A 28ª edição do FAM, Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, acontecerá entre os dias 5 e 11 de setembro na capital catarinense com 52 produções na programação, vindas de 15 países.
Considerado um dos mais tradicionais festivais de cinema do país e realizado pela Associação Cultural Panvision, o FAM 2024 exibirá obras de animação, ficção, documentários, videoclipes, curtas e longas-metragens, em mostras competitivas e especiais, além dos cinco filmes da Mostra Projeto Rally Panvision, que serão produzidos em tempo real na Maratona Cinematográfica durante a semana do festival.
A mostra com maior participação internacional é a Mostra Curtas, que concentra 10 produções. Para as mostras de longas foram selecionados 6 filmes, sendo 4 ficções e 2 documentários; na Mostra Curtas Catarinenses são 6 filmes; na Mostra Infantojuvenil são nove; a Mostra Videoclipes traz cinco títulos; na Mostra On-line, novidade deste ano, são seis; e na Mostra Work in Progress, composta pelos filmes em pós-produção, 5 obras.
O FAM 2024 teve mais de 800 produções inscritas e 17 curadores do Mercosul participaram da seleção: “Os curadores foram bem diversificados e tivemos boas conversas no processo de seleção, agora ficamos na expectativa de ouvir também do público como cada um dos filmes os toca. São distintas emoções, prezamos por tentar um equilíbrio em representação temática, de países, de perfil de diretores, de estreias e de filmes essenciais”, explica a diretora de programação da Panvision, Marilha Naccari.
“Temos 46% de filmes inéditos no Brasil e 78% inéditos em Santa Catarina, incluindo ineditismo mundial e filmes com única e exclusiva exibição no FAM que passarão por teste de audiência. As exceções estão em especial nas obras de videoclipe e filmes para a infância, as quais damos preferência à experiência da tela grande. O ineditismo é importante para dar mais espaços de oportunidades de lançamento, mas também precisa sempre ser notada a pluralidade das histórias e de quem as conta”, explica Marilha.
As exibições serão no CineShow do Beiramar Shopping, e as demais atividades do festival no Majestic Palace Hotel. As questões sociais, música, meio ambiente e espiritualidade são os temas mais presentes nos filmes este ano. A Panvision destaca que 27 filmes possuem o Selo Marias de Cinema; o título simboliza o reconhecimento de filmes que retratam mulheres de maneira mais complexa, que traçam seus próprios caminhos e que, fugindo dos padrões, saem da sombra de personagens masculinos.
Os filmes concorrem ao Troféu Panvision pelo Júri Popular e Oficial, além de mais de R$ 100 mil em produtos e serviços das empresas especializadas em audiovisual parceiras da Panvision: Aktoro, CoolTunes, DOT, JLS, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie e PluralTec. O melhor curta-metragem brasileiro escolhido por um júri formado por jornalistas e críticos de cinema ganhará o Prêmio Canal Brasil de Curtas e, além do troféu Canal Brasil, receberá R$ 15 mil em dinheiro. Os cinco filmes da Mostra Projeto Rally Panvision serão conhecidos pelo público somente na noite de premiação do 28º FAM.
Conheça os filmes selecionados para o FAM 2024:
MOSTRA LONGAS
Aldo Baldin: Uma Vida pela Música, de Yves Goulart (Brasil, SC/RS/SP/MG/RJ/Alemanha/Argentina/Inglaterra/Israel/EUA)
Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos (Brasil)
La Estrella que Perdí, de Luz Orlando Brennan (Argentina)
Los Últimos, de Sebastián Peña Escobar (França/Paraguai/Uruguai)
Por tu Bien, de Axel Monsú (Argentina)
Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes (Brasil, RJ/Itália)
MOSTRA CURTAS CATARINENSES
A Última Primavera, de Michelly Hadassa (Garopaba)
CadaFalso, de Yohana Fukui (Itapema/Porto Belo)
Lições Marginais de um Manuscrito Clandestino, de François Muleka (Florianópolis/Brasília)
No Mundo da Lua, de Cleiton Schlindwein (Timbó)
O que Fica, de Fabiane Bardemaker e Daniel Edu Mayer (Chapecó/Cunha Porã)
Sangria, de Henrique Schlickmann (Florianópolis/Palhoça)
MOSTRA CURTAS
Buraco de Minhoca, de Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques (Brasil, BA)
Engole o Choro, de Fabio Rodrigo (Brasil, SP)
Hoje Eu Só Volto Amanhã, de Diego Lacerda (Brasil, PE)
La Hija de la Azafata, de Sofía Brihet (Argentina)
La Trampa, de Ferney Iyokina Gittoma (Colômbia/Portugal)
Los Desastres del Naufragio, de Hernán Velit (Peru)
Luthier, de Carlos González Pénagos (Colômbia)
Movimentos Migratórios, de Rogério Cathalá (Brasil, BA)
Quarta-feira, de Maria Odara (Brasil, PE)
Voz de Trompeta, de Pilar Smoje Gueico e David Monarte Serna (Chile)
MOSTRA INFANTOJUVENIL
Casa na Árvore, de Guilherme Lepca (Brasil, PR)
Felícia e os Super-resíduos do Bem, de Laly Cataguases (Brasil, MG/SP/RJ/GO/PA)
Festa para Duas, de Marina Polidoro (Brasil, MG)
Juzé, de Raquel Garcia (Brasil, CE)
Malu e a Máquina, de Ana Luiza Meneses (Brasil, DF)
Maréu, de Nicole Schlegel (Brasil, RJ)
O Último é Mulher do Padre, de Yasser Socarrás (Brasil, SC)
Pororoca, de Fernanda Roque e Francisco Franco (Brasil, MG)
Raffi, de Ricardo Villavicencio (Chile)
MOSTRA ON-LINE
Apuntes Sobre La Muerte de Un Cine, de Iñaki Oñate (Argentina)
Diario de un Hombre a la Deriva, de Jose Ibañez (Chile)
Feira da Ladra, de Diego Migliorini (Brasil, SP)
Hélio Melo, de Leticia Rheingantz (Brasil, AC/SP)
Javyju: Bom Dia, de Cunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães (Brasil, SP)
Pano pra Caetano, de Gabriel Lachowski (Brasil, PR)
MOSTRA VIDEOCLIPES
Gauchito Gil, de Nacho Rocha; direção: Florencia Calcagno (Argentina/Uruguai)
Indivíduo: vida-morte-vida, de Binarious feat. Tom Suassuna; direção: Andressa Munizo (Brasil, DF)
Laguna Plena, de Rimon Guimarães feat. Tuyo; direção: Carlon Hardt e Rimon Guimarães (Brasil, PB)
O Invisível, de André Abujamra; direção: André Abujamra, Guga Lemes, Marcelo Nobre e Wagui Almeida (Brasil, AP/SP)
Y Si Mañana Me Dan Muerte, de DHOGO; direção: Pierina Espinoza e Edgar Tuaty (Venezuela)
MOSTRA WORK IN PROGRESS
El Claro, de Maira Carrasco (Chile)
Mala Sangre, de Gisela Sanchez (Argentina)
Muña Muña, de Paula Morel Kristof (Argentina)
Nem, de Juan Manuel Benavides (Colômbia)
Verde Oliva, de Wellington Sari (Brasil, PR)
Foto: Divulgação.