Christian Bale e Natalie Portman em cena do filme Knight of Cups.
Começou nesta quinta-feira, 05/02, a 65ª edição do Festival de Berlim. Filmes de diversos países se destacam na programação e serão exibidos até o dia 15 de fevereiro. Entre os selecionados, várias produções brasileiras e também algumas exibições especiais de filmes fora da competição, como Cinderela, Cinquenta Tons de Cinza e Mr. Holmes.
Entre os mais de vinte filmes selecionados para a Mostra Competitiva, destacam-se: Nobody Wants the Night, com Juliette Binoche no elenco, que foi escolhido para abrir o evento; Knight of Cups, dirigido por Terrence Malick, que conta com nomes bem conhecidos do público no elenco, como Christian Bale, Natalie Portman, Cate Blanchett, Joe Manganiello, Antonio Banderas e Wes Bentley; o iraniano Taxi, de Jafar Panahi; o drama 45 Years, dirigido por Andrew Haigh; Eisenstein in Guanajuato, do diretor Peter Greenaway; o chileno El Club, de Pablo Larraín; Queen of the Desert, dirigido por Werner Herzog, com Nicole Kidman, Robert Pattinson e James Franco no elenco; entre outros.
Mostra Competitiva: o iraniano Taxi é um dos filmes selecionados.
Na Mostra Panorama, que destaca filmes estreantes e de diretores renomados, algumas produções brasileiras foram escolhidas para serem exibidas: Sangue Azul, dirigido por Lírio Ferreira e grande vencedor do Festival do Rio do ano passado; Ausência, do diretor Chico Teixeira, com Irandhir Santos, Matheus Fagundes e Gilda Nomacce no elenco; e Que Horas Ela Volta?, dirigido por Anna Muylaert e recentemente premiado no Festival de Sundance. O cineasta brasileiro Walter Salles também apresenta seu mais novo filme, o documentário Jia Zhang-ke, um Homem de Fenyang.
Já na Mostra Forum, conhecida como a categoria mais ousada do festival, foram selecionados dois filmes brasileiros: o gaúcho Beira-Mar, dirigido por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, e Brasil S/A, de Marcelo Pedroso, premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro do ano passado. O curta-metragem Mar de Fogo, de Joel Pizzini, será exibido na seção Berlinale Shorts.
Daniel de Oliveira em cena do filme Sangue Azul.
O cineasta alemão Wim Wenders será o grande homenageado desta edição do Festival de Berlim e receberá o Urso de Ouro pelo conjunto da obra. Além de alguns filmes consagrados do diretor, também será exibido seu mais novo trabalho, o drama Every Thing Will Be Fine, estrelado por James Franco, Rachel McAdams e Charlotte Gainsbourg.
Para saber a programação completa com todos os filmes que serão exibidos na 65ª edição do Festival de Berlim, clique aqui.