Com Angelina Jolie, Maria Callas, de Pablo Larraín, será o filme de abertura da 48ª Mostra de São Paulo

por: Cinevitor
Angelina Jolie em cena: atuação elogiada em Veneza

O novo longa do cineasta chileno Pablo Larraín, Maria Callas, que disputou o Leão de Ouro recentemente no Festival de Veneza, será o filme de abertura da 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Maria Callas faz um relato fictício dos últimos dias de vida de uma das mais celebradas cantoras de ópera da história. Angelina Jolie interpreta a soprano greco-americana Maria Callas neste longa que mostra sua última semana na Paris dos anos 1970 e perpassa memórias, retratando seus amigos, seus amores e sua voz. O longa é o terceiro de Larraín que faz um retrato de um ícone feminino do século 20, seguindo Jackie (2016) e Spencer (2021). O cineasta chileno também dirigiu No, que abriu a 36ª Mostra, em 2012. 

A cerimônia de abertura acontecerá na quarta-feira, 16/10, às 20h, na Sala São Paulo, com apresentação de Renata de Almeida e Serginho Groisman. O evento vai contar com a presença de profissionais do setor audiovisual, autoridades e patrocinadores. 

Vinicius Pagin, diretor-geral da Diamond Films Brasil, distribuidora do filme no país, comenta: “Apresentar um filme de abertura na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo reforça o compromisso da Diamond Films em trazer histórias relevantes e universais para o público brasileiro. Maria Callas celebra uma das vozes mais icônicas de todos os tempos, com Angelina Jolie no papel principal e direção de Pablo Larraín. É uma honra abrir a Mostra com essa produção. Seguimos comprometidos em oferecer ao público brasileiro grandes e premiados filmes do cinema independente”. Vale destacar que além de ser exibida na abertura, a cinebiografia também será apresentada durante o evento, que acontecerá entre os dias 17 e 30 de outubro.

Além de Maria Callas, a Mostra de São Paulo também já revelou outros títulos confirmados em sua programação, como: Anora, de Sean Baker, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano; o brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, premiado em Veneza como melhor roteiro; a animação brasileira Arca de Noé, de Sérgio Machado e Alois Di Leo, na primeira edição da Mostrinha; All We Imagine as Light, de Payal Kapadia, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes; By the Stream, de Hong Sang-soo, vencedor do prêmio de melhor performance para Kim Min-hee no Festival de Locarno; The Shrouds, de David Cronenberg, que disputou a Palma de Ouro este ano.

E mais: C’est pas moi, média-metragem autobiográfico de Leos Carax, exibido no Festival de San Sebastián e em Cannes; Dying, de Matthias Glasner, vencedor do prêmio de melhor filme no German Film Awards; Miséricorde, de Alain Guiraudie, exibido nos festivais de Cannes e Munique; Simón de la Montaña, de Federico Luis, vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica em Cannes; a animação Memoir of a Snail, de Adam Elliot, premiado como melhor longa-metragem do Festival de Annecy; Vermiglio, de Maura Delpero, vencedor do Grande Prêmio do Júri em Veneza; The Sparrow in the Chimney, de Ramon Zürcher, que disputou o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno; Phantosmia, dirigido por Lav Diaz.

A seleção continua com: Eight Postcards from Utopia, de Radu Jude e Christian Ferencz-Flatz, exibido em Locarno; Saturday Night, de Jason Reitman; Sol de Inverno (My Sunshine), de Hiroshi Okuyama, exibido na mostra Un Certain Regard em Cannes e premiado no Festival de Taipei, que será o primeiro filme distribuído pela Michiko Filmes, distribuidora comandada por Michel Simões e Chico Fireman; The Devil’s Bath, de Veronika Franz e Severin Fiala, que venceu o Urso de Prata de Contribuição Artística para a fotografia de Martin Gschlacht no Festival de Berlim; e Tú Me Abrasas, de Matías Piñeiro, exibido na mostra Encounters da Berlinale.

Além disso, também foi divulgado o pôster da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Neste ano, a arte é assinada pelo cineasta indiano Satyajit Ray (1921-1992), que também ganhará uma retrospectiva no festival.

Foto: Divulgação/Diamond Films Brasil.

Comentários