Brooklin

por: Cinevitor

brooklinposterBrooklyn

Diretor: John Crowley

Elenco: Saoirse Ronan, Hugh Gormley, Domhnall Gleeson, Brid Brennan, Jim Broadbent, Maeve McGrath, Emory Cohen, Emma Lowe, Barbara Drennan, Gillian McCarthy, Fiona Glascott, Jane Brennan, Eileen O’Higgins, Peter Campion, Eva Birthistle, James Corscadden, Julie Walters, Emily Bett Rickards, Eve Macklin, Nora-Jane Noone, Mary O’Driscoll, Samantha Munro, Jessica Paré, Alain Goulem, Max Walker, Iarla O’Lionaird, Jenn Murray, Erika Rosenbaum, Ellen David, Christian de la Cortina, Paulino Nunes, James DiGiacomo, Michael Zegen, Tadhg McMahon, Niamh McCann, Denis Conway, Karen Ardiff, Gary Lydon, Aine Ni Mhuiri, Mella Carron, Karen Belfo.

Ano: 2015

Sinopse: Eilis é uma jovem mulher que se muda de uma pequena cidade da Irlanda para o Brooklin, em Nova York, lugar no qual ela se esforça para construir uma nova vida, encontrar trabalho e seu primeiro amor no processo. Quando uma tragédia familiar a leva de volta à Irlanda, ela vive um dilema terrível: uma escolha de partir o coração entre dois homens e dois países.

Crítica do CINEVITOR: Logo nos primeiros minutos de Brooklin, você chega a cogitar que um melodrama está por vir. O filme, que começa morno, sem muita atitude, vai ganhando força aos poucos até encontrar seu ritmo. O roteiro, escrito por Nick Hornby, de Alta Fidelidade e Educação, é baseado no livro homônimo do escritor irlandês Colm Tóibín. A história da jovem Eilis, que resolve deixar sua Irlanda para morar nos Estados Unidos, é muito bem contada e não se perde ao longo da trama, sem cair no previsível, por mais que pareça que isso vá acontecer a qualquer momento. Quem viveu algo parecido como a personagem, logo se identificará em diversos momentos, como por exemplo: quando bate a saudade de casa e a vontade de largar tudo ou a sensação de impotência quando algo acontece na família e, por estar longe, não conseguir resolver. Essas angústias são muito bem retratadas pela protagonista, interpretada pela brilhante Saoirse Ronan. A jovem atriz, que se destacou em Desejo e Reparação, em 2007, e recebeu sua primeira indicação ao Oscar, entrega uma atuação tão completa que contribui ainda mais para o crescimento da história. Saoirse impressiona porque atua com os olhos e passa para o espectador todas as sensações de sua personagem. A veterana Julie Walters também é outro destaque no elenco. Ao interpretar a hilária Mrs. Keogh, dona da pensão em que Eilis mora, ela cativa o espectador com seu talento em cena. Brooklin é comovente e te leva para a década de 1950 com veracidade graças ao cuidadoso design de produção e figurinos. O filme, que carrega uma certa nostalgia em sua narrativa, encanta o espectador e emociona na medida certa. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-4-estrelas

Comentários