34º Cine Ceará: inscrições abertas para as mostras competitivas

por: Cinevitor
Inscrições abertas até 31 de agosto

A 34ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá entre os dias 9 e 15 de novembro, em Fortaleza, está com inscrições abertas para as mostras Competitiva Ibero-americana de longa-metragem, brasileira de curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site (clique aqui). Neste ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o melhor longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição.

Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasil, sendo realizado anualmente, de forma ininterrupta desde 1991, ano em que foi lançado como Festival Vídeo Mostra Fortaleza. Desde 2006, o Cine Ceará tem o conceito atual, abrangendo produções de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha.

Com acesso gratuito a toda programação, o Cine Ceará ocupa anualmente dois dos principais equipamentos culturais públicos do estado: o Cineteatro São Luiz e o Cinema do Dragão, ambos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), geridos pelo IDM, Instituto Dragão do Mar. Além de mostras competitivas, o festival realiza exibições especiais, mostras sociais, debates, homenagens, cursos, entre outras atividades.

A Mostra Competitiva Ibero-americana de longa-metragem é direcionada a filmes de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos gêneros animação, ficção, documentário ou experimentais. Os longas inscritos devem ter sido concluídos a partir de 2023, com duração mínima de 60 minutos.

A Competitiva Brasileira de curta-metragem é aberta a filmes realizados por produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos dos gêneros de ficção, documentário, animação ou experimentais, com duração máxima de 25 minutos, concluídos a partir de 2023, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará.

A Mostra Olhar do Ceará é aberta a produtoras ou diretores cearenses, residentes ou não no Ceará. Podem ser inscritos filmes de curta-metragem, de 25 minutos no máximo, e longa-metragem com duração mínima de 60 minutos, concluídos a partir de 2023, nos gêneros de ficção, documentário, animação ou experimentais, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições deste festival.

A exemplo das edições anteriores, a curadoria do Cine Ceará 2024 prioriza trabalhos inéditos e reservará no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras no conjunto das mostras competitivas. Todos os filmes selecionados deverão apresentar legenda descritiva para surdos e ensurdecidos em idioma português, conforme determina o Ministério da Cultura.

Dentre os participantes da Mostra Competitiva Ibero-americana de longa-metragem, serão agraciados com o Troféu Mucuripe os vencedores nas categorias: melhor longa-metragem, direção, atuação principal, atuação coadjuvante, roteiro, fotografia, montagem, trilha sonora original, som, direção de arte e Prêmio da Crítica. O melhor longa, eleito pelo Júri Oficial da Competitiva Ibero-americana, receberá o prêmio no valor de R$ 40 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.

Na Mostra Competitiva Brasileira de curta-metragem, o Troféu Mucuripe será concedido aos vencedores nas seguintes categorias: melhor curta-metragem, direção, roteiro e Prêmio da Crítica. O Júri Oficial da Mostra Olhar do Ceará elegerá o melhor curta-metragem e o melhor longa-metragem, que receberão o Troféu Mucuripe.

Foto: Rômulo Santos.

Comentários