para um realizador em ascensão que optou por desenvolver o seu filme de estreia em um ambiente livre e ilimitado”.
O filme de encerramento desta edição foi a comédia dramática La Luna, uma coprodução entre Singapura e Malásia, com direção de M. Raihan Halim. O festival apresentou 424 títulos na programação, incluindo 183 estreias mundiais.
Neste ano, o cinema brasileiro marcou presença com diversos títulos, entre eles, Levante, de Lillah Halla, que levou o prêmio de melhor filme segundo o Júri Jovem, formado por admiradores da sétima arte com idade entre 16 e 22 anos. A justificativa diz: “O filme que escolhemos é ousado, destemido e representativo das experiências e emoções turbulentas pelas quais passam os jovens. É um filme que encontra o equilíbrio entre ser desafiador e ressoar com um público jovem, com uma longevidade promissora, um filme que permanece com seus espectadores muito depois de eles saírem do cinema. Além disso, o filme que escolhemos espalha uma mensagem poderosa que tocou os nossos corações e que nós, como jovens, gostaríamos de apoiar”.
O longa narra os desafios de Sofía, interpretada por Ayomi Domenica, uma jovem de 17 anos que, às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada.
Com distribuição da Vitrine Filmes, e com estreia marcada para 22 de fevereiro, o elenco conta também com Loro Bardot, Grace Passô, Gláucia Vandeveld, Rômulo Braga, Larissa Siqueira, Onna Silva, Lorre Motta, Isabella Pinheiro, Heloísa Pires, Helô Campello, Karina Rie Ishida e Lorena Costa.
O Prêmio Robby Müller, que homenageia um criador de imagem (diretor de fotografia, cineasta ou artista visual), foi entregue para o fotógrafo Grimm Vandekerckhove, da Bélgica, conhecido por seu trabalho delicado e humanista com o cineasta Bas Devos.
Conheça os vencedores do International Film Festival Rotterdam 2024:
TIGER COMPETITION
Melhor Filme: Rei, de Tanaka Toshihiko (Japão)
Prêmio Especial do Júri: Kiss Wagon, de Midhun Murali (Índia)
Prêmio Especial do Júri: Flathead, de Jaydon Martin (Austrália)
BIG SCREEN COMPETITION
Melhor Filme: The Old Bachelor, de Oktay Baraheni (Irã)
PRÊMIO FIPRESCI
Kiss Wagon, de Midhun Murali (Índia)
PRÊMIO NETPAC
Schirkoa: In Lies We Trust, de Ishan Shukla (Índia/França/Alemanha)
MELHOR FILME | JÚRI JOVEM
Levante, de Lillah Halla (Brasil/França/Uruguai)
AMMODO TIGER SHORT AWARDS
Crazy Lotus, de Naween Noppakun (Tailândia)
Few Can See, de Frank Sweeney (Irlanda)
Workers’ Wings, de Ilir Hasanaj (Kosovo)
PRÊMIO KNF | CURTA-METRAGEM
Daphne was a torso ending in leaves, de Catriona Gallagher (Itália/Grécia)
PRÊMIO DO PÚBLICO
Green Border, de Agnieszka Holland (Polônia)
PRÊMIO ROBBY MÜLLER
Grimm Vandekerckhove
*Clique aqui e confira a lista completa com os premiados
Foto: Wilssa Esser.