Carrossel: elenco infantil reunido.
Nos anos 1990, o SBT transmitiu a novela mexicana Carrossel, que fez um grande sucesso na TV brasileira. Anos depois, uma nova versão escrita por Íris Abravanel, exibida entre 2012 e 2013, teve mais de trezentos capítulos e repetiu o enorme sucesso. Agora, os jovens alunos da escola Mundial vão migrar da televisão para o cinema.
As filmagens de Carrossel – O Filme aconteceram no início deste ano em um acampamento na zona sul de São Paulo e também no Borboletário do local, que possui mais de duas mil borboletas. O CINEVITOR visitou o set de filmagem, acompanhou algumas cenas e conversou com as crianças, com os diretores e com as produtoras do longa.
Esther Marcos, Maisa Silva, Guilherme Seta e Léo Belmonte durante a coletiva.
Durante o intervalo das filmagens, o elenco infantil se reuniu para falar com a imprensa: “Para a maioria, fazer cinema está sendo uma experiência nova. É muito legal! Tem uma magia diferente. A gente grava menos cenas por dia. Na novela a gente gravava umas vinte cenas por dia. Repetimos bastante pra tudo sair sempre perfeito, porque a novela passa durante um período, mas cinema fica pra sempre”, disse Léo Belmonte, que interpreta o personagem Jorge Cavalieri. Guilherme Seta, que faz o papel do judeu Davi, também falou sobre a nova experiência: “É bem diferente fazer cinema. Na novela a gente gravava muita coisa, ficava toda hora gravando. Aqui, é uma cena por dia porque tem vários detalhes. É uma magia”.
Maisa Silva, que ficou conhecida ao participar do programa de calouros do Raul Gil e depois virou apresentadora do SBT, falou sobre sua carreira e também sobre o filme: “Como apresentadora eu trabalhei bastante tempo e adquiri mais experiência com o público ao falar diretamente com o pessoal de casa. Na novela, você já sente uma distância maior porque você está doando seu corpo para um personagem. Então, a gente fala para o público, mas não fala olhando para a câmera. Você tem que chegar até o coração das pessoas que estão em casa. E agora, com o cinema, estou aprendendo várias coisas. Eu aprendi que você tem que trazer muita verdade para o seu personagem e para a sua cena. Acho que é isso que dá aquele ar de nunca imaginar que os atores estão atuando e sim, que aquilo está acontecendo mesmo. A gente vive a cena, aprende muito e se diverte. Queremos que o público também se divirta assistindo”.
Fernanda Concon, Jean Paulo Campos, Nicholas Torres, Konstantino Atanassopolus e Stefany Vaz falam sobre o filme.
Questionados sobre as comparações com os atores da versão mexicana da novela, responderam: “O pessoal que era da geração que assistiu ao primeiro Carrossel compara bastante a gente. As características podem não ser muito iguais, mas eles falam que relembram da época em que assistiam, e, às vezes, falam que a gente é até melhor do que os atores de antigamente”, disse Jean Paulo Campos, que interpreta o Cirilo. Fernanda Concon, que faz a Alicia, completou falando sobre a diferença entre as gerações: “As crianças de agora mudaram. Na novela, eles incluíram esse negócio de celular, tecnologia. Foram introduzindo o que as crianças de hoje usam”.
Ainda sobre as comparações, Lucas Santos, que interpreta Paulo Guerra, falou: “É difícil comentar porque a gente fez o nosso Carrossel. Completamente diferente. O primeiro Carrossel tinha equipamentos antigos, era uma iluminação diferente. Fizemos o nosso Carrossel com coisas mais atuais, com uma linguagem mais atual. Começou no espanhol e passou pra gente, aí começou a se expandir para a África. Tem países africanos que passam a novela. É bem legal pra gente porque significa que o Carrossel não fez sucesso só no Brasil, fez sucesso em diversos outros países. Ter nosso trabalho reconhecido fora do Brasil é uma sensação incrível. Conseguimos passar uma mensagem não só aqui, mas para a fora do país também. A gente toca o coração de muita gente”.
Konstantino Atanassopolus, o Adriano Ramos, elogiou a primeira versão: “O pessoal que fez o Carrossel antigo mandou muito bem porque eles não tinham tanta tecnologia, não tinha tanta divulgação que nem tem agora. Hoje, a gente tem ajuda do Instagram, Facebook, das redes sociais, que nos ajudam a ter esse sucesso. E eles não tinham isso”.
Ana Vitória Zimmermann, Larissa Manoela, Aysha Benelli e Gustavo Daneluz.
