Foram anunciados neste sábado, 22/06, no CineTeatro X de Novembro, em São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina, os vencedores da terceira edição do FALA São Chico, Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul.
O festival é dedicado ao documentário e à celebração do vínculo entre Cinema e História, com sua realização no Centro Histórico do terceiro território mais antigo do Brasil. Na Mostra Curtas Catarinenses e Latinos o melhor filme escolhido pelo Júri Oficial foi A Trilha Sonora de um Bairro, de Betinho Celanex e Danilo Custódio, que traça o retrato do bairro Cidade Industrial de Curitiba a partir da cena rapper. O filme também recebeu o prêmio do Júri Popular da Mostra Infantojuvenil, na escolha de mais de 600 crianças e adolescentes participantes.
Os filmes premiados irão receber R$ 27 mil em prêmios oferecidos pelas empresas parceiras da Associação Cultural Panvision. Tiago Santos, Diretor Executivo da Panvision, lembrou o pai, Antonio Celso dos Santos, falecido em 2023, que sempre agradecia à equipe incansável, assim como agradeceu à prefeitura e a todos os parceiros e apoiadores. Com isso, convidou toda a equipe do FALA São Chico 2024 ao palco, como uma forma de agradecer a quem faz o festival e mostrar ao público todos os envolvidos.
No palco, foi também entregue o Troféu Amigo do FALA à intérprete de Libras Adriane Klug, pelo seu envolvimento nas atividades e por integrar cada vez mais na missão de acessibilidade. Marilha Naccari, diretora-presidente da Associação Cultural Panvision e diretora de programação do FALA, dando continuidade ao legado do pai, também agradeceu à equipe incansável, “que colabora para completar aqui os sonhos compartilhados e continuar construindo mudanças sociais e mudanças na nossa história”.
O júri deste ano foi formado por: Carol Marins, Fahya Kury Cassins, Icaro Bittencourt, Meibe Rodrigues e Mikael de Melo Pereira. A noite de encerramento contou também com a exibição de dois filmes: O Primeiro Telefone da Cidade, de Marina Simioli, e Trilhos Históricos II: Ferrovia Dona Francisca, de Antonio Celso dos Santos, idealizador da Associação Cultural Panvision, que faleceu no ano passado, sendo esta a primeira grande homenagem a ele nos festivais da Panvision.
Conheça os vencedores do 3º FALA São Chico:
MELHOR CURTA | JÚRI OFICIAL
A Trilha Sonora de um Bairro, de Betinho Celane e Danilo Custódio (Brasil, PR)
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
A Menos que Bailemos, de Fernanda Pineda Palencia e Hanz Rippe Gabriel (Colômbia)
MENÇÃO HONROSA
Mientras Todo Iba Pasando, de Sandra Rodríguez e Arón Núnez Curto (Peru)
JÚRI POPULAR
Marta: Consertadora de Guarda Chuva, de Dannyel Leite (Brasil, SP)
MOSTRA INFANTOJUVENIL | JÚRI POPULAR
A Trilha Sonora de um Bairro, de Betinho Celane e Danilo Custódio (Brasil, PR)
AMIGO DO 3º FALA SÃO CHICO
Adriane Klug, intérprete de Libras
Foto: Daniel Guilhamet.