Equipe reunida: diretores e elenco durante a coletiva de imprensa.
Na tarde desta terça-feira, 07/07, aconteceu, em São Paulo, a coletiva de imprensa de Carrossel – O Filme. Durante o bate papo com os jornalistas, integrantes do elenco e da equipe do longa falaram sobre os bastidores, o processo de criação e a expectativa de ver o trabalho pronto nas telonas.
Maurício Eça, que divide a direção com Alexandre Boury, falou sobre a questão de adaptar uma ideia já conhecida na televisão para os cinemas: “A ideia era mostrar que eles cresceram. O desafio era levar uma linguagem diferente da novela. Cinema é diferente. Tivemos que dosar a interpretação deles, por exemplo. Mas, o grande desafio mesmo foi pra gente. Eles estavam prontos, só estavam esperando essa oportunidade”.
A produtora Diane Maia falou um pouco sobre o processo criativo: “O primeiro roteiro tinha uma história bem mais romântica, como a novela, que em cada capítulo tem uma dramaturgia longa, que conta um pouquinho de cada personagem, dos seus problemas familiares, das suas questões pessoais. Os diretores leram e perceberam que faltava ação. A gente convidou o elenco, em julho do ano passado, para uma leitura do roteiro. Quando eles leram, a gente tomou um susto, porque as falas não cabiam mais na boca deles. Eles estavam grande para a história que a gente tinha escrito. Então, com o feedback dos diretores e com o feedback da leitura, convidamos outro roteirista, que se somou ao primeiro, para encontrar um filme mais de ação e aventura do que romantizado”, revelou.
Elenco: Stefany Vaz, Lucas Santos, Jean Paulo Campos e Maisa Silva.
Os atores se mostraram satisfeitos com o resultado final e falaram sobre a experiência de fazer cinema: “Gravamos no nosso período de férias e foi muito legal. Passamos as férias nos divertindo. Foi incrível”, disse Stefany Vaz, que interpreta a doce Carmen Carrilho. “O mais legal das cenas é que a gente se divertiu mesmo com os nossos personagens. Brincamos muito em cena”, disse Jean Paulo Campos, que vive o Cirilo.
Lucas Santos, que interpreta Paulo Guerra, falou sobre a diferença entre atuar na TV e no cinema: “Filme precisa de um detalhe a mais. A diferença é na preparação da cena. Pra mim, foi uma sensação incrível. Nós somos praticamente uma família. Trabalhamos juntos um bom tempo e agora, com esse elenco novo, também vamos manter contato”.
Maisa Silva, que ficou conhecida ao participar do programa de calouros do Raul Gil e depois virou apresentadora do SBT, falou sobre a emoção de assistir ao filme pronto: “Quando a gente viu pela primeira vez, todo mundo estava ansioso. Foi algo sem palavras. Nas cenas de emoção e de ação, realmente sentimos aquilo. O elenco riu muito na sala de cinema e nós participamos juntos até o fim”. A atriz mirim também falou sobre o futuro de sua carreira: “Eu tenho muita vontade de continuar como atriz. Enquanto eu estiver feliz fazendo o que eu faço, pretendo continuar, sim”.
Maisa ao lado dos vilões do filme: Paulo Miklos e Oscar Filho.
O cantor Paulo Miklos e o humorista Oscar Filho interpretam os vilões do filme: “O meu receio era ficar assustador de verdade. Mas, com a ajuda dos diretores, encontramos o tom. Essa coisa caricata do meu personagem combina bem”, disse Paulo. “Eu não conhecia o Paulo pessoalmente antes do filme e pensei que seria fácil fazer as cenas com ele, porque ele tem uma cara de mau. Só que ele é muito gente boa”, disse Oscar, arrancando gargalhadas de todos que estavam na coletiva.
Oscar também falou sobre a composição de Gonzalito, o ajudante atrapalhado de Gonzáles, papel de Paulo: “Eu não sabia exatamente como iria montar o personagem de primeira. Então, eu esperei o Paulo compor o seu personagem, fisicamente falando, pra eu meio que copiar”.
Os diretores: Maurício Eça e Alexandre Boury.
Ao final da coletiva, Maurício Eça falou sobre trazer de volta aos cinemas brasileiros filmes nacionais direcionados à toda família: “Temos uma lacuna imensa de fazer filme infantojuvenil no Brasil. No passado tivemos muitos destes filmes, mas faz muito tempo que não temos. Acho que Carrossel cumpre muito isso. Desde os fãs mais antigos até os novos. É um filme família. Agrada desde o pai até o filho. A linguagem é muito interessante. A gente espera que a partir de agora seja possível fazer filmes brasileiros com essa qualidade do Carrossel”. E Alexandre finalizou: “Aprendamos muito com as crianças. Foi muito bacana trabalhar com eles”.
Carrossel – O Filme chega aos cinemas no dia 23 de julho.
VALE A PENA VER DE NOVO: o CINEVITOR visitou o set de filmagem do longa, no começo deste ano, e bateu um papo com alguns integrantes do elenco juvenil. Assista aqui!
Texto e fotos: Vitor Búrigo.