Foram anunciados nesta segunda-feira, 15/04, os filmes selecionados para a Semana da Crítica 2024 (Semaine de la Critique), mostra paralela ao Festival de Cannes que concentra-se na descoberta de novos talentos. Desde que foi criada pelo Syndicat Français de la Critique de Cinéma, em 1962, busca explorar e revelar novos cineastas inovadores do mundo todo.
Em sua 63ª edição, a Semana da Crítica, que acontecerá entre os dias 15 e 23 de maio, terá o cineasta espanhol Rodrigo Sorogoyen como presidente do júri; a atriz ruandesa Eliane Umuhire, a produtora francesa Sylvie Pialat, a diretora de fotografia belga Virginie Surdej e o crítico de cinema canadense Ben Croll completam o time de jurados.
Neste ano, o cinema brasileiro marca presença com o longa-metragem Baby, dirigido por Marcelo Caetano, cineasta mineiro radicado em São Paulo. Depois de estrear seu primeiro filme, Corpo Elétrico, no Festival de Roterdã, Marcelo comemora a seleção em Cannes: “Baby não poderia nascer em melhor lugar. A Semana da Crítica é a mostra dedicada aos diretores em primeiro e segundo longa. É um espaço para um cinema de invenção, para novas temáticas e linguagens. Alguns dos cineastas que mais me influenciaram foram descobertos pela Semana”.
O filme também marca mais um projeto de Marcelo rodado no centro de São Paulo: “Baby é uma carta cheia de paixão e dor ao Centro de São Paulo, lugar que eu filmo há quinze anos, desde meus primeiros curtas-metragens. Em Baby, os personagens estão em constante movimento. Eles cruzam as ruas da cidade em busca de liberdade e da realização de seus desejos. É um filme antes de tudo sobre a cumplicidade e a amizade, em meio ao caos”, conta o diretor.
Baby conta a história de uma paixão tumultuada, de uma amizade cheia de desencontros: “Os personagens principais se conhecem em um momento de abandono e formam uma nova família. Apesar das diferenças e dos atritos, eles se agarram um ao outro. É difícil dar um nome para a relação deles, é uma paixão meio doida, é também uma amizade cheia de desencontros. No fundo, os dois lutam para pôr fim à solidão que a vida impõe sobre eles”, revela Marcelo Caetano. No elenco principal estão João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro, além de Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer, Luiz Bertazzo, Marcelo Varzea, Mauricio de Barros, Patrick Coelho, Kyra Reis, Baco Pereira, Sylvia Prado, Ariane Aparecida, Victor Hugo Martins e Kelly Campello.
Baby é uma coprodução entre Brasil, França e Holanda e contou com recurso públicos geridos pela ANCINE, Agência Nacional do Cinema, e apoio do Aide Aux Cinémas Du Monde, Centre national du cinéma et de l’image animée e do Institut Français. Foi produzido com o apoio do HBF, Hubert Bals Fund, do Festival de Roterdã, e do NFF, Netherlands Film Fund. É uma coprodução da Spcine, Telecine, Canal Brasil e Vitrine Filmes, que também assina a distribuição.
Com roteiro de Marcelo Caetano e Gabriel Domingues, a fotografia é assinada por Joana Luz e Pedro Sotero; a direção de arte é de Thales Junqueira e a montagem de Fabian Remy; Gabriela Campos assina o figurino e a maquiagem é de Tatiana Manfrim. A trilha sonora original é de Bruno Prado e Caê Rolfsen.
O pôster desta 63ª edição traz a atriz e diretora francesa Hafsia Herzi no longa Le ravissement, de Iris Kaltenbäck, que recebeu o Prêmio SACD na edição passada. Neste ano, foram 1.050 longas-metragens inscritos e onze selecionados, de oito países. Os curtas-metragens, que somam 2.150 inscrições, serão anunciados em breve.
Conheça os filmes selecionados para a Semana da Crítica 2024:
COMPETIÇÃO | LONGA-METRAGEM
Baby, de Marcelo Caetano (Brasil/França/Holanda)
Blue Sun Palace, de Constance Tsang (EUA)
Julie zwijgt (Julie Keeps Quiet), de Leonardo Van Dijl (Bélgica/Suécia)
La Pampa (Block Pass), de Antoine Chevrollier (França)
Locust, de KEFF (Taiwan/França/EUA)
Rafaat einy ll sama (The Brink of Dreams), de Nada Riyadh e Ayman El Amir (Egito/França/Dinamarca/Qatar/Arábia Saudita)
Simon de la montaña (Simon of the mountain), de Federico Luis (Argentina/Chile/Uruguai)
SESSÕES ESPECIAIS | LONGAS
Animale, de Emma Benestan (França/Bélgica) (filme de encerramento)
La mer au loin (Across the Sea), de Saïd Hamich Benlarbi (França/Marrocos/Bélgica/Qatar)
Les Fantômes (Ghost Trail), de Jonathan Millet (França/Alemanha/Bélgica) (filme de abertura)
Les Reines du drame (Queens of Drama), de Alexis Langlois (França/Bélgica)
Foto: Divulgação.