Force Majeure
Diretor: Ruben Östlund
Elenco: Johannes Kuhnke, Lisa Loven Kongsli, Vincent Wettergren, Clara Wettergren, Kristofer Hivju, Fanni Metelius, Karin Myrenberg, Brady Corbet, Johannes Moustos, Jorge Lattof, Adrian Heinisch, Michael Breitenberger, Karl Pincon, Julie Roumogoux, Peter Gaunt, Natacha Mutomb Dackén.
Ano: 2014
Sinopse: Ebba e Tomas decidem passar cinco dias de férias esquiando nos alpes franceses com seus dois filhos. Tomas deve passar mais tempo com a família, pois Ebba acha que ele trabalha demais. Durante o almoço em um restaurante nas montanhas, uma avalanche se aproxima rapidamente e ameaça soterrar o local. Desesperada, Ebba protege as crianças e chama por seu marido. Mesmo que nenhum deles tenha se ferido, a atitude egoísta de Tomas durante o incidente irrita a esposa e por causa disso, causa danos irreparáveis no relacionamento. Com a aproximação do fim da viagem, o casamento de Ebba e Tomas entra em crise enquanto ele luta, desesperadamente, por manter seu papel de patriarca.
Comentários do CINEVITOR: O sueco Força Maior poderia ser um filme de aventura, ação ou até mesmo de terror, já que sua história se passa nos alpes franceses e de repente uma avalanche ameaça soterrar um restaurante repleto de pessoas. Mas, a história passa longe destes gêneros. O longa, dirigido por Ruben Östlund, mostra as férias de uma família na neve. Quando tudo parecia ser uma viagem perfeita, acontece um desastre. A avalanche de Força Maior não está na neve e sim dentro da família, que desmorona ao longo da história. Uma atitude egoísta do pai desestabiliza o relacionamento com os outros integrantes, principalmente com sua mulher. Tal atitude traz graves consequências comportamentais e causa efeitos devastadores naquele âmbito familiar. Indignada com o marido, Ebba, interpretada por Lisa Loven Kongsli (em uma ótima atuação), começa a questionar seu relacionamento e o que realmente vale a pena nele. A desconstrução de papéis fica explícita quando a esposa reverte a situação e se coloca no centro das emoções. A postura dessa mulher, ocupando o cargo que até então, imposto pela sociedade, era do homem, serve como demonstração de muitas mudanças sociais que vêm acontecendo atualmente no mundo. Através de suas atitudes, ela simplesmente se posiciona em lugar que sempre foi dela, mas que mantinha-se reprimido por causa de um machismo construído anos atrás, quando mulheres não podiam fazer certas coisas e nem se quer tinham a chance de mostrar do que eram capazes. A luta por uma sociedade mais justa e igualitária para elas já está acontecendo e através de filmes como Força Maior percebemos que as mulheres já conquistaram seus espaços e que muita coisa ainda tem que acontecer para que pensamentos machistas não se sobressaiam. Ao longo da história, percebemos que certas frustrações de Ebba estavam guardadas há muito tempo e que foi necessário um posicionamento de sua parte para conseguir se livrar das sombras que a perseguiam. Sentimentos confusos, emoções explícitas na telona e uma simbólica neve de uma avalanche que serve como metáfora, fazem de Força Maior um filme feminino, onde mulheres são mostradas de verdade, sem precisar fingir que são perfeitas. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: