A 19ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que acontecerá entre os dias 5 e 11 de dezembro, em João Pessoa, na Paraíba, anunciou os curtas-metragens paraibanos selecionados para a mostra competitiva Sob o Céu Nordestino.
Neste ano, foram dez filmes paraibanos selecionados e que disputarão o Troféu Aruanda: “Viva o cinema paraibano, que mostra sua força mais uma vez, agora, nessas dez produções que atestam a maneira corajosa em explorar temas espinhosos, como violência e os preconceitos de toda ordem no seio da família e na sociedade e a finitude da vida, em retratos comoventes sobre a morte e pertencimento. Os curtas-metragistas usam diversos dispositivos narrativos para dar conta de forma mais complexa desse manancial de histórias e temas. Cabe ainda salientar que a maior parte dos 10 curtas selecionados foram produzidos fora da capital, João Pessoa, oito curtas dos 10, foram feitos em cidades do interior da Paraíba, um marco”, disse, em comunicado oficial, o curador do Fest Aruanda, Amilton Pinheiro.
Lúcio Vilar, diretor e curador do festival, também comentou: “A produção curta-metragista paraibana mantém-se fiel à sua tradição histórica enquanto categoria de mais forte expressão audiovisual. Mais uma vez se justifica apostar numa mostra exclusiva só para curtas paraibanos, especialmente com presença hegemônica de filmes rodados no interior da Paraíba, demonstração indiscutível da descentralização da produção”.
Conheça os curtas paraibanos selecionados para o Fest Aruanda 2024:
A Menina da Serra, de Cleyson Gomes (Paulista)
Areia, Memória e Cinema, de Letícia Damasceno (Areia)
Breu, de Joilson Custódio (Bananeiras)
Concha, de Pattrícia de Aquino (Campina Grande)
Marilak, de Carlos Mosca (Campina Grande)
Nua, de Fabi Melo (Campina Grande)
O Sonho de Anu, de Vanessa Kypá (Itaporanga)
Rita Não Anda Só, de Ary Régis Lima (Guarabira)
Salvatério, de Dani L. (João Pessoa)
Suspiro, de Nill Marcondes (João Pessoa)
Foto: Divulgação.