Amor Estranho Amor e outros cinco filmes de Walter Hugo Khouri serão exibidos no Canal Brasil

por: Cinevitor

amorestranhoamorcanalbrasilCena de Amor Estranho Amor: lançado em 1982.

O cineasta, produtor e roteirista paulistano Walter Hugo Khouri começou sua carreira em 1953 com o drama O Gigante de Pedra. Durante meio século de trabalho, dirigiu 25 longas-metragens com um repertório eclético; dos filmes de arte do início da carreira até produções repletas de erotismo a partir da década de 1970.

Em fevereiro, o Canal Brasil celebra a obra desse diretor fundamental para a sétima arte nacional, que dedicou 50 anos de sua vida ao cinema e morreu em junho de 2003, com seis filmes de sua autoria. Entre os dias 9 e 11, o canal exibe dois filmes por dia, sempre a partir de 0h30.

A programação conta com: As Deusas (1972), que rendeu o Troféu APCA de melhor montador para Silvio Renoldi; O Convite ao Prazer (1980), com Sandra Bréa e Nicole Puzzi; Eu (1987), com Tarcísio Meira, Bia Seidl e Monique Evans; As Feras (1995), protagonizado por Nuno Leal Maia; Amor Estranho Amor (1982), o polêmico filme com Xuxa Meneghel que rendeu o prêmio de melhor atriz para Vera Fischer no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; e Forever (1994), premiado pela APCA na categoria de melhor direção.

Ao longo da carreira, Walter Hugo Khouri foi consagrado em festivais nacionais e internacionais. Em 1988, recebeu o Prêmio Vittorio de Sica, no Festival de Sorrento, na Itália, pelo conjunto da obra; por doze vezes ganhou o Prêmio Governador do Estado de São Paulo; recebeu Menção Especial no Festival de Santa Margherita Ligure; venceu o Prêmio Oscarito da Fundação Cultural Banco do Brasil; entre muitos outros.

Com tantas obras marcantes, seu longa Amor Estranho Amor se destacou na mídia por conta da participação de Xuxa Meneghel. Durante 30 anos, Xuxa foi dona dos direitos da obra e pagava uma quantia por ano para a produtora do longa não colocá-lo em circulação. Em 1991, já um fenômeno da TV brasileira, a então apresentadora infantil entrou com uma petição na justiça e conseguiu proibir a comercialização do filme. Na época do lançamento, por conta de sua participação passou a ser atacada por ter sua imagem ligada a um filme visto como pornográfico, mesmo tendo sido classificado pela censura para maiores de 14 anos.

Por muito tempo, o produtor Aníbal Massaini Neto batalhou para conseguir comercializar o filme. Até que em 2018, o longa voltou a ser liberado para exibição, depois de ter vencido o prazo do acordo entre Xuxa e a produtora.

Em setembro de 2019, durante o Festival de Cinema de Vitória, Vera Fischer, homenageada da 26ª edição, falou sobre o filme em uma coletiva de imprensa: “Quando aconteceu o episódio, o Aníbal Massaini me telefonou e me contou sobre a situação. Mas, até então, os chamados adolescentes já tinham visto. O filme tem atores muito importantes no elenco e eu achei um desrespeito com esses profissionais. Fiquei muito chateada porque eu queria que o Brasil visse o meu trabalho”. Assista ao vídeo completo aqui.

Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, em novembro do ano passado, Xuxa falou sobre Amor Estranho Amor: “Quem não viu o filme, por favor, veja. Porque esse filme fala de uma coisa muito atual que é a exploração infantil. Isso é a realidade de muita gente”. A apresentadora chegou a ganhar um prêmio de revelação mirim no Prêmio Air France de Cinema, que também consagrou Vera Fischer.

Confira a programação completa da Mostra Walter Hugo Khouri no Canal Brasil:

AS DEUSAS (1972)
Horário: madrugada de terça/quarta, dia 10/02, à 0h30
Elenco: Lilian LemmertzMário BenvenuttiKate Hansen.
Sinopse: Após errar um tratamento, uma terapeuta empresta a casa de campo para sua paciente e o namorado. A moça sente falta da psiquiatra e a chama ao local. Juntos, eles começam a misturar suas emoções.

O CONVITE AO PRAZER (1980)
Horário: madrugada de terça/quarta, dia 10/02, às 2h05
Elenco: Sandra BréaRoberto MaiaHelena RamosSerafim Gonzales, Aldine MullerKate Lyra, Nicole Puzzi.
Sinopse: Casado, Luciano recebe belas garotas em seu consultório após o expediente. Ao reencontrar Marcelo, que não ama mais a mulher, ele decide buscar com o amigo aventuras extraconjugais intensas.

EU (1987)
Horário: madrugada de quarta/quinta, dia 11/02, à 0h30
Elenco: Tarcísio MeiraBia SeidlNicole PuzziMonique EvansChristiane Torloni.
Sinopse: Em busca de respostas às suas insatisfações íntimas, um poderoso executivo resolve aproveitar os feriados de fim de ano para levar belas mulheres a sua ilha particular. Porém, sua filha Berenice aparece de surpresa, levando consigo a bela amiga Beatriz.

AS FERAS (1995)
Horário: madrugada de quarta/quinta, dia 11/02, às 2h35
Elenco: Nuno Leal Maia, Monique Lafond, Lúcia Veríssimo, Cláudia Liz, Luiz Maçãs, Branca Camargo, Betty Prado, Jacqueline Monteiro, Áurea Campos, Paulo César de Martino, Vanusa Spindler.
Sinopse: Quando criança, Paulo sentia uma paixão obsessiva pela prima, Sônia. Além de ser mais velha, ela mantinha um relacionamento com Silvia, razão de profundo sofrimento para o menino. Já adulto, Paulo revive o drama quando sua mulher, Ana, decide entrar para uma companhia de teatro.

AMOR ESTRANHO AMOR (1982)
Horário: madrugada de quinta/sexta, dia 12/02, à 0h30
Elenco: Xuxa Meneghel, Marcelo Ribeiro, Vera Fischer, Tarcísio Meira, Mauro Mendonça, Íris Bruzzi, Otávio Augusto, Walter Forster.
Sinopse: Hugo tem memórias singulares de sua infância. Em 1937, ele foi passar algum tempo com a mãe em São Paulo. Mas o que ele não sabia, era que a casa onde ela morava na verdade era um bordel.

FOREVER (1994)
Horário: madrugada de quinta/sexta, dia 12/02, às 2h35
Elenco: Eva Grimaldi, Vera Fischer, Ben Gazarra, Gioia Scola, Janet Agren, Corinne Clery, Ana Paula Arósio, Cecil Thiré, Pedro Paulo Hatheyer, John Herbert, Mauricio Ferrazza, Renato Master, Cláudio Curi.
Sinopse: A vida de Berenice sempre foi marcada pela forte presença do pai. Quando o empresário morre repentinamente, a jovem volta ao apartamento em que o corpo foi encontrado em busca de vestígios. A partir de então, suas descobertas põem à prova a natureza dos sentimentos que pai e filha nutriam entre si.

Foto: Divulgação.

Comentários