Foram anunciados nesta quinta-feira, 18/04, os curtas-metragens selecionados para a Semana da Crítica 2024 (Semaine de la Critique), mostra paralela ao Festival de Cannes que concentra-se na descoberta de novos talentos. Desde que foi criada pelo Syndicat Français de la Critique de Cinéma, em 1962, busca explorar e revelar novos cineastas inovadores do mundo todo.
Em sua 63ª edição, a Semana da Crítica, que acontecerá entre os dias 15 e 23 de maio, terá o cineasta espanhol Rodrigo Sorogoyen como presidente do júri; a atriz ruandesa Eliane Umuhire, a produtora francesa Sylvie Pialat, a diretora de fotografia belga Virginie Surdej e o crítico de cinema canadense Ben Croll completam o time de jurados.
Neste ano, o cinema brasileiro marca presença com o curta-metragem de animação A Menina e o Pote, de Valentina Homem. A trama se passa em um mundo distópico onde uma jovem quebra um vaso de cerâmica que esconde um segredo. Esta ação abre portas para um mundo paralelo e a jovem entra num período de transformação em que é finalmente possível criar um novo mundo.
Com narração e consultoria de cosmologias indígenas de Francy Baniwa, o roteiro é coletivo e assinado por Valentina Homem, Eva Randolph, Francy Baniwa, Nara Normande e Tati Bond. A equipe conta também com Felippe Mussel no som, Eva Randolph na montagem, Francisco Fontes Baniwa na trilha sonora, Tati Bond na animação e arte; Nara Normande assina também a direção de animação, que foi feita em pintura em vidro. Diego Akel e Antonia Muniz assinam a consultoria de animação.
A diretora Valentina Homem, artista e cineasta brasileira, nascida no Recife e atuante desde o início dos anos 2000, passou por Cannes em 2016 com o curta-metragem Abigail na Quinzena de Cineastas. Atualmente está em finalização de seu primeiro longa-metragem, Um Dia Antes de Todos os Outros.
Vale lembrar que já anunciado anteriormente, o longa-metragem Baby, dirigido por Marcelo Caetano, também foi selecionado para esta mesma mostra. Clique aqui e saiba mais.
Conheça os curtas-metragens selecionados para a Semana da Crítica 2024:
COMPETIÇÃO | CURTA-METRAGEM
A Menina e o Pote, de Valentina Homem (Brasil)
Alazar, de Beza Hailu Lemma (Etiópia/França/Canadá)
As Minhas Sensações são Tudo o que Tenho para Oferecer, de Isadora Neves Marques (Portugal)
Ella se Queda, de Marinthia Gutiérrez Velazco (México)
Montsouris, de Guil Sela (França)
Noksan, de Cem Demirer (Turquia)
Radikals, de Arvin Belarmino (Filipinas/EUA/Bangladesh/França)
Supersilly, de Veronica Martiradonna (França)
Taniec w Narożniku, de Jan Bujnowski (Polônia)
Αυτο που ζηταμε απο ενα αγαλμα ειναι να μην κινειται (What we ask of a statue is that it doesn’t move/Ce qu’on demande à une statue c’est qu’elle ne bouge pas), de Daphné Hérétakis (Grécia/França)
SESSÃO ESPECIAL
1996 ou les Malheurs de Solveig, de Lucie Borleteau (França)
Las novias del sur, de Elena López Riera (Suíça/Espanha)
Sannapäiv, de Anna Hints e Tushar Prakash (Estônia)
CONVIDADOS | Festival International du Film de Morelia
Extinción de la especie, de Matt Porterfield e Nicolasa Ruiz (México)
HA, de María Almendra Castro Camacho (México)
Xquipi (Ombligo), de Juan Pablo Villalobos Díaz (México)
Foto: Divulgação.