Gotham Awards 2023: conheça os vencedores

por: Cinevitor
Teo Yoo e Greta Lee em Vidas Passadas: melhor filme

Foram anunciados nesta segunda-feira, 27/11, no Cipriani Wall Street, em Nova York, os vencedores da 33ª edição do Gotham Awards, um dos principais prêmios do cinema independente, organizado pela IFP, Independent Filmmaker Project, que dá início à temporada de premiações.

Neste ano, o drama Vidas Passadas, dirigido por Celine Song, foi consagrado com o prêmio de melhor filme; o francês Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, venceu em duas categorias: melhor filme internacional e melhor roteiro.

Além disso, a noite contou também com homenagens: Bradley Cooper, diretor e protagonista de Maestro, recebeu o Cultural Icon and Creator; Barbie, de Greta Gerwig, foi honrado com o Global Icon and Creator; Martin Scorsese e Lily Gladstone, de Assassinos da Lua das Flores, receberam o Historical Icon and Creator; Michael Mann, diretor de Ferrari, foi homenageado com o Icon and Creator Tribute for Innovation; e Ben Affleck, diretor de Air: A História Por Trás do Logo, foi honrado com o Visionary Icon and Creator.

Como a primeira grande cerimônia de premiação da temporada, o Gotham Awards reconhece e destaca filmes e séries assim como seus roteiristas, diretores, produtores e atores. Os candidatos são selecionados por comitês de críticos de cinema, jornalistas e curadores de festivais. Júris distintos, compostos por roteiristas, diretores, atores, produtores e editores escolhem os premiados.

Conheça os vencedores do 33º Gotham Awards:

MELHOR FILME
Vidas Passadas, de Celine Song

MELHOR DOCUMENTÁRIO
As 4 Filhas de Olfa, de Kaouther Ben Hania

MELHOR FILME INTERNACIONAL
Anatomia de uma Queda, de Justine Triet (França)

MELHOR DIREÇÃO REVELAÇÃO
A.V. Rockwell, por A Thousand and One

MELHOR ROTEIRO
Anatomia de uma Queda, escrito por Justine Triet e Arthur Harari

MELHOR ATUAÇÃO
Lily Gladstone, por The Unknown Country

MELHOR ATUAÇÃO COADJUVANTE
Charles Melton, por Segredos de um Escândalo

MELHOR SÉRIE | LONGA
A Small Light (National Geographic)

MELHOR SÉRIE | CURTA
Treta (Netflix)

MELHOR ATUAÇÃO EM SÉRIE NOVA
Ali Wong e Steven Yeun, por Treta

Foto: Divulgação/California Filmes.

Comentários