Depois de ser exibido no Festival de Lima e passar pela Mostra de São Paulo e pelo Festival do Rio, o filme O Mensageiro, dirigido por Lucia Murat, chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, 15/08. Com uma trama que se passa durante a ditadura militar no país, em 1969, o longa narra a história de um soldado que aceita levar uma mensagem de uma presa política para sua família.
Filmado no final da pandemia, O Mensageiro tem Valentina Herszage no papel de Vera, presa política durante a ditadura militar. Na prisão, a jovem de classe média conhece o soldado Armando, interpretado por Shi Menegat, que decide levar uma mensagem para sua família; Georgette Fadel interpreta a mãe de Vera e Floriano Peixoto, seu pai.
Com produção da Taiga Filmes, coprodução do Canal Brasil, do Telecine e da produtora argentina Cepa, e distribuição da Imovision, o filme conta também com Higor Campagnaro, Bruce Gomlevsky, Eduardo Speroni, Javier Drolas, Rose Germano, Francisco Paes, entre outros, no elenco.
Durante os meses de junho e julho, a diretora Lucia Murat promoveu sessões exclusivas para estudantes de escolas públicas de ensino médio e universitários do Estado do Rio, com debates com equipe e elenco sobre a memória da ditadura nos tempos atuais. Ao todo, foram realizadas 20 exibições gratuitas antes do lançamento oficial.
Para falar mais sobre O Mensageiro, conversamos com a diretora e com os protagonistas Valentina Herszage, Shi Menegat, que se identifica como uma pessoa trans não-binária, e Floriano Peixoto. No bate-papo, falaram sobre preparação de elenco, referências e ensaios virtuais, entrosamento com a equipe, questões políticas e expectativa para o lançamento.
Aperte o play e confira:
Foto: Divulgação/Taiga Filmes.