Jurassic World
Diretor: Colin Trevorrow
Elenco: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Irrfan Khan, Vincent D’Onofrio, Ty Simpkins, Nick Robinson, Jake Johnson, Omar Sy, BD Wong, Judy Greer, Lauren Lapkus, Brian Tee, Katie McGrath, Andy Buckley, Eric Edelstein, Courtney James Clark, James DuMont, Jimmy Fallon, Matthew Burke, Anna Talakkottur, Michael Papajohn, Kelly Washington, Yvonne Angulo, Colin Trevorrow, Matty Cardarople, Brad Bird.
Ano: 2015
Sinopse: Localizado na Ilha Nublar, o parque Jurassic World, já em funcionamento, aparenta ser um lugar seguro, que recebe dez milhões de visitantes por ano. Lá, o ex-militar Owen Grady conduz uma pesquisa comportamental com os velociraptors, enquanto a gerente de operações do parque, Claire Dearing anuncia a criação de uma nova espécie de dinossauro mais inteligente que os outros. O objetivo é atrair mais público, mas, a novidade se mostra uma ameaça para os seres humanos, colocando em risco a segurança do local.
Comentários do CINEVITOR: Os dinossauros de Spielberg apareceram pela primeira vez nas telonas em 1993 em um filme que entrou para a história do cinema. Os efeitos especiais de Jurassic Park encantaram os espectadores, assim como sua trilha sonora marcante. O sucesso foi tão grande que o filme ganhou duas sequências. Mas, O Mundo Perdido: Jurassic Park, de 1997, e Jurassic Park III, de 2001, deixaram a desejar, pecando no roteiro e apresentando efeitos exagerados. Agora, vinte e dois anos depois do primeiro longa da franquia, surge uma nova história, com novos personagens. Em Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros o clima é de nostalgia. Desde os primeiros minutos percebemos diversas referências da história contada por Spielberg anos atrás. O cenário, por exemplo, é parecido, porém muito mais moderno. Os animais continuam geneticamente modificados e lembram bem aqueles que já conhecíamos, mas neste novo filme surgem repaginados. O clima de tensão está presente o tempo todo, principalmente nas sequências de perseguição que apresentam altas doses de ação e aventura. Parece que o novato Colin Trevorrow preferiu não arriscar na direção para não perder a essência fascinante que Spielberg nos presenteou. Fato é que você não verá muita coisa diferente daquilo que já foi mostrado, mas, com os avanços da tecnologia, as novidades quando bem realizadas e bem conduzidas conseguem entreter o público, que está cada vez mais exigente. Mas, fique tranquilo, você continuará vendo dinossauros atacando e criando pânico por onde passam, seja no céu, na água ou na terra. Longe da monotonia, Jurassic World se completa com um elenco bem entrosado, liderado por Chris Pratt e Bryce Dallas Howard. O roteiro, que poderia se perder em meio a tanta informação apresentada na telona, traz um lado dramático e fundamental para a história. Pode-se dizer que Spielberg não faz falta porque sabemos que ele esteve sempre por perto, mesmo assumindo a função de produtor executivo. Seus traços marcantes são reconhecíveis a todo instante, pois, se não fosse por ele, talvez estes dinossauros não ganhariam filmes tão aclamados e bem realizados. Jurassic World pode ser considerado uma homenagem a Jurassic Park, mas tem seus próprios méritos para conseguir alavancar uma possível continuação de uma franquia agora muito mais moderna. Muita coisa mudou e neste caso, mudou para melhor! (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: