Prêmio Grande Otelo 2024: curtas selecionados para o primeiro turno estão disponíveis no Porta Curtas

por: Cinevitor
Leona Jhovs em Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem, de Anderson Bardot

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou recentemente os títulos inscritos para o primeiro turno do Prêmio Grande Otelo 2024, antes chamado de Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que acontecerá no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Os títulos serão avaliados pelos membros da Academia, que depois escolherão os finalistas da 23ª edição em 29 categorias. No ano passado, o longa Marte Um, de Gabriel Martins, foi o grande vencedor com oito troféus. Os curtas premiados em 2023 foram: Big Bang, de Carlos Segundo; Território Pequi, de Takumã Kuikuro; e A Menina Atrás do Espelho, de Iuri Moreno.

Neste ano, a Academia repete a parceria com o site Porta Curtas e os indicados ao Troféu Grande Otelo nas categorias de curta-metragem neste primeiro turno estão disponíveis gratuitamente para o público (clique aqui). A seleção apresenta alguns dos filmes mais instigantes da última temporada, compondo um panorama diversificado da rica produção de curtas do ano que passou; são 62 filmes brasileiros entre ficção, documentário e animação.

O resultado da votação interna da comunidade do Porta Curtas, que não interfere no resultado final do Prêmio Grande Otelo, será divulgado no próprio site. Paralelamente, os membros da Academia Brasileira de Cinema escolhem os finalistas em cada categoria entre todos os selecionados deste primeiro turno e, depois, elegem os vencedores.

Vale destacar que os filmes Mãri hi: A Árvore do Sonho, de Morzaniel Ɨramari; O Condutor da Cabine, de Cristiano Burlan; Peixes Vivos, de Bob Yang, Frederico Evaristo e Bru Fotin; e Thuë pihi kuuwi: Uma Mulher Pensando, de Aida Harikariyoma Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yanomami também foram selecionados pela Academia Brasileira de Cinema, mas não estão disponíveis para exibição por questões contratuais.

Conheça os curtas selecionados para o primeiro turno de 2024 e disponíveis no Porta Curtas:

FICÇÃO

A Menina e o Mar, de Gabriel Mellin (RJ)
A Pia, de Eduardo Mattos (SP)
Cabana, de Adriana de Faria (PA)
Deixa, de Mariana Jaspe (RJ)
Lapso, de Caroline Cavalcanti (MG)
Mergulho, de Marton Olympio e Anderson Jesus (SP)
Moventes, de Jefferson Cabral (RN)
Nina e o Abismo, de Alice Name-Bomtempo (RJ)
O Cavalo de Pedro, de Daniel Nolasco (GO)
O Último Rock, de Diego de Jesus (ES)
Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli (SP)
Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem, de Anderson Bardot (ES)
Quentinha, de Rwanyto Oscar Santos (CE)
Quinze Quase Dezesseis, de Thais Fujinaga (SP)
Ramal, de Higor Gomes (MG)
Remendo, de Roger Ghil (Gg Fakolade) (ES)
Se Precisar de Algo, de Mariana Cobra (SP)
Solos, de Pedro Vargas (SP)
Vão das Almas, de Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape (DF)
Yãmî Yah-Pá: Fim da Noite, de Vladimir Seixas (RJ)

DOCUMENTÁRIO

A Alma das Coisas, de Douglas Soares e Felipe Herzog (RJ)
A Edição do Nordeste, de Pedro Fiuza (RN)
Arruma um Pessoal pra Gente Botar uma Macumba num Disco, de Chico Serra (RJ)
As Marias, de Dannon Lacerda (MS)
Caixa Preta, de Bernardo Oliveira e Saskia (RJ/SP)
Cama Vazia, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet (SP)
Céu, de Valtyennya Pires (PB)
Dourado, de Marx Braga (RJ)
E Nada Mais Disse, de Julia Menna Barreto (RJ)
Eu, Negra, de Juh Almeida (BA)
Ferro’s Bar, de Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros (SP)
Macaléia, de Rejane Zilles (RJ)
Onde a Floresta Acaba, de Otavio Cury (SP)
Pastrana, de Gabriel Motta e Melissa Brogni (RS)
Pirenopolynda, de Bruno Victor, Izzi Vitório e Tita Maravilha (GO)
Por Favor Leiam para que Eu Descanse em Paz, de Anna Costa e Silva e Nanda Félix (RJ)
Pulmão de Pedra, de Torquato Joel (PB)
Quem de Direito, de Ana Galizia (RJ)
Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ, de Flávia Person, Barbara Pettres e Walderes Coctá Priprá (SC)

ANIMAÇÃO

A Tábua de Esmeralda, de Felippe Moraes (SP)
Apontamentos de Curva _ Correnteza, de Flavia Regaldo (SP)
Barra Nova, de Diego Maia (CE)
Cadim, de Luiza Pugliesi Villaça (SP)
Carcinização, de Denis Souza (RS)
Cem Pilum: A História do Dilúvio, de Thiago Morais (AM)
Ciranda Feiticeira, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio (PE)
Depois do Sonho, de Ayodê França (PE)
Diafragma, de Robson Cavalcante (AL)
Diamantes de Acayaca, de Fernanda Roque e Francisco Franco (MG)
Era uma Noite de São João, de Bruna Velden (PB)
Ernesto, de Fernanda Roque (MG)
Eu Nunca Contei a Ninguém, de Douglas Duan (PE)
Guaracy, de Daniel Bruson e Eliete Della Violla (SP)
Jussara, de Camila Cordeiro Ribeiro (BA)
Lapso, de Mônica Moura (SP)
Maréu, de Nicole Schlegel (RJ)
Mulher Vestida de Sol, de Patrícia Moreira (BA)
Noite no Ar, de Nino Pereira (SP)
Pária, de Daniel Bruson (SP)
Pressure, de Che Marcheti (SP)
Quintal, de Mariana Netto (BA)
Secret Id, de Nivaldo Godoy Jr. (SP)

Foto: Luara Monteiro.

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