Larissa Manoela, que interpreta a Maria Joaquina, falou sobre sua personagem e a relação com o público: “O bom é que a gente conseguiu crescer junto com os nossos personagens e também junto com nossos fãs. É muito bom seguirmos juntos e aprender com os outros. Aqui todo mundo tem essa personalidade. A gente pode passar essa verdade um para o outro. Todo mundo conseguiu crescer, aprender e amadurecer com os personagens”.
Antes de encerrar a coletiva, o elenco falou sobre a expectativa de ver o filme nas telonas: “Acho que esse filme vai ser muito legal, vai inspirar muitas pessoas”, disse Ana Vitória Zimmermann, que interpreta a personagem Marcelina. “Acho que a amizade é uma lição que vamos ensinar. A gente tem essa amizade desde o Carrossel. Acho que é uma das lições que vamos passar com o filme”, falou Gustavo Daneluz, que interpreta Mario Ayala. “O filme tá muito legal e as cenas também. Trabalhar com uma equipe nova está sendo uma nova experiência. Tá tudo muito legal”, finalizou Stefany Vaz, que vive a doce Carmen Carrilho.
Equipe: os diretores Maurício Eça e Alexandre Boury ao lado das produtoras Renata Rezende e Diane Maia.
Depois do elenco infantil, os diretores e as produtoras do longa participaram de uma coletiva com a imprensa. Maurício Eça, que divide a direção com Alexandre Boury, falou sobre como é trabalhar com crianças: “Criança é muito divertida. No caso deles foi uma coisa bem específica porque eles já tinham os personagens dentro deles. O nosso maior trabalho foi contar para eles como que é a linguagem cinematográfica, que é diferente da televisão, de como eles faziam no dia a dia deles. Era entender que a mise-en-scène toda era menor, que às vezes você fala muito em silêncio, que a câmera está pegando todo mundo, que aquela tela amplifica tudo. A gente aprende muita coisa com as crianças. A gente recebe uma resposta tão rápida deles. Funciona muito bem essa troca”. Alexandre completou: “As crianças estão sempre abertas a propostas. Não tem julgamento. É impressionante a experiência que essas crianças tiveram na novela e que trouxeram agora para o filme. Eles chegaram prontos. Foi surpreendente”.
A produtora Diane Maia falou um pouco mais sobre o filme e também sobre as expectativas: “É um filme de aventura. A gente quer fazer um filme família, quer estender além do público Carrossel. A gente quer ser uma proposta para que outros públicos que não conheçam o Carrossel, reconheçam também o filme como um bom filme, um bom filme de férias. O filme tem muita ação, tem muito diálogo atual. Temos uma preocupação de que seja bem atual. Talvez a gente consiga fazer a família inteira voltar ao cinema com o Carrossel”.
Set de filmagem: equipe pronta para o trabalho!
Renata Rezende, produtora executiva do longa, contou que o maior desafio foi um encontrar uma locação perfeita para as filmagens: “A locação era um desafio muito grande pra gente. Porque o filme acontece 99% do tempo aqui dentro. Tinha que ser um lugar completo, com tudo que a gente precisa: o acampamento, o espaço dos vilões, os espaços de aventura, tirolesa. Tem mil coisas que acontecem aqui dentro, como as trilhas, então tinha que ser um lugar muito completo”.
Para finalizar, Maurício Eça comentou: “É um filme que vai surpreender, porque poucos filmes brasileiros, tirando Os Trapalhões, tiveram tanta aventura como esse vai ter. Efeito especial, animação, conflitos fortes, um vilão forte. O filme tem muitas surpresas, tem muita coisa legal e diferente acontecendo que sai um pouco daqueles filmes que são só diálogos, que não acontecem nada. Ele tem muita ação. Realmente é um filme diferente dos filmes brasileiros atuais infantis. Estamos com uma equipe incrível, com pessoas super gabaritadas, que estão fazendo um filme com uma qualidade realmente absurda. Tanto esteticamente, como dramaturgia. O filme vai chamar atenção”.
Carrossel – O Filme chega aos cinemas brasileiros no dia 9 de julho e deve estrear simultaneamente em outros países da América Latina: “Isso é um estudo que está sendo feito entre a Televisa e a Paris Produções. A partir daí a gente começa um trabalho de venda mundial do filme”, disse Diane Maia.
Confira outras fotos dos bastidores das filmagens de Carrossel – O Filme:
Novo personagem: Gabriel Calamari interpreta Alan.
Noemi Gerbelli e Orival Pessini aguardam para filmar.
Direção: equipe atenta às filmagens.
Antes: Fernanda Concon e Gabriel Calamari filmam no borboletário.
Depois: Gabriel Calamari e Fernanda Concon no final das filmagens.
Texto e Fotos: Vitor Búrigo.