Foram anunciados neste domingo, 12/05, os vencedores da 35ª edição do GLAAD Media Awards, que reconhece e homenageia os meios de comunicação e artistas por suas representações justas, precisas e inclusivas da comunidade LGBTQIA+ e os problemas que afetam sua vidas.
A cerimônia de premiação aconteceu em Nova York e foi apresentada por Ross Mathews. Neste ano, a comédia Clube da Luta para Meninas venceu na categoria principal de melhor filme. Além disso, a atriz e cantora Jennifer Hudson foi homenageada com o Excellence in Media Award e recebeu tal honraria das mãos de Laverne Cox; o músico Orville Peck recebeu o Vito Russo Award, que foi entregue por Jennifer Lawrence.
Neste ano, o Brasil estava na disputa com o documentário Uýra – A Retomada da Floresta, de Juliana Curi. Vale lembrar que o GLAAD Media Awards realiza duas cerimônias: a primeira aconteceu no dia 14 de março, em Los Angeles, com o anúncio dos primeiros vencedores.
A GLAAD, Gay & Lesbian Alliance Against Defamation, é uma ONG americana que monitora publicações relacionadas ao público LGBTQIA+ na mídia. Foi fundada em novembro de 1985 por jornalistas e escritores em resposta à uma cobertura sensacionalista do New York Post sobre a epidemia da AIDS. Desde 1990 realiza uma premiação, conhecida como GLAAD Media Awards, que já se tornou a premiação anual LGBTQ mais visível do mundo, com mensagens poderosas de aceitação para o público global.
Conheça os vencedores do 35º GLAAD Media Awards nas categorias de cinema:
MELHOR FILME | GRANDE LANÇAMENTO
Clube da Luta para Meninas, de Emma Seligman
MELHOR FILME | LANÇAMENTO LIMITADO
Monica, de Andrea Pallaoro
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Beyond the Aggressives: 25 Years Later, de Daniel Peddle
MELHOR FILME PARA TV OU STREAMING
Rustin, de George C. Wolfe
Foto: Jared Siskin/Getty Images for GLAAD.