Foram anunciados neste domingo, 03/03, no Beverly Hilton Hotel, os vencedores do ASC Awards, prêmio organizado pela American Society of Cinematographers, que elege a melhor direção de fotografia em TV e cinema.
Entre os longas, Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan e com fotografia de Hoyte van Hoytema, foi consagrado pelos votantes desta 38ª edição. Nas categorias televisivas, a série Maravilhosa Sra. Maisel foi premiada pela fotografia de M. David Mullen; Barry também se destacou pelo trabalho de Carl Herse.
Como de costume, a premiação celebra nomes importantes da indústria: o consagrado diretor Spike Lee recebeu o ASC Board of Governors Award; Don Burgess, indicado ao Oscar pela fotografia de Forrest Gump: O Contador de Histórias, foi honrado com o ASC Lifetime Achievement Award; Steve Fierberg, de Emily em Paris, Era Uma Vez e Entourage: Fama e Amizade, recebeu o ASC Career Achievement in Television Award; Amy Vincent, diretora de fotografia de Amores Divididos e Ritmo de um Sonho, foi homenageada com o Presidents Award; e Dan Perry, da Sony, recebeu o Bud Stone Award das mãos de Shelly Johnson, presidente da ASC.
Fundada em 1919, a American Society of Cinematographers é uma organização, e não um sindicato, que reúne diretores e diretoras de fotografia com a intenção de discutir técnicas e promover o cinema como uma forma de arte; desde 1986 realiza sua premiação anual.
Conheça os vencedores do ASC Awards 2024 nas categorias de cinema:
MELHOR FOTOGRAFIA | LONGA-METRAGEM | FICÇÃO
Oppenheimer, por Hoyte van Hoytema
MELHOR FOTOGRAFIA | LONGA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
King Coal, por Curren Sheldon
MELHOR FOTOGRAFIA | FILME PARA TV OU SÉRIE LIMITADA
O Estrangulador de Boston, por Ben Kutchins
PRÊMIO SPOTLIGHT
Warwick Thornton, por The New Boy
Foto: Divulgação/Universal Pictures.