A Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, British Academy of Film and Television Arts, anunciou nesta quarta-feira, 15/01, em Londres, os indicados ao BAFTA 2025, British Academy Film Awards, que foram revelados por Mia McKenna-Bruce e Will Sharpe.
Neste ano, em sua 78ª edição, 42 títulos ganharam destaque, entre eles, o brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na categoria de melhor filme em língua não inglesa. Com Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro no elenco, o longa é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família. O relato começa no início dos anos 70, quando um ato de violência muda a história da família Paiva para sempre. O livro e o filme abraçam o ponto de vista daqueles que sofrem uma perda em um regime de exceção, mas não se dobram; o roteiro, premiado no Festival de Veneza, é de Murilo Hauser, de A Vida Invisível, e Heitor Lorega.
Além disso, Conclave, dirigido por Edward Berger, lidera a lista com 12 indicações; Emilia Pérez, do diretor francês Jacques Audiard, aparece na sequência com onze indicações. O Brutalista, Anora, Duna: Parte 2 e Wicked também se destacaram. Neste ano, uma nova categoria foi criada: melhor filme infantil e familiar.
Em comunicado oficial, Jane Millichip, CEO do BAFTA, disse: “Os 42 filmes indicados hoje abrangem um espectro fantasticamente amplo de gêneros com enorme amplitude na expressão criativa; das peças de personagens mais íntimas a comentários sociais épicos, passando por dramas, musicais e comédias que misturam gêneros”. Sara Putt, presidente do BAFTA, também comentou: “De um total de 235 filmes inscritos, temos o prazer de anunciar 42 filmes extraordinários e criativamente ambiciosos que foram indicados. As habilidades exibidas por profissionais criativos e técnicos em geral são fenomenais”.
Anna Higgs, presidente do Comitê de Cinema do BAFTA, acrescentou: “Parabéns a todos os 42 filmes indicados hoje. A seleção é uma vitrine incrível do melhor talento criativo trabalhando na produção cinematográfica hoje na Grã-Bretanha e no mundo. Estou feliz que 12 dos filmes indicados sejam dirigidos por mulheres. Nossos membros votantes do BAFTA agora têm a tarefa nada invejável de selecionar os vencedores que serão celebrados no EE BAFTA Film Awards 2025”.
A British Academy of Film and Television Arts adotou um esquema diferente de votação há quatro anos. Na primeira rodada, todos os membros votantes recebem uma amostra selecionada aleatoriamente de 15 filmes, conforme recomendado para visualização antes da votação. Isso garante que todos os títulos inscritos sejam vistos individualmente centenas de vezes. Na segunda rodada de votação, os membros são obrigados a assistir todos os filmes selecionados para a longlist, que foi revelada recentemente, e resultou na lista final.
A cerimônia de premiação do Oscar britânico acontecerá no dia 16 de fevereiro, no Royal Festival Hall, em Londres, e será apresentada, mais uma vez, pelo ator escocês David Tennant. Além disso, o ator britâncio Warwick Davis, conhecido por Willow: Na Terra da Magia, será homenageado com o BAFTA Fellowship.
Confira a lista completa com os indicados ao BAFTA 2025:
MELHOR FILME
Anora
Conclave
Emilia Pérez
O Brutalista
Um Completo Desconhecido
MELHOR FILME BRITÂNICO
Bird
Blitz
Conclave
Gladiador 2
Hard Truths
Kneecap: Música e Liberdade
Lee
Love Lies Bleeding: O Amor Sangra
The Outrun
Wallace & Gromit: Avengança
MELHOR DIREÇÃO
Brady Corbet, por O Brutalista
Coralie Fargeat, por A Substância
Denis Villeneuve, por Duna: Parte Dois
Edward Berger, por Conclave
Jacques Audiard, por Emilia Pérez
Sean Baker, por Anora
MELHOR ATRIZ
Cynthia Erivo, por Wicked
Demi Moore, por A Substância
Karla Sofía Gascón, por Emilia Pérez
Marianne Jean-Baptiste, por Hard Truths
Mikey Madison, por Anora
Saoirse Ronan, por The Outrun
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Ariana Grande, por Wicked
Felicity Jones, por O Brutalista
Isabella Rossellini, por Conclave
Jamie Lee Curtis, por The Last Showgirl
Selena Gomez, por Emilia Pérez
Zoe Saldaña, por Emilia Pérez
MELHOR ATOR
Adrien Brody, por O Brutalista
Colman Domingo, por Sing Sing
Hugh Grant, por Herege
Ralph Fiennes, por Conclave
Sebastian Stan, por O Aprendiz
Timothée Chalamet, por Um Completo Desconhecido
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Clarence Maclin, por Sing Sing
Edward Norton, por Um Completo Desconhecido
Guy Pearce, por O Brutalista
Jeremy Strong, por O Aprendiz
Kieran Culkin, por A Verdadeira Dor
Yura Borisov, por Anora
MELHOR ATOR/ATRIZ EM ASCENSÃO | VOTO POPULAR
David Jonsson
Jharrel Jerome
Marisa Abela
Mikey Madison
Nabhaan Rizwan
MELHOR ELENCO
Anora, por Sean Baker e Samantha Quan
Conclave, por Martin Ware e Nina Gold
Kneecap: Música e Liberdade, por Carla Stronge
O Aprendiz, por Carmen Cuba e Stephanie Gorin
Um Completo Desconhecido, por Yesi Ramirez
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
A Substância, escrito por Coralie Fargeat
A Verdadeira Dor, escrito por Jesse Eisenberg
Anora, escrito por Sean Baker
Kneecap: Música e Liberdade, escrito por Rich Peppiatt, Naoise Ó Cairealláin, Liam Óg Ó Hannaidh e JJ Ó Dochartaigh
O Brutalista, escrito por Brady Corbet e Mona Fastvold
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Conclave, escrito por Peter Straughan
Emilia Pérez, escrito por Jacques Audiard
Nickel Boys, escrito por RaMell Ross e Joslyn Barnes
Sing Sing, escrito por Greg Kwedar, Clint Bentley, Clarence Maclin e John “Divine G” Whitfield
Um Completo Desconhecido, escrito por James Mangold e Jay Cocks
MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA
A Semente do Fruto Sagrado, de Mohammad Rasoulof (Alemanha)
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles (Brasil)
Emilia Pérez, de Jacques Audiard (França)
Kneecap: Música e Liberdade, de Rich Peppiatt (Irlanda/Reino Unido)
Tudo que Imaginamos como Luz, de Payal Kapadia (Índia/EUA/França)
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Black Box Diaries, de Shiori Itô
Filhas, de Angela Patton e Natalie Rae
No Other Land, de Yuval Abraham, Basel Adra, Rachel Szor e Hamdan Ballal
Super/Man: A História de Christopher Reeve, de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui
Will & Harper, de Josh Greenbaum
MELHOR ANIMAÇÃO
Divertida Mente 2, de Kelsey Mann
Flow, de Gints Zilbalodis
Robô Selvagem, de Chris Sanders
Wallace & Gromit: Avengança, de Merlin Crossingham e Nick Park
ROTEIRISTA, DIRETOR(A) OU PRODUTOR(A) BRITÂNICO REVELAÇÃO
Dev Patel (diretor), por Fúria Primitiva
Karan Kandhari (diretor e roteirista), por Sister Midnight
Luna Carmoon (diretora e roteirista), por Hoard
Rich Peppiatt (diretor e roteirista), por Kneecap: Música e Liberdade
Sandhya Suri (diretora e roteirista), James Bowsher (produtor) e Balthazar de Ganay (produtor), por Santosh
MELHOR FOTOGRAFIA
Conclave, por Stéphane Fontaine
Duna: Parte Dois, por Greig Fraser
Emilia Pérez, por Paul Guilhaume
Nosferatu, por Jarin Blaschke
O Brutalista, por Lol Crawley
MELHOR EDIÇÃO
Anora, por Sean Baker
Conclave, por Nick Emerson
Duna: Parte 2, por Joe Walker
Emilia Pérez, por Juliette Welfling
Kneecap: Música e Liberdade, por Chris Gill e Julian Ulrichs
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Conclave, por Suzie Davies e Cynthia Sleiter
Duna: Parte 2, por Patrice Vermette e Shane Vieau
Nosferatu, por Craig Lathrop
O Brutalista, por Judy Becker e Patricia Cuccia
Wicked, por Nathan Crowley e Lee Sandales
MELHOR FIGURINO
Blitz, por Jacqueline Durran
Conclave, por Lisy Christl
Nosferatu, por Linda Muir
Um Completo Desconhecido, por Arianne Phillips
Wicked, por Paul Tazewell
MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO
A Substância, por Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon, Frédérique Arguello e Marilyne Scarselli
Duna: Parte 2, por Eva Von Bahr e Love Larson
Emilia Pérez, por Julia Floch-Carbonel, Emmanuel Janvier, Jean-Christophe Spadaccini e Romain Marietti
Nosferatu, por David White, Traci Loader e Suzanne Stokes-Munton
Wicked, por Frances Hannon, Laura Blount e Sarah Nuth
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Conclave, por Volker Bertelmann
Emilia Pérez, por Clément Ducol e Camille
Nosferatu, por Robin Carolan
O Brutalista, por Daniel Blumberg
Robô Selvagem, por Kris Bowers
MELHOR SOM
A Substância, por Valérie Deloof, Victor Fleurant, Victor Praud, Stéphane Thiébaut e Emmanuelle Villard
Blitz, por John Casali, Paul Cotterell e James Harrison
Duna: Parte 2, por Ron Bartlett, Doug Hemphill, Gareth John e Richard King
Gladiador 2, por Stéphane Bucher, Matthew Collinge, Paul Massey e Danny Sheehan
Wicked, por Robin Baynton, Simon Hayes, John Marquis, Andy Nelson e Nancy Nugent Title
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Better Man: A História de Robbie Williams, por Luke Millar, David Clayton, Keith Herft e Peter Stubbs
Duna: Parte 2, por Paul Lambert, Stephen James, Gerd Nefzer e Rhys Salcombe
Gladiador 2, por Mark Bakowski, Neil Corbould, Nikki Penny e Pietro Ponti
Planeta dos Macacos: O Reinado, por Erik Winquist, Rodney Burke, Paul Story e Stephen Unterfranz
Wicked, por Pablo Helman, Paul Corbould, Jonathan Fawkner e Anthony Smith
MELHOR CURTA-METRAGEM BRITÂNICO
Marion, de Joe Weiland e Finn Constantine
Milk, de Miranda Stern
Rock, Paper, Scissors, de Franz Böhm
Stomach Bug, de Matty Crawford
The Flowers Stand Silently, Witnessing, de Theo Panagopoulos
MELHOR CURTA-METRAGEM BRITÂNICO | ANIMAÇÃO
Adiós, de Jose Prats
Mog’s Christmas, de Robin Shaw
Wander to Wonder, de Nina Gantz
MELHOR FILME INFANTIL E FAMILIAR
Flow
O Menino e o Mestre
Robô Selvagem
Wallace & Gromit: Avengança
Foto: Alile Dara Onawale.