
Fundada em 1937, a Art Directors Guild (ADG, IATSE Local 800) reúne mais de 3.000 membros do mundo todo, principalmente americanos e canadenses, que trabalham como designers de produção, diretores de arte, cenógrafos, ilustradores, modeladores, assistentes de arte, entre outros.
Em 1996, foi realizado o primeiro ADG Awards, prêmio anual de excelência em design de produção no cinema, na TV e no teatro. Ao longo dos anos, filmes consagrados pela associação também receberam o Oscar nesta categoria. No ano passado, James Price e Shona Heath foram premiados pela ADG por Pobres Criaturas e também receberam a estatueta dourada. Vale lembrar que, dentro da estrutura do cinema brasileiro, o designer de produção é mais conhecido como diretor de arte.
Os vencedores da 29ª edição nas categorias de filmes, televisão/streaming, videoclipes e comerciais serão anunciados no dia 15 de fevereiro, no InterContinental Los Angeles Downtown, em cerimônia apresentada pela atriz e comediante Rachael Harris.
Em comunicado oficial, Michael Allen Glover e Megan Elizabeth Bell, produtores da premiação, disseram: “Os indicados deste ano mostram a incrível arte e visão que definem nosso ofício e nossa indústria. Estamos felizes em reuní-los para celebrar as conquistas desses incríveis designers de produção e seus departamentos de arte”.
Os homenageados deste ano serão: o diretor Jason Reitman, de Obrigado por Fumar, Juno, Amor sem Escalas, Jovens Adultos e Saturday Night: A Noite que Mudou a Comédia, que receberá o Cinematic Imagery Award pelo conjunto da obra. O Lifetime Achievement Award será entregue para profissionais veteranos da área: a cenógrafa televisiva Lisa Frazza, de Dancing with the Stars, Survivor e The Late Late Show with James Corden; a cenógrafa Barbara Mesney, de Capitão América: O Soldado Invernal, Twin Peaks: O Retorno e Garota Exemplar; o artista de storyboard Dan Sweetman, de Planeta dos Macacos: A Guerra e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância); e o designer de produção J. Dennis Washington, de Desafiando os Limites e Nebraska. Carl Jules Weyl, lendário diretor de arte alemão, entrará para o Hall da Fama da ADG.
Conheça os indicados ao 29º Annual Excellence in Production Design Awards nas categorias de cinema:
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO | FILME DE ÉPOCA
Gladiador 2, por Arthur Max
Nosferatu, por Craig Lathrop
O Brutalista, por Judy Becker
Saturday Night: A Noite que Mudou a Comédia, por Jess Gonchor
Um Completo Desconhecido, por François Audouy
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO | FILME DE FANTASIA
Alien: Romulus, por Naaman Marshall
Duna: Parte 2, por Patrice Vermette
Furiosa: Uma Saga Mad Max, por Colin Gibson
Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, por Mark Scruton
Wicked, por Nathan Crowley
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO | FILME CONTEMPORÂNEO
A Substância, por Stanislas Reydellet
Conclave, por Suzie Davies
Emilia Pérez, por Emmanuelle Duplay
Guerra Civil, por Caty Maxey
Twisters, por Patrick M. Sullivan
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO | FILME DE ANIMAÇÃO
Divertida Mente 2, por Jason Deamer
Flow, por Gints Zilbalodis
Moana 2, por Ian Gooding
Robô Selvagem, por Raymond Zibach
Wallace & Gromit: Avengança, por Matt Perry
Foto: Divulgação/Universal Pictures.