Diretor: Iberê Carvalho
Elenco: Othon Bastos, Breno Nina, Rita Assemany, Fernanda Rocha, Chico Sant’anna, André Deca, Rosanna Viegas, Vinícius Ferreira, Mounir Maasri, Zécarlos Machado.
Ano: 2014
Sinopse: Um reencontro entre pai e filho tem como pano de fundo o fim do último cinema drive-in do Brasil. O jovem operário Marlombrando precisa levar sua mãe para fazer um exame médico em Brasília. O que seria uma breve viagem se torna uma longa batalha no terceiro maior hospital público do país. Sem ter a quem recorrer, Marlombrando precisará reencontrar seu pai, Almeida, ausente há muitos anos. Dono do Cine Drive-in de Brasília, Almeida insiste em manter vivo um tipo de cinema que já não atrai mais espectadores como na década de 70. Com a ameaça de demolição do cinema e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho precisam resolver questões do passado para realizar um irresponsável plano de reencontro entre Fátima e o último Cine Drive-in.
Crítica do CINEVITOR: O Último Cine Drive-in é um filme cheio de sentimentos, que te faz rir, chorar e se emocionar. Com traços de Cinema Paradiso, o longa de Iberê Carvalho encanta o espectador, seja fazendo uma homenagem à sétima arte ou narrando muito bem as histórias de seus personagens. O impecável trabalho de direção de arte realizado por Maíra Carvalho colabora com a bela fotografia de André Carvalheira. As referências ao cinema estão presentes na maioria das cenas por meio dos pôsteres colados nas paredes, nos trechos dos filmes exibidos, entre outros. Uma leve mistura de gêneros conduz O Último Cine Drive-in para um lado mais melodramático, porém sem parecer forçado. Mesmo tratando de reencontros familiares, o filme não exagera no sentimentalismo e nem parece apelativo. Nesse caso, o melodrama funciona e faz bem à narrativa, aparecendo naturalmente nos diálogos e nas ações. Outro ponto positivo é o elenco. Os atores apresentam muito bem seus personagens por conta de suas ótimas atuações, passando para o espectador algo crível e cativante. O Último Cine Drive-in merece tantos elogios também por mostrar um outro lado do cinema brasileiro, destacando a importância e a necessidade de realizar outros gêneros por aqui, adaptando os brasileiros a um novo tipo de cinema. As favelas e os tiroteios de Cidade de Deus e Tropa de Elite, por exemplo, fazem parte do nosso cotidiano, mas, outras realidades brasileiras estão começando a ser mostradas nas telonas e O Último Cine Drive-in chega na hora certa, contribuindo para que os espectadores conheçam e se acostumem com esse novo momento do nosso cinema. Além disso, é um filme carismático e comovente, com capacidade de emocionar e divertir o público ao mesmo tempo. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: