In-Edit Brasil 2024: conheça os vencedores

por: Cinevitor
Luiz Melodia, no Coração do Brasil: filme vencedor

Foram anunciados nesta sexta-feira, 21/06, os vencedores da 16ª edição do In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical. Entre longas e curtas, nacionais e internacionais, inéditos no circuito comercial, a programação apresentou filmes com personalidades como Cyndi Lauper, Carlos Santana, Peter Doherty, Black Future, entre outros.

O longa Luiz Melodia, no Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan, foi o grande vencedor deste ano e será exibido na edição do In-Edit Barcelona 2024. Através de diversas imagens de arquivo, o documentário é narrado pelo próprio Melodia sobre sua trajetória, desde a infância nos morros do Rio de Janeiro, até ser descoberto por artistas como Wally Salomão e Gal Costa, passando pelo sucesso radiofônico, os conflitos com gravadoras e com o showbiz.

O júri, formado por Tila Chitunda, Bia Abramo e Claudinei Ferreira, concedeu ainda uma Menção Especial para Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos, sobre a cena dos bailes black surgida no Rio de Janeiro nos anos 1970. Tendo à frente Dom Filó, figura fundamental no surgimento da cena, e com depoimentos de outros personagens, o espectador é convidado a conhecer uma história de afirmação e que levava milhares de jovens pretos prontos para dançar, exibir suas roupas blaxploitation, seus penteados black power e cantar.

Além disso, entre os dias 24 e 26 de junho, no CineSesc, o In-Edit Brasil realizará sessões extras, exibindo alguns destaques desta edição; o ingresso para cada sessão terá valor único de dez reais.

Conheça os vencedores do 16º In-Edit Brasil:

MELHOR FILME
Luiz Melodia, no Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan (SP)

MENÇÃO ESPECIAL
Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos (RJ)

Foto: Divulgação.

Comentários