Adolescentes: Clara Gallo e Caio Horowicz em cena do filme.
Dirigido por Marina Person, Califórnia resgata experiências vividas pela geração dos anos 1980. Estela, interpretada por Clara Gallo, é uma garota de 17 anos, que vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará, definitivamente, sua forma de ver o mundo.
“Quando escrevi meu primeiro longa-metragem de ficção, minhas motivações se baseavam na necessidade que eu sinto de contar o que minha geração viveu nos anos 80. A abertura política no Brasil depois de 20 anos de ditadura, as primeiras experiências sexuais em tempos de AIDS, o pós-punk que florescia no mundo, o rock brasileiro que desabrochava. Tudo visto através do ponto de vista de uma garota de 17 anos”, disse a diretora.
A trilha sonora de Califórnia é toda composta por artistas e bandas da época, tanto nacionais quanto estrangeiras, como: The Cure, David Bowie, New Order e as brasileiras Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Metrô e Kid Abelha.
Caio Horowicz, Caio Blat, Livia Gijon, Letícia Fagnani, Giovanni Gallo, Paulo Miklos, Virginia Cavendish e Gilda Nomacce também integram o elenco do longa, que tem estreia prevista para o dia 3 de dezembro.
Confira o trailer e o pôster de Califórnia: