Baseado em um dos livros mais vendidos e cultuados da autora Clarice Lispector, o filme A Hora da Estrela, dirigido por Suzana Amaral, será relançado nos cinemas em versão digitalizada em 4K depois de quase quarenta anos de sua estreia.
Protagonizado por Marcélia Cartaxo, que recebeu o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim, em 1986, o longa acompanha a jovem Macabéa, uma nordestina datilógrafa que encontra um namorado em São Paulo e sonha com a felicidade.
Após digitalizar e lançar Durval Discos, de Anna Muylaert, a Sessão Vitrine Petrobras reestreia nos cinemas, a partir desta quinta-feira, 16/05, o clássico brasileiro, que recebeu seis prêmios no Festival de Cinema de Brasília, em 1985, entre eles, melhor filme, direção e atriz.
A digitalização da obra aconteceu no Rio de Janeiro, aos cuidados de Débora Butruce, curadora e responsável pelos filmes de patrimônio do projeto: “Graças ao patrocínio da Petrobras é possível incluir filmes de patrimônio entre os lançamentos da Sessão Vitrine Petrobras, resgatando a memória do audiovisual nacional e favorecendo a formação de uma cultura cinematográfica baseada em referências brasileiras, ação essencial para a valorização do nosso cinema”, afirma Silvia Cruz, criadora do projeto e sócia-fundadora da Vitrine Filmes.
Na trama, Macabéa é uma mulher nordestina que mal tem consciência de existir. Após perder uma velha tia, seu único elo com o mundo, ela viaja para São Paulo, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe prevê um futuro luminoso, diferente do que a espera.
Além de Marcélia Cartaxo, o filme também conta com Tamara Taxman, Fernanda Montenegro, Umberto Magnani, José Dumont e Marcus Vinicius no elenco. O roteiro, baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, é assinado por Suzana Amaral e Alfredo Oroz.
Para celebrar a volta do longa aos cinemas, a Sessão Vitrine Petrobras realizou uma pré-estreia na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com exibição da obra ao ar livre. A protagonista Marcélia Cartaxo marcou presença no evento, assim como Assunção Hernandes, produtora do filme, e Claudia Rezende, uma das filhas de Suzana Amaral.
Aperte o play e confira os melhores momentos da exibição e uma entrevista exclusiva com a atriz paraibana Marcélia Cartaxo:
Foto: Maria Pekin.