Cine PE 2025: Julio Andrade será homenageado com a Calunga de Ouro

por: Cinevitor
Julio Andrade: carreira consagrada no audiovisual brasileiro

A 29ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual, que acontecerá entre os dias 9 e 15 de junho, no Recife, Pernambuco, acaba de anunciar seu primeiro homenageado: o ator e diretor Julio Andrade. A entrega do troféu Calunga de Ouro, tradicional reconhecimento concedido pelo festival a grandes nomes do cinema brasileiro, acontecerá durante a programação deste ano, que contará com sessões gratuitas e abertas ao público.

Com uma trajetória marcada por personagens intensos e atuações premiadas, Julio Andrade consolidou-se como um dos nomes mais respeitados da dramaturgia brasileira. No cinema, brilhou em títulos como Gonzaga: De Pai pra Filho, de Breno Silveira, no qual interpretou o filho do Rei do Baião, o também cantor Gonzaguinha; em Serra Pelada, de Heitor Dhalia; Cão Sem Dono, de Renato Ciasca e Beto Brant; e Sob Pressão, filme que deu origem à aclamada série homônima da TV Globo.

De 2017 até 2022, protagonizou as cinco temporadas e um especial da série Sob Pressão, ao lado de Marjorie Estiano, interpretando o médico Dr. Evandro. Além de atuar, Julio também dirigiu episódios da terceira até a quinta temporada, demonstrando sua versatilidade e domínio artístico também por trás das câmeras.

Entre o fim de 2022 e abril de 2023, gravou Betinho: No Fio da Navalha, série em que vive o protagonista Herbert de Souza, o Betinho, sociólogo que enfrentou a epidemia da fome e da AIDS no Brasil e foi responsável por criar um dos maiores movimentos sociais do país, a Ação da Cidadania. A produção, dirigida por Lipe Binder e pelo próprio Julio Andrade, foi criada por José Júnior. Recentemente, deu vida a Lampião na série Maria e o Cangaço, lançada no Star+, e protagonizada por Isis Valverde no papel-título. Atualmente está no ar no remake de Vale Tudo, na Rede Globo.

Ao longo da carreira, Julio já recebeu inúmeros prêmios: dois troféus Grande Otelo, três prêmios APCA, um Prêmio Guarani e um kikito no Festival de Gramado. Também foi indicado ao Prêmio Qualidade Brasil, ao Prêmio Platino e ao Emmy Internacional em três ocasiões: duas por sua atuação na série 1 Contra Todos e uma por sua performance em Betinho: No Fio da Navalha, do Globoplay. No Cine Ceará, em 2016, foi eleito o melhor ator por Maresia; no Festival do Rio foi consagrado por Sob Pressão e Entre Nós

Sua trajetória nas telonas conta também com a animação Arca de Noé, Aos Olhos de Ernesto, Paraíso Perdido, Malasartes e o Duelo com a Morte, Redemoinho, Elis, Reza a Lenda, Trash: A Esperança Vem do Lixo, Obra, Não Pare na Pista: A Melhor História de Paulo Coelho, A Estrada 47, A Hora e a Vez de Augusto Matraga, Hotel Atlântico, Meu Tio Matou um Cara, O Homem que Copiava, Tolerância, entre muitos outros.

Sandra Bertini, diretora do Cine PE, explica que Julio foi escolhido como homenageado deste ano como forma de reconhecimento à sua carreira, que transita com naturalidade entre atuação e direção: “Resolvemos celebrar Julio como forma de reconhecimento do seu talento, além, claro, da entrega emocional e da intensidade que imprime em cada projeto”. O artista receberá a Calunga de Ouro no dia 13 de junho.

Além das exibições no Cine Teatro do Parque, o Cine PE também ocupará o Cinema São Luiz, que este ano será palco da mostra paralela Sessão Matinê. A programação especial reunirá filmes que não estão em competição, oferecendo ao público uma oportunidade de conhecer outras narrativas do audiovisual brasileiro em sessões gratuitas.

Foto: Bruno de Lima.

Comentários