Oscar 2025: 12 longas estão habilitados e disputam indicação brasileira na categoria de melhor filme internacional

por: Cinevitor
Fernanda Vianna em Cidade; Campo, de Juliana Rojas

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou a lista com todos os 12 longas-metragens brasileiros que estão habilitados e seguem na disputa por uma indicação à vaga na categoria melhor filme internacional no Oscar 2025.

As reuniões da Comissão de Seleção acontecerão em duas etapas: dia 16 de setembro de 2024, segunda-feira, quando serão selecionados seis títulos entre os inscritos, e a reunião final, no dia 23 de setembro, segunda-feira, para a escolha do título que representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria na categoria de melhor filme internacional na 97ª edição do Oscar, premiação realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que acontecerá no dia 2 de março de 2025.

O título escolhido será divulgado por meio de release para a imprensa e nas redes sociais da Academia Brasileira de Cinema. Neste ano, a Comissão de Seleção, presidida por Bárbara Paz, é composta por 25 membros titulares, sendo 21 eleitos em votação entre os sócios da Academia e outros quatro membros indicados pela diretoria, todos profissionais do ambiente cinematográfico brasileiro, mas não necessariamente associados.

Os integrantes da Comissão de Seleção do Oscar 2025 são: Allan Deberton (CE), Andre Pellenz (RJ), Bárbara Paz (RJ), Bernardo Uzeda (RJ), Bia Oliveira (RJ), Carol Bentes (RJ), Cíntia Domit Bittar (SC), Diogo Dahl (RJ), Edson Ferreira (ES), Eloisa Lopez-Gomez (SP), Flavio Tambellini (RJ), Gabriel Mellin (RJ), Gláucia Camargos (RJ), Ilana Brakarz (RJ), Leo M. Barros (RJ), Lô Politi (SP), Lucy Barreto (RJ), Malu Miranda (RJ), Marcelo Serrado (RJ), Monica Trigo (SP), Plinio Profeta (RJ), Renata Martins (SP), Sandra Kogut (RJ), Gal Buitoni (SP) e Alfredo Alves (MG).

Na última edição do prêmio da Academia, o Brasil estava representado por Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, mas, infelizmente, o longa não conseguiu uma vaga entre os 15 semifinalistas. Vale lembrar que a última vez que o Brasil concorreu na categoria de melhor filme internacional foi em 1999, com Central do Brasil; e em 2008, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, ficou entre os semifinalistas na shortlist.

Conheça os 12 longas-metragens brasileiros habilitados:

A Metade de Nós, de Flávio Botelho
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles
Cidade; Campo, de Juliana Rojas
Estômago 2: O Poderoso Chef, de Marcos Jorge
Levante, de Lillah Halla
Motel Destino, de Karim Aïnouz
Ninguém Sai Vivo Daqui, de André Ristum
O Sequestro do Voo 375, de Marcus Baldini
Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges
Sem Coração, de Nara Normande e Tião
Vermelho Monet, de Halder Gomes
Votos, de Ângela Patrícia Reiniger

Foto: Divulgação/Vitrine Filmes.

Comentários