A ABC, Associação Brasileira de Cinematografia, fundada em 2 de janeiro de 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro, especialmente diretores e diretoras de fotografia, com o objetivo de incentivar a troca de ideias e informações para democratizar e multiplicar o aperfeiçoamento técnico e artístico da categoria.
Hoje são mais de 440 associados e uma série de atividades realizadas. Através de um fórum, exclusivo para associados, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC, Informe ABC e boletim eletrônico enviado a cerca de dois mil assinantes, procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.
A ABC ainda atua na área do direito autoral, seguindo a tendência de reconhecimento dos direitos legais de coautoria nas obras audiovisuais nos moldes que já vêm ocorrendo em alguns países europeus. Aperfeiçoando-se no dia a dia da convivência entre os colegas, a Associação, hoje a maior do gênero no país, planeja um crescimento orgânico, com ênfase na qualidade dos seus quadros, para proporcionar uma melhor qualificação técnica, artística e ética para os profissionais da produção audiovisual brasileira.
O Prêmio ABC de Cinematografia, que encerra a programação da Semana ABC, teve sua primeira edição em 2001. Os vencedores deste ano serão anunciados no sábado, 18/05, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, em cerimônia apresentada pela atriz Karine Teles. Os trabalhos premiados nas 13 categorias são escolhidos por meio de votação dos sócios e sócias da ABC, o que transforma o Prêmio ABC em uma das principais premiações brasileiras, em que o reconhecimento vem dos próprios pares, neste caso, profissionais da cinematografia.
Conheça os finalistas ao Prêmio ABC 2024:
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA | LONGA-METRAGEM | FICÇÃO
Bem-vinda, Violeta!, por Gustavo Hadba
Luz nos Trópicos, por Pedro Urano e Paula Gaitán
Meu Nome é Gal, por Pedro Sotero
O Espaço Infinito, por Pedro Maffei
Rio do Desejo, por Adrian Teijido
Tinnitus, por Rui Poças
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA | LONGA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
Chic Show, por Léo Bittencourt
Nada Sobre Meu Pai, por Rafael Mazza
Quando Falta o Ar, por Léo Bittencourt
Quantos Dias Quantas Noites, por Vitor Amati
Vento na Fronteira, por Alziro Barbosa
Visions in The Dark, por Pedro Rocha
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE | LONGA-METRAGEM | FICÇÃO
Bem-vinda, Violeta!, por Mariela Rípodas
O Sequestro do Voo 375, por Rafael Ronconi
Pedágio, por Vicente Saldanha
Tia Virgínia, por Ana Mara Abreu
Tinnitus, por Carol Ozzi
MELHOR MONTAGEM | LONGA-METRAGEM | FICÇÃO
Bem-vinda, Violeta!, por Sabrina Wilkins e Fernando Epstein
Mussum, o Filmis, por André Simões
O Homem Cordial, por Nina Galanternick
O Rio do Desejo, por Ricardo Farias, Marcelo Junqueira e Felipe Duarte Ferpa
Pedágio, por Ricardo Saraiva e Lautaro Colace
MELHOR MONTAGEM | LONGA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, por João Wainer
Memória Sufocada, por Gabriel Di Giacomo Rocha
Quando Falta o Ar, por Paulo Celestino Mendes Campos
Retratos Fantasmas, por Matheus Farias
Um Tiro no Escuro, por Tasso Lapa Dourado
MELHOR SOM | LONGA-METRAGEM | FICÇÃO
Mato Seco em Chamas, por Francisco Craesmeyer, Daniel Turini, Fernando Henna e Henrique Chiurciu
Mussum, o Filmis, por Evandro Lima, Rodrigo Noronha, Gustavo Loureiro, Acácia Lima e Tomás Alem
Noites Alienígenas, por Pedro Sá Earp e Bernardo Gebara
Nosso Sonho, por Pedro Saldanha, Ariel Henrique, Tomás Alem e Bernardo Uzeda
O Sequestro do Voo 375, por Sérgio Scliar, Ricardo Reis e Miriam Biderman
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA | CURTA-METRAGEM
Pássaro Memória, por Guilherme Tostes
Píer, por Tiago Pinheiro
Pra Te Ver de Novo, por Anderson Sérgio
Sem Fantasia, por Fernando Duarte
Vão das Almas, por David Alves Mattos e Cled Pereira
Yãmî Yah-Pá, por Bento Marzo
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA | SÉRIE DE TV
Anderson Spider Silva (episódio 1), por Adrian Teijido
Betinho: No Fio da Navalha (episódio 1), por Pedro Sotero
Cangaço Novo (episódio 3), por Azul Serra
Fim (episódio 7), por Fernando Young e Lula Cerri
João Sem Deus: A Queda de Abadiânia (episódio 1), por Janice D’Avila
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE | SÉRIE DE TV
Além do Guarda-Roupa (episódio 1), por Claudia Calabi
Amar é para os Fortes (episódio 4), por Joana Mureb
Histórias (Im)Possíveis (episódio 1), por Juliana Lobo
João Sem Deus: A Queda de Abadiânia (episódio 1), por Fernanda Carlucci
Marcelo, Marmelo, Martelo (episódio 2), por Marghe Pennacchi e Rafael Blas
Rio Connection (episódio 4), por Valéria Costa
MELHOR SOM | SÉRIE DE TV
Amar é para os Fortes (episódio 1), por Frederico Massine, Armando Torres Jr., Caio Guerin, Bernardo Uzeda e Tomás Alem
Anderson Spider Silva (episódio 1), por Jorge Rezende, Armando Torres Jr., Caio Guerin, Tomás Alem e Bernardo Uzeda
Cangaço Novo (episódio 3), por George Saldanha, Anderson Ferreira, Alessadro Laroca, Guilherme Marinho e Eduardo Virmond
Fim (episódio 1), por Jorge Saldanha, Gabriela Bervian, Pedro Saldanha, Alessandro Laroca, Guilherme Marinho e Eduardo Virmond
Sintonia (episódio 8), por Leandro Lima, Guilherme Marinho, Alessandro Laroca e Eduardo Virmond
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA | VIDEOCLIPE
Fallen Leaf, de Vintage Culture feat. Fideles e Be No Rain; por Pepe Mendes
Fé nas Maluca, de IZA e MC Carol; por Victor Alencar
Layla & Nadja, de Unknown Mortal Orchestra; por Yuri Maranhão
Quem Bate Esquece, de Ravi Lobo; por Rafael Mattar
S.E.X.O., de Hodari; por Renato Hojda
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA | FILME PUBLICITÁRIO
Allos, por Kairo Lenz
Ashe: US Open, por Yuri Maranhão
Gatorade: Clássicos (Derby), por Lucas Oliveira
Não Existem Atalhos: Rio Games, por Pepe Mendes
Ninho: Aprendendo Juntos, por Lícia Arosteguy
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA | FILME ESTUDANTIL
Kila & Mauna, por Naya Oliveira e Sunny Maia (Vila das Artes)
No Fim da Noite, por Charles dos Santos (USP)
Noite de Cinzas, por Luzia Saraiva (Unisinos)
Nosso Tipo Inesquecível, por Letícia Rocha (USP)
Os Peixes Mais Lindos do Mundo, por Gabriel Saraiva e Gabriela Pazini (ESPM Rio)
Foto: Divulgação/Elo Studios.