Vencedor do Prêmio Grande Otelo de melhor ator pelo personagem Lunga no consagrado Bacurau, de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, Silvero Pereira é um dos artistas mais aclamados da atualidade.
O cearense é ator, dramaturgo, produtor cultural, maquiador, iluminador, aderecista, diretor e artista plástico. Começou sua trajetória em 1998 e, desde então, atuou em vários grupos de teatro em seus 25 anos de carreira.
Conhecido pelo Coletivo Artístico As Travestidas, composto por atores e atrizes transexuais e travestis e artistas transformistas, o projeto já produziu diversos espetáculos ao redor do país. Ainda nos palcos, foi ovacionado com BR-Trans, que lhe rendeu diversos prêmios.
Sua estreia na TV aconteceu em 2017 na novela A Força do Querer, da Rede Globo, escrita por Gloria Perez; pelo personagem Nonato recebeu o Prêmio Extra de Televisão. Depois disso, se destacou no remake de Pantanal, em 2022, ao interpretar Zaquieu. No começo deste ano, foi o grande vencedor do programa The Masked Singer Brasil e já está confirmado no elenco de Garota do Momento, próxima novela das seis da Globo. Participou também da série Nada Suspeitos, da Netflix.
Nas telonas, apareceu pela primeira vez em Serra Pelada. Na sequência, atuou em longas e curtas como: Copa 181, No Fim de Tudo, Fantasma Neon, Me Tira da Mira, Bem-Vinda a Quixeramobim, De Repente Drag, além de Bacurau. Em 2022, foi homenageado com o Troféu Elke Maravilha no For Rainbow, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, em Fortaleza.
Presença constante no Festival de Cinema de Vitória, Silvero tem muito carinho pelo evento capixaba, no qual já participou de diversas atividades e lançou seu show Silvero Pereira Interpreta Belchior. Nesta 31ª edição, foi convidado para apresentar uma das noites, além de conduzir uma masterclass.
Entre uma sessão e outra, batemos um papo especial com o artista sobre sua carreira. Na conversa, realizada no camarim do Teatro Sesc Glória, Silvero falou com afeto da sua relação com o Festival de Vitória e com Lucia Caus, diretora do evento. Além disso, relembrou a trajetória da peça BR-Trans; falou da sua preparação para a novela Pantanal; destacou o sucesso do premiado filme Bacurau e seu trabalho com Leonardo Martinelli e Dennis Pinheiro no consagrado curta-metragem Fantasma Neon. Silvero também relembrou o sucesso do show Silvero Pereira Interpreta Belchior, que rodou o Brasil e culminou em um EP lançado recentemente, que conta com participações especiais de Ivete Sangalo e Bráulio Bessa; falou também do seu terceiro monólogo, Pequeno Monstro, que segue em cartaz.
Além disso, destacou seu próximo trabalho nas telonas: o aguardado longa-metragem Maníaco do Parque, dirigido por Mauricio Eça, que será lançado em outubro no Prime Video Brasil. No filme, ele interpreta o motoboy Francisco de Assis Pereira, serial killer que chocou o país ao ser condenado por atacar 23 mulheres e assassinar dez delas.
A trama se passa em São Paulo, em 1998, e mostra a intensa cobertura da imprensa na época e como uma jovem repórter precisou lidar com seus traumas pessoais enquanto encarava um dos principais casos policiais e midiáticos do país. O elenco conta também com Giovanna Grigio, Marco Pigossi, Xamã, Bruno Garcia, Mel Lisboa, Augusto Madeira, Christian Malheiros e Bruna Mascarenhas. O filme é produzido por Marcelo Braga; L.G. Bayão assina o roteiro com pesquisa da jornalista investigativa Thaís Nunes.
Aperte o play e confira:
Foto: Vikki Dessaune